Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
No que concerne às tendências pedagógicas na prática escolar, julgue os itens subsecutivos. Na tendência progressista libertadora, os conteúdos são temas geradores e a relação entre aluno e professor é de igualdade.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
A sala de aula é o único espaço possível de aprendizado, pois não é concebido que outro espaço, mesmo no interior da instituição, possa servir para esse fim. O professor é autoridade máxima, isto é, o professor fala e o aluno ouve. O aluno, numa condição de inferioridade, é obrigado a se adaptar ao método do professor. Freire (1979) se referia a essa educação como uma educação ______________ pois o professor, nesse caso, deposita os conteúdos na cabeça dos alunos.
Assinale a alternativa correta que completa a lacunaPedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
No que concerne às tendências pedagógicas na prática escolar, julgue os itens subsecutivos. O método da tendência liberal renovadora progressiva, cujo representante é Freinet, é estabelecido a partir de experiências, pesquisas e métodos de soluções de problemas.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
Sobre a tendência pedagógica tradicional, analise as afirmativas a seguir:
I. É possível dizer que essa tendência foi e é o alicerce para as demais tendências, pois se trata de um modelo educacional que remonta às origens do ensino escolar e que, certamente, deixou alguns de seus reflexos na nossa educação. Rigidez, autoritarismo e ambiente austero ao algumas das características presentes. II. Nessa tendência, a memorização é o foco do ensino. Portanto, o aluno não é levado a compreender os conteúdos apresentados. III. A avaliação é utilizada com o objetivo de revelar se o aluno conseguiu reter o conteúdo repassado pelo professor. IV. Um dos fundamentos básicos dessa tendência é a forma de trabalhar os conteúdos. Eles são baseados nos aspectos culturais presentes na realidade escolar e visam articulá-los com os movimentos concretos de transformação da sociedade. Assinale a alternativa correta:Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
No que concerne às tendências pedagógicas na prática escolar, julgue os itens subsecutivos. Na tendência liberal tecnicista, os conteúdos são informações ordenadas em uma sequência lógica e psicológica.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
À medida que as pessoas amadurecem, sofrem transformações, acumulam experiências de vida que irão fundamentar o substrato de seu aprendizado, direcionam seus interesses para o desenvolvimento das habilidades que utiliza em seu papel social, esperando uma imediata aplicação prática do que aprendem. Dessa forma, pode se considerar a andragogia como uma forma sequencial do modo de aprender do que como uma teoria, segundo Kaufmann (2000), pois ela oferece, quando muito, as diretrizes de aprendizagem para pessoas que tenham tendência à autonomia e à autoinstrução. Sobre a andragogia, marque a afirmativa INCORRETA.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
No que concerne às tendências pedagógicas na prática escolar, julgue os itens subsecutivos. A tendência liberal renovadora não diretiva, cuja principal representante é Maria Montessori, possui método que se baseia na facilitação da aprendizagem.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Segundo Cortella (2011, p. 43), que lida com processos pedagógicos na sua modalidade intencional, é necessário reforçar a consciência de que valores e conhecimentos são resultantes de uma sucessão de ocorrências existenciais e não determinações de natureza humana imóvel. Nessa perspectiva, esses processos pedagógicos estão imersos no tecido social, tendo a responsabilidade de educar para a vida coletiva, devendo ser enfocados e compreendidos
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
No que concerne às tendências pedagógicas na prática escolar, julgue os itens subsecutivos. Paulo Freire é representante da tendência progressista histórico-crítica, cujo método parte de uma relação direta da experiência do educando confrontada com o saber sistematizado.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
O estado da arte sobre formação continuada, feito for Ortega (citado por Gatti e outros, 2001, p. 232), constata que este tipo de programa só produz efeitos sobre as aprendizagens dos alunos quando combinado com outras variáveis de contexto e, ainda, que boa parte das condições que dão sustentabilidade às práticas docentes efetivas está fora do controle dos professores. Diante dessas afirmações, depreende-se que um programa de formação continuada empreendido por uma instituição dificultará a melhoria da qualidade da educação quando
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...