Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma prática pedagógica inclusiva é aquela:

  • A. Em que o professor acredita na capacidade dos alunos, com exceção dos alunos especiais, e que encontra maneiras de fazer com que superem os desafios escolares.
  • B. Em que o professor prioriza os testes, provas e exames, pois sabe que esses métodos de avaliação são fundamentais para analisar o potencial de cada aluno.
  • C. Em que o professor acredita que todos os alunos podem aprender e fazer parte da vida escolar e comunitária, dentre elas as crianças com deficiência física.
  • D. Em que o professor avalia seus alunos de forma única e objetiva.

Possuir habilidade para gestão de pessoas é um requisito essencial para profissionais que ocupam cargos de liderança. Sendo assim, no que se refere às habilidades necessárias para um bom gestor, assinale a alternativa correta:

  • A. Deve saber ouvir, para que possa enfatizar o estilo de gestor autocrata.
  • B. Deve saber se impor aos seus subordinados de forma autoritária.
  • C. Deve saber delegar, para tornar uma equipe participante, responsável e criativa.
  • D. Deve centralizar o poder, pela relação mandar x obedecer.

Buscar uma escola de qualidade é tarefa e dever de quem se compromete com a educação pública. O projeto político-pedagógico, como instrumento político, cultural e científico, decorrente de construção coletiva, deverá englobar o conjunto de atividades vivenciadas pelo aluno, durante o período de sua formação, e pressupõe a adoção de alguns princípios. Sobre esse princípios, marque V para verdadeira e F para Falsa nas afirmações a seguir:

( ) Concepção Programática, tendo em vista a transmissão do conhecimento acumulado historicamente.

( ) Articulação de estrutura, disciplina e atividades curriculares voltadas para a prática do raciocínio e da memorização.

( ) Tratamento das disciplinas e atividades, bem como sua estrutura e operacionalização, com flexibilidade, de modo que as necessidades e interesses dos alunos sejam contemplados e valorizados.

( ) Ação do diretor/gestor, enquanto principal agente responsável pela efetivação do projeto políticopedagógico da instituição.

A sequência correta é:

  • A. F, F, F, F
  • B. F, F, V, F
  • C. V, F, V, F
  • D. V, F, V, V

A autoestima é um dos mais importantes ingredientes do comportamento humano. Analise as afirmativas sobre o desenvolvimento da autoestima.

I. O adolescente acostumado a receber tudo nas mãos se sente valorizado e fortalecido em sua autoestima.

II. Quando o adolescente se sente fragilizado, sua autoestima vai depender da aprovação de outras pessoas.

III. Quanto melhor for a autoestima, mais a pessoa se torna disciplinada. Após sua análise, pode-se afirmar que estão CORRETAS.

  • A. I e II apenas.
  • B. II e III apenas.
  • C. I e III apenas.
  • D. I, II e III.

Em um mundo tecnológico, integrar novas tecnologias à sala de aula torna-se um desafio para a educação. Cabe à escola, então, na condição de instituição responsável pela formação do indivíduo:

  • A. Mostrar que a tecnologia é uma coisa negativa para a escola, pois faz com que os professores sejam substituídos pela máquina.
  • B. Garantir que os recursos tecnológicos sejam apenas manipulados pelo professor, facilitando a elaboração do seu planejamento.
  • C. Proporcionar a utilização do retroprojetor ou o projetor de slides para tornar as aulas mais agradáveis.
  • D. Formar pessoas capazes de lidar com o avanço tecnológico.

No que diz respeito às abordagens teóricas da educação que fundamentam a ação docente e todo o processo educativo, leia o texto a seguir:

“Para essa abordagem, o comportamento humano é modelado e reforçado, o que implica recompensa e controle; assim, consequentemente, o planejamento da aprendizagem é feito de forma rigorosa e sistemática, tendo o objetivo do controle do comportamento. A base do conhecimento é a experiência. O ensino é feito através da análise experimental do comportamento, onde se deve considerar tanto os elementos do ensino como as respostas do aluno, sendo o homem a consequência das influências do meio. Um grande teórico dessa abordagem é Skinner.”

O texto se refere à:

  • A. Abordagem Sócio-Cultural
  • B. Abordagem Humanista
  • C. Abordagem Comportamentalista
  • D. Abordagem Cognitiva

No que diz respeito à avaliação no processo educacional atual, marque V para verdadeira e F para Falsa nas afirmações a seguir:

( ) A avaliação é sinônimo de prova. Ela deve servir somente para colocar em teste os conteúdos que os alunos conseguem decorar.

( ) A avaliação deve ser pensada como um instrumento de teor puramente técnico e estanque.

( ) A avaliação é uma ferramenta importante para diagnosticar os processo de ensino/aprendizagem e, ao mesmo tempo, avaliar os professores em suas práticas de ensino.

( ) A avaliação não é um instrumento que se encerra na simples aplicação de uma prova ou que serve para mensurar o que o aluno conseguiu memorizar.

( ) A avaliação pode servir para revelar o que ainda precisa ser feito (os instrumentos avaliativos são indicadores daquilo que o aluno aprendeu/compreendeu e daquilo que precisa ser ainda compreendido).

A sequência correta é:

  • A. F, F, F, V, V
  • B. F, F, V, V, V
  • C. F, V, V, V, V
  • D. F, F, V, F, V

No que se refere às características de uma organização escolar que busque garantir a oferta de uma educação de qualidade, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A. Papel significativo da direção e da coordenação pedagógica.
  • B. Indisponibilidade da equipe para aceitar inovações.
  • C. Práticas de gestão participativa.
  • D. Capacidade de liderança dos dirigentes.

O currículo é um documento complexo que reúne todas as ações de uma determinada instituição de ensino. Ele pode apresentar diversas extensões ou dimensões, que culminam na exposição de suas ações, podendo apresentar-se de forma explícita, implícita ou por intermédio de ações intencionais ou não-intencionais. Assim, sobre as diversas dimensões que compõem o currículo, relacione a primeira coluna com a segunda:

A- Currículo oficial

B- Currículo formal

C- Currículo em ação ou real

D- Currículo explícito

E- Currículo vazio ou nulo

( ) É o que foi planejado oficialmente para ser trabalhado nas diferentes disciplinas e séries de um curso. É o que consta na Proposta Curricular do Estado, nas Propostas Curriculares das Secretarias de Educação ou nos livros didáticos, elaborados a partir dessas.

( ) São todos os tipos de aprendizagem que os estudantes realizam pelo fato de já estarem escolarizados. É a consequência de viver uma experiência num ambiente que propõe-impõe todo um sistema de comportamento e valores, e não só de conteúdos, de conhecimentos a assimilar.

( ) Abrange todas as atividades e conteúdos planejados para serem trabalhados na sala de aula. Incluiu também o currículo oficial. ( ) Representa a dimensão visível do currículo e se constitui nas aprendizagens intencionalmente buscadas ou deliberadamente promovidas por meio do ensino.

( ) Constitui-se nos conhecimentos ausentes, tanto das propostas curriculares (currículos formais) como das práticas da sala de aula (currículo em ação), que, muitas vezes, abrangem conhecimentos significativos e fundamentais para a compreensão da realidade e para a atuação nela. Também chamado “campos de silêncio” ou de “omissões”, seu significado é fundamental para entender o currículo como espaço de afirmação e negação de elementos das diferentes culturas, produzindo efeitos sobre o estudante, tanto em função do que diz como daquilo que silencia.

A sequência correta é:

  • A. D, C, B, A, E
  • B. A, B, C, D, E
  • C. A, C, B, D, E
  • D. D, A, B, C, E

Planejar currículo implica em tomar decisões educacionais, compreendendo os conceitos curriculares existentes e que envolvam uma visão da sociedade, da educação e do homem que se pretende formar. Ele é algo dinâmico e seus movimentos variam de acordo com as realidades ideológicas vividas num determinado momento. Dessa maneira, o planejamento curricular terá de se fundamentar de modo que:

  • A. Priorize testes, provas e exames como métodos de avaliação eficazes para analisar o potencial de cada aluno.
  • B. Considere o saber como algo a ser transmitido, desconsiderando o que o aluno já possui.
  • C. Compreenda o aluno como sujeito do seu processo de aprendizagem, indo ao encontro das suas capacidades e interesses, pois tudo que o cerca, em todas as horas do dia, constitui matéria de currículo.
  • D. Transforme a sala de aula num ambiente de escuta e recepção, onde o ideal é que ninguém converse e todos fiquem atentos para saber posteriormente o que o professor explicou.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...