Questões de Pedagogia

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No que concerne às tendências pedagógicas na prática escolar, julgue os itens subsecutivos. Na tendência progressista libertária, que privilegia a vivência grupal sob a forma de autogestão, a aprendizagem ocorre de maneira informal, por meio do grupo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Saviani, citado por Silva (2004, p. 63), cumpriu importante papel nos debates no interior do campo crítico do currículo. Para Saviani, em seus questionamentos e propostas no interior do campo do currículo, é correto afirmar que

  • A. a tarefa de uma pedagogia crítica consiste em transmitir os conhecimentos universais, considerados patrimônio da humanidade.
  • B. a “pedagogia crítica social dos conteúdos” é a única dentre as pedagogias críticas que estabelece conexão intrínseca entre conhecimento e poder.
  • C. a pedagogia libertadora de Paulo Freire é defensável na medida em que não enfatiza a aquisição do conhecimento, mas os métodos de aquisição.
  • D. uma prática educacional ganha especificidade quando se mistura à política e essa característica garante a possibilidade de luta dos marginalizados.
  • E. a forte intenção crítica da pedagogia crítica social dos conteúdos é suficiente para que sua proposta se afaste, definitivamente, das teorias mais tradicionais do currículo.

Na Educação Infantil o planejamento ainda é alvo de inúmeras pesquisas.

 Sob a ótica de pesquisas mais recentes sobre o tema, analise as seguintes afirmativas:

1. É importante que o professor seja aberto a fazer mudanças em seu planejamento quando surgirem outros interesses das crianças.

2. O planejamento na Educação Infantil deve ser inflexível, ou seja, não pode sofrer alterações na sua execução, sob pena de o professor não conseguir finalizar suas propostas pedagógicas.

3. Ao planejar, o professor aprende a observar o grupo de crianças de um modo que consegue perceber suas necessidades, os problemas e, consequentemente, buscar as causas que as originam.

4. O planejamento permite ao professor prever as necessidades das crianças, o que requer que ele tenha um olhar atento à realidade das mesmas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. É correta apenas a afirmativa 2.
  • B. É correta apenas a afirmativa 3.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
  • E. São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

No que se refere à avaliação escolar e às suas implicações pedagógicas, julgue os próximos itens. A diferença fundamental entre a avaliação somativa e a formativa não está nos propósitos de cada uma delas, mas sim no momento da realização: a primeira ocorre ao final; e a segunda, ao longo do processo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da análise sobre a escola pública feita por Anísio Teixeira, na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, em “a escola pública universal e gratuita” (1956), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Com a chegada da democracia e a consciência da emancipação política, atingida pelo povo brasileiro, deve-se repensar os problemas de organização e, entre eles, o de educação.

( ) Deve-se reestabelecer o verdadeiro conceito de educação.

( ) Uma das sugestões apresentadas para o fortalecimento de algumas tendências e correção de outras da expansão educacional é a padronização das escolas, independentemente das suas condições locais.

( ) A escola primária é o fundamento, a base da educação de toda a nação.

( ) A escola primária, visando a formação de hábitos de trabalho, de convivência social, de reflexão intelectual, de gosto e de consciência, deve e precisa ser de tempo parcial para que as atividades não fiquem extensas.

A sequência está correta em

  • A. V, V, V, F, F.
  • B. V, F, F, V, V.
  • C. F, V, V, F, V.
  • D. V, V, F, V, F.
  • E. F, V, V, V, F.

Analise o texto abaixo:

“O cotidiano escolar precisa estar inserido num amplo processo de interação, ensino-aprendizagem de forma prazerosa e desafiadora”. Isto requer que o professor seja um observador atento e que (…)”

OSTETTO, 2002.

 Assinale a alternativa que completa corretamente a frase citada.

  • A. seja capaz de modificar as atitudes das crianças, tornando o grupo o mais homogêneo possível com relação aos gostos e costumes.
  • B. seja capaz de modificar as atitudes das crianças, tornando o grupo o mais homogêneo possível com relação aos gostos e costumes.
  • C. avalie e julgue todas as atitudes das crianças para que possa, em momento posterior, inseri-las na avaliação da criança, como meio para avançar de ano.
  • D. possa avaliar as crianças a partir de suas atitudes agressivas com relação aos demais companheiros da turma.
  • E. registre todos os momentos que as crianças vivenciam na instituição, anotando como as crianças agem umas com as outras e com os professores e que este documento fique arquivado na instituição para comprovar possíveis reprovações futuras.

No que se refere à avaliação escolar e às suas implicações pedagógicas, julgue os próximos itens. Um argumento favorável à avaliação informal é o de que ela acontece em ambiente natural e revela situações nem sempre previstas, o que pode ser positivo, desde que seja utilizada com a finalidade de confrontar os resultados com os da avaliação formal, e não de estabelecer punições.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para Freitas (2007, p. 973), “as novas formas de exclusão atuam agora por dentro da escola fundamental. Adiam a eliminação do aluno e internalizam o processo de exclusão”. Dentre essas formas de exclusão, pode-se destacar a concepção e os procedimentos avaliativos, utilizados no interior das salas de aula de escolas que atendem a maioria da população. Uma concepção de avaliação, e respectivos procedimentos avaliativos, que estão a favor da inclusão efetiva dos estudantes no interior da escola por auxiliá-los no sucesso escolar, é a que

  • A. posiciona o desempenho do aluno individualmente nas estatísticas de tendências globais dos sistemas de ensino, garantindo um diagnóstico confiável.
  • B. cria novas maneiras informais de avaliação, liberando todo o fluxo de alunos, no interior da escola, para os anos sucessivos, tornando o ambiente mais agradável para toda a comunidade escolar.
  • C. reduz a ênfase na avaliação formal do aluno em sala, cujos resultados são interpretados como norteadores das ações pedagógicas, que promovam a aprendizagem dos estudantes que conseguem realmente aprender.
  • D. avalia o saber do aluno e proporciona, a partir da interpretação dos resultados, novas construções conceituais, em momentos dialógicos no interior da escola, apoiados por materiais e procedimentos didáticos de qualidade.
  • E. adia a eliminação do aluno com dificuldades de aprender, com dificuldades familiares, porque são sofredores e tristes, sem fortalecer às condições de aprendizagem deste aluno, ao longo dos anos de permanência na escola.

A função de cuidar/educar como indissociável na Educação Infantil tem sido objeto de discussão em vários estudos. Embora seja um tema bastante debatido, algumas instituições ainda apresentam muitas dificuldades para assumir efetivamente esta função.

Deste modo, podemos considerar como indissociável o cuidar e educar quando:

1. ajudamos uma criança a tomar banho, vestir- -se, alimentar-se estabelecendo com ela uma boa relação afetiva. Estamos desenvolvendo aí um ato educativo que irá promover o seu pleno desenvolvimento como pessoa.

2. desenvolvemos a operacionalização de ações voltadas às satisfações mecânicas das necessidades básicas de alimentação, repouso e higiene da criança.

3. a rotina proporciona momentos para estreitar o contato interativo com a criança, nas conversas, nas brincadeiras, acolhendo-a nos braços, tocando seu corpo, embalando-a.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. É correta apenas a afirmativa 1.
  • B. É correta apenas a afirmativa 3.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • E. São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

No que se refere à avaliação escolar e às suas implicações pedagógicas, julgue os próximos itens. A avaliação não pode basear-se em dados secundários do ensino-aprendizagem, mas naqueles dados que tenham sido definidos nos planejamentos de ensino a partir de uma teoria pedagógica e traduzidos em práticas educativas nas aulas.

  • C. Certo
  • E. Errado
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