Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ao selecionar conhecimentos, as teorias de currículo agem intencionalmente; pensam na formação do ser humano para uma determinada sociedade. A escolha de um currículo é sempre intencional. Silva (2005) classificou as teorias do currículo em teorias:

1. tradicionais;

2. críticas;

3. pós-críticas.

Relacione-as adequadamente com as afirmativas apresentadas a seguir.

( ) Enfatizam ensino, aprendizagem, avaliação, metodologia, didática, organização, planejamento, eficiência, objetivos.

( ) Enfatizam identidade, alteridade, diferença, subjetividade, significação e discurso, saber-poder, representação cultural, gênero, raça, sexualidade e multiculturalismo.

( ) Enfatizam ideologia, reprodução cultural e social, poder, classe social, capitalismo, relações sociais de produção, conscientização, emancipação e libertação, currículo oculto e resistência.

A sequência está correta em

  • A. 1, 2, 3.
  • B. 1, 3, 2.
  • C. 3, 2, 1.
  • D. 2, 3, 1.
  • E. 2, 1, 3.

As práticas pedagógicas, segundo o documento Diretrizes Curriculares ncionais para a Edicação Infantil (Brasília: MEC SEB, 2010), que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores:

  • A. Interações e a brincadeira.
  • B. Interações e apropriação da língua escrita.
  • C. Disciplina e aprendizagem.
  • D. Brincadeira e apropriação do letramento.
  • E. Socialização e apropriação da coordenação motora ampla e fina.

No que se refere à avaliação escolar e às suas implicações pedagógicas, julgue os próximos itens. Uma avaliação com foco na promoção é um auxílio para que o professor saiba quais objetivos foram atingidos, quais ainda estão por ser alcançados e quais interferências do professor podem ajudar o aluno.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nas informações a respeito da avaliação escolar, é correto afirmar que o professor deverá

  • A. seguir os três passos que caracterizam a aferição do conhecimento para elaborar bons instrumentos de avaliação que materializem o projeto pedagógico institucional.
  • B. conhecer o projeto pedagógico escolar, participar do planejamento das metas de aprendizagem escolar e de sua execução para realizar o projeto pedagógico institucional.
  • C. reconhecer a limitação de procedimentos que procedem à verificação da aprendizagem e empenhar-se no planejamento e execução do projeto pedagógico institucional.
  • D. atribuir à avaliação um sentido que extrapole seus resultados para interferir e aprimorar sua contribuição ao planejamento e execução do projeto pedagógico institucional.
  • E. compreender a avaliação, além de seu caráter classificatório, como procedimento diagnóstico que permite ajustar encaminhamentos para a consecução do projeto pedagógico institucional.

As crianças de 0 a 1 ano, com seus ritmos próprios, necessitam de espaços para engatinhar, rolar, ensaiar os primeiros passos, explorar materiais diversos, observar, brincar, tocar o outro, alimentar-se, tomar banho, repousar, dormir, satisfazendo, assim, suas necessidades essenciais.

De acordo com o documento Parâmetros básicos de infra-estrutura para instituições de educação infantil (Brasília : MEC, SEB, 2006), devem compor este ambiente:

  • A. sala para repouso e lactário.
  • B. sala para atividades; fraldário e lactário. O ambiente para repouso não é necessário.
  • C. sala para repouso; sala para atividades; fraldário; lactário; solário. Os ambientes para repouso e atividades são imprescindíveis. Os demais podem ser substituídos por outras alternativas na organização do espaço institucional.
  • D. sala para repouso; sala para atividades; fraldário; lactário; solário. Os ambientes para repouso e atividades são desnecessários. Os demais não podem ser substituídos por outras alternativas na organização do espaço institucional.
  • E. sala para repouso; sala para atividades e solário. O lactário, ambiente destinado à higienização, preparação e distribuição das mamadeiras, não é necessário, podendo esse trabalho ser realizado pela professora da turma, junto às crianças.

De acordo com a perspectiva da relação entre educação e sociedade na prática escolar, julgue os itens de 54 a 59. Para John Dewey, a escola, na perspectiva da escola nova, deve estar preparada e equipada para funcionar como um laboratório de democracia.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com Saviani (2010), relacione adequadamente o período às respectivas ideias pedagógicas. (Alguns números poderão ser usados mais de uma vez.)

1. 1º período: entre 1549 e 1759.

2. 2º período: entre 1759 e 1932.

3. 3º período: entre 1932 e 1969.

4. 4º período: entre 1969 e 2001.

( ) Marcado pela configuração da concepção pedagógica produtivista, baseada no pressuposto da neutralidade científica e inspirada nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade, a pedagogia tecnicista advoga a reordenação do processo educativo de maneira que o torne objetivo e operacional.

( ) Expõe os embates desenvolvidos pela Associação Brasileira de Educação (ABE), que culminaram com o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.

( ) Encaminhamento do projeto da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) ao Congresso Nacional, por iniciativa de Clemente Mariani, desencadeando um conflito, ao longo de sua tramitação, entre os defensores da escola pública e os da escola particular.

( ) O Estado imprime uma forma de organização às escolas buscando obter o máximo de resultados com os recursos destinados à educação. Para tanto, são mobilizados instrumentos como a “pedagogia da qualidade total” e a “pedagogia corporativa”.

( ) Coexistência entre as vertentes religiosa e leiga da pedagogia tradicional, sendo conhecida como a época dominada pelas reformas pombalinas da instrução pública.

( ) Monopólio da vertente religiosa da pedagogia tradicional dominado pela pedagogia jesuítica.

A sequência está correta em

  • A. 4, 3, 3, 4, 2, 1.
  • B. 4, 3, 2, 2, 1, 1.
  • C. 3, 1, 2, 3, 4, 3.
  • D. 2, 1, 3, 4, 2, 1.
  • E. 4, 3, 3, 2, 2, 1.

Analise o texto abaixo:

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.

  • A. (1) a criança ; (2) convívio ; (3) aprendizagens ; (4) o aluno
  • B. (1) o professor ; (2) convívio ; (3) linguagens ; (4) os pais de crianças
  • C. (1) o aluno ; (2) ensino do sistema alfabético ; (3) atividades pedagógicas ; (4) o aluno
  • D. (1) o aluno ; (2) ensino nas diferentes áreas ; (3) relações educativas ; (4) a criança
  • E. (1) a criança ; (2) ensino nos diferentes idiomas ; (3) relações interpessoais ; (4) os professores de crianças

De acordo com a perspectiva da relação entre educação e sociedade na prática escolar, julgue os itens de 54 a 59. Segundo Max Weber, a racionalidade burocrática permite aos sujeitos escolarizados não somente o entendimento dos mecanismos de funcionamento do sistema escolar, mas também o desvelamento da sua ideologia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em “Pedagogia da Autonomia” (2011), Paulo Freire retoma suas preocupações em relação a uma educação libertária e emancipadora. Ao fazer referência a frases como “a realidade é assim mesmo, que podemos fazer?” ou “o desemprego no mundo é uma fatalidade do fim do século” expressa bem o fatalismo desta ideologia e sua indiscutível vontade imobilizadora. Do ponto de vista de tal ideologia, só há uma saída para a prática educativa: adaptar o educando a esta realidade que não pode ser mudada. O que se precisa, por isso mesmo, é treino técnico indispensável à adaptação do educando, à sua sobrevivência; Paulo Freire reafirma que o propósito da educação é outro. Segundo o autor, o propósito da educação se expressa em várias ações docentes, EXCETO:

  • A. Inquietar os alunos, instigando sua curiosidade, espírito investigador, criatividade e criticidade.
  • B. Promover interações entre alunos para que juntos se apropriem e construam seu aprendizado.
  • C. Renunciar a autoridade docente, em seu papel diretivo e informativo, em prol da relação com os alunos.
  • D. Conscientizar os alunos, viabilizando o conhecimento da realidade e a possibilidade de sua transformação.
  • E. Valorizar a cultura dos alunos, criando oportunidades de aprendizagem para que produzam conhecimento.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...