Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que concerne às tendências pedagógicas na prática escolar, julgue os itens subsecutivos. Na tendência progressista libertadora, os conteúdos são temas geradores e a relação entre aluno e professor é de igualdade.

  • C. Certo
  • E. Errado

“A sala de aula é o único espaço possível de aprendizado, pois não é concebido que outro espaço, mesmo no interior da instituição, possa servir para esse fim. O professor é autoridade máxima, isto é, o professor fala e o aluno ouve. O aluno, numa condição de inferioridade, é obrigado a se adaptar ao método do professor.” Freire (1979) se referia a essa educação como uma educação ______________ pois o professor, nesse caso, “deposita” os conteúdos na “cabeça dos alunos”.

Assinale a alternativa correta que completa a lacuna

  • A. Libertadora
  • B. Profissional
  • C. Bancária
  • D. Interdisciplinar

No que concerne às tendências pedagógicas na prática escolar, julgue os itens subsecutivos. O método da tendência liberal renovadora progressiva, cujo representante é Freinet, é estabelecido a partir de experiências, pesquisas e métodos de soluções de problemas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre a tendência pedagógica tradicional, analise as afirmativas a seguir:

I. É possível dizer que essa tendência foi e é o alicerce para as demais tendências, pois se trata de um modelo educacional que remonta às origens do ensino escolar e que, certamente, deixou alguns de seus reflexos na nossa educação. Rigidez, autoritarismo e ambiente austero ao algumas das características presentes.

II. Nessa tendência, a memorização é o foco do ensino. Portanto, o aluno não é levado a compreender os conteúdos apresentados.

III. A avaliação é utilizada com o objetivo de revelar se o aluno conseguiu reter o conteúdo repassado pelo professor.

IV. Um dos fundamentos básicos dessa tendência é a forma de trabalhar os conteúdos. Eles são baseados nos aspectos culturais presentes na realidade escolar e visam articulá-los com os movimentos concretos de transformação da sociedade.

Assinale a alternativa correta:

  • A. Somente a afirmativa II é verdadeira.
  • B. Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
  • C. Todas as afirmativas são verdadeiras.
  • D. Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

No que concerne às tendências pedagógicas na prática escolar, julgue os itens subsecutivos. Na tendência liberal tecnicista, os conteúdos são informações ordenadas em uma sequência lógica e psicológica.

  • C. Certo
  • E. Errado

À medida que as pessoas amadurecem, sofrem transformações, acumulam experiências de vida que irão fundamentar o substrato de seu aprendizado, direcionam seus interesses para o desenvolvimento das habilidades que utiliza em seu papel social, esperando uma imediata aplicação prática do que aprendem. Dessa forma, pode se considerar a andragogia como uma forma sequencial do modo de aprender do que como uma teoria, segundo Kaufmann (2000), pois ela oferece, quando muito, as diretrizes de aprendizagem para pessoas que tenham tendência à autonomia e à autoinstrução. Sobre a andragogia, marque a afirmativa INCORRETA.

  • A. Os estudantes devem fixar suas necessidades de aprendizagem, ou seja, a responsabilidade principal por seu aprendizado é deles próprios.
  • B. Os estudantes devem ser estimulados a participar na determinação de suas necessidades educativas, o que favorece a automotivação, a autoavaliação e a reflexão.
  • C. Os estudantes devem receber o programa de estudos elaborado por uma equipe técnica eficiente em que devem constar o conteúdo e a metodologia para o processo de aprendizagem.
  • D. Os estudantes devem se sentir calmos do ponto de vista psíquico, seguros para se exprimir sem se expor ao julgamento ácido ou ao ridículo. É necessário um ambiente de aprendizagem eficaz.
  • E. Deve-se incitá-los a identificar os recursos necessários para que atinjam os objetivos de aprendizado. Esse princípio estabelece a ligação entre as necessidades, os recursos e os objetivos finais da aprendizagem.

No que concerne às tendências pedagógicas na prática escolar, julgue os itens subsecutivos. A tendência liberal renovadora não diretiva, cuja principal representante é Maria Montessori, possui método que se baseia na facilitação da aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Cortella (2011, p. 43), que lida com “processos pedagógicos na sua modalidade intencional”, é necessário reforçar a consciência de que valores e conhecimentos são resultantes de uma sucessão de ocorrências existenciais e não determinações de natureza humana imóvel. Nessa perspectiva, esses processos pedagógicos estão imersos no tecido social, tendo a responsabilidade de educar para a vida coletiva, devendo ser enfocados e compreendidos

  • A. na perspectiva da mentalidade dominante, que não abre espaço para a relatividade histórica e também não valoriza a compreensão das condições de produção do conhecimento.
  • B. na busca da gênese e dos desdobramentos dos valores e conhecimentos dos alunos e docentes, como questão fundamental na construção de uma relação pedagógica, autônoma e produtiva.
  • C. na ideia de transformação da realidade ou de elaboração de conhecimentos que adquire um sentido transcendental e que deve ser desconectado do aspecto processual do passado que o contamina.
  • D. numa visão de alteridade, onde identificar nos outros, e em si mesmo, o caráter múltiplo da humanidade significa conformar-se com a situação dos alunos que não conseguem aprender o que lhes é ensinado.
  • E. numa prática educativa que precisa relativizar o peso dos conhecimentos científicos, desqualificando-os, para diminuir a presunção dos cientistas, contra os não escolarizados, os que não têm sucesso na escola.

No que concerne às tendências pedagógicas na prática escolar, julgue os itens subsecutivos. Paulo Freire é representante da tendência progressista histórico-crítica, cujo método parte de uma relação direta da experiência do educando confrontada com o saber sistematizado.

  • C. Certo
  • E. Errado

O estado da arte sobre formação continuada, feito for Ortega (citado por Gatti e outros, 2001, p. 232), constata que este tipo de programa só produz efeitos sobre as aprendizagens dos alunos quando combinado com outras variáveis de contexto e, ainda, que boa parte das condições que dão sustentabilidade às práticas docentes efetivas está fora do controle dos professores. Diante dessas afirmações, depreende-se que um programa de formação continuada empreendido por uma instituição dificultará a melhoria da qualidade da educação quando

  • A. o docente recebe treinamento centralizado com a finalidade de homogeneizar os projetos pedagógicos e sua execução no interior das instituições.
  • B. a gestão escolar, em seus diversos níveis, for feita por profissionais, também qualificados, para o exercício de suas funções, e responsáveis pelos resultados dos alunos.
  • C. as condições que dão sustentabilidade às práticas docentes estão em boa medida fora do alcance do professor, portanto, precisam de ações de agentes externos à escola.
  • D. a cultura organizacional da instituição for conhecida e trabalhada, pelos gestores do sistema, pela comunidade e, ainda, pela esfera pública responsável pela vida da população.
  • E. amparado por uma política educacional que considere o contexto das instituições e das condições do trabalho docente nelas inseridos, e as condições de vida dos alunos das diferentes comunidades.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...