Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
Nenhuma escola poderá alcançar objetivos significativos se não tiver um projeto que norteie e dê suporte para a ação de cada um de seus agentes. Assim, a execução de um projeto político-pedagógico de qualidade NÃO deve:
O livro didático é um importante instrumento de trabalho dos professores para a elaboração do conhecimento geográfico e para a formação das pessoas em diversos níveis de ensino. Nesse sentido, tais materiais didáticos são objetos de intensa avaliação e, em alguns casos, há a defesa de uso de critérios internacionais no sistema de avaliação dos materiais didáticos ao mesmo tempo em que há a defesa de que devem ser propostos sistemas de avaliação a partir de perspectivas nacionais e ocorrem defesas, inclusive, de que não se deve fazer a avaliação do livro didático.
Para Maria Encarnação Beltrão Sposito, alguns princípios devem ser seguidos para definir se o material didático deve ser avaliado ou não.
Sobre esses princípios, é INCORRETO afirmar
Na medida em que se concebe o planejamento como um meio para facilitar e viabilizar a democratização do ensino, o seu conceito necessita ser revisto, reconsiderado e redirecionado. Assim, no que diz respeito à sua função no trabalho pedagógico, marque V para verdadeira e F para Falsa nas afirmações a seguir:
( ) O planejamento é puramente uma atividade em que o professor preenche e entrega à secretaria da escola um formulário. Este é previamente padronizado e diagramado em colunas, onde o docente redige os seus objetivos gerais e específicos, os conteúdos, as estratégias e a avaliação. ( ) O planejamento possibilita ao professor selecionar e organizar os conteúdos mais significativos para os alunos. ( ) O planejamento ajuda o professor a agir com maior segurança na sala de aula. ( ) O planejamento ajuda a ter uma visão global de toda a ação docente e discente. A sequência correta é:No início do século XXI, o professor José William Vesentini forneceu uma importante contribuição sobre os estudos da geografia com a publicação da obra O ensino de geografia no século XXI. Essa obra apresentou as principais características do ensino de geografia em seis diferentes países, apontando necessidades e possibilidades de reformulação do ensino de geografia na educação básica.
Sobre o ensino de geografia no Brasil, José William Vesentini fez diversas considerações afirmando que o país vivia uma fase decisiva, em um momento de redefinições impostas, tanto pela sociedade em geral, quanto pelas modificações ocorridas na ciência geográfica.
Sobre as análises do autor acerca das mudanças do ensino de geografia no Brasil, que começou na década de 1970 e adentrou o século XXI, é INCORRETO afirmar
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
Sobre a Pesquisa Quantitativa, é correto afirmar que:
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
Em relação às abordagens teóricas da educação que fundamentam a ação docente e todo o processo educativo, leia o texto a seguir:
Essa abordagem diz respeito ao estudo dos processos de organização, conhecimento, processamento e estilos de pensamento, ou seja, ver a aprendizagem mais do que fatores externos ao aluno e ao ambiente, mas enquanto fatores internos ao indivíduo. Tudo isso em relação a como e de que forma o aluno processa as informações sem descartar as influências do meio. Por isso, é uma abordagem também interacionista, ou seja, o conhecimento é produto da interação entre sujeito e objeto. Seus representantes principais são Jean Piaget e Jerome Brumer. O texto se refere à:Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
Organizar e manter uma Instituição escolar requer de seu gestor conhecimento geral, domínio das políticas públicas, liderança, democracia e uma boa dose de equilíbrio pessoal no sentido de manter o grupo e de mostrar para a sociedade que este complexo organismo social que é a escola, dá conta de trabalhar democraticamente, garantindo a participação de seus atores nas decisões oriundas do processo de gestão. Assim, no que se refere às características de uma organização escolar que busque garantir a oferta de uma educação de qualidade, marque V para verdadeira e F para Falsa nas afirmações a seguir:
( ) Professores preparados e um bom clima de trabalho. ( ) Estrutura organizacional e boa organização do ensino. ( ) Papel significativo da direção e da coordenação pedagógica. ( ) Disponibilidade de condições físicas e materiais. A sequência correta é:A questão da avaliação é amplamente discutida e abordada em todos os segmentos externos e internos da escola. Nos últimos anos, as escolas buscam constantemente redefinir e ressignificar o seu papel e a sua função social. Com base nessa informação, assinale a alternativa que NÃO corresponde ao seu papel na atualidade:
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
O currículo de uma determinada instituição é oficializado por uma instituição maior, os chamados órgãos oficiais, como, por exemplo, o Ministério de Educação e as Secretarias Estaduais e Municipais da Educação. Sobre sua finalidade e importância, é INCORRETO afirmar que:
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
A transversalidade e a interdisciplinaridade são expressões utilizadas com muita frequência no contexto educativo, principalmente nas novas práticas pedagógicas. Porém, nota-se que estas expressões, apesar de fazerem parte do cotidiano de muitas escolas, acabam por ser confundidas em seus sentidos e significados. Assim, no que se refere a esses conceitos, marque V para verdadeira e F para Falsa nas afirmações a seguir:
( ) Ambas, transversalidade e interdisciplinaridade, se fundamentam na crítica de uma concepção de conhecimento que toma a realidade como um conjunto de dados estáveis, sujeitos a um ato de conhecer isento e distanciado. Ambas apontam a complexidade do real e a necessidade de se considerar a teia de relações entre os seus diferentes e contraditórios aspectos. Mas, diferem uma da outra, uma vez que a interdisciplinaridade se refere a uma abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento, enquanto a transversalidade diz respeito principalmente à dimensão da didática. ( ) A interdisciplinaridade questiona a segmentação entre os diferentes campos de conhecimento produzida por uma abordagem que não leva em conta a inter-relação e a influência entre eles. Questiona a visão compartimentada (disciplinar) da realidade sobre a qual a escola, tal como é conhecida, historicamente se constitui. A transversalidade diz respeito à possibilidade de se estabelecer, na prática educativa, uma relação entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real (aprender na realidade e da realidade. ( ) A interdisciplinaridade é um método de investigação onde a natureza e toda a realidade social passam a ser divididas em partes ou campos de conhecimento, surgindo as disciplinas como são conhecidas na escola. Já a transversalidade diz respeito à possibilidade de se aplicar, na prática educativa, uma forma de trabalhar os conteúdos onde as informações são organizadas numa sequência lógica, em que a preocupação é a transmissão de conteúdos que ofereçam condições dos alunos ingressarem no mercado de trabalho. Os conteúdos devem estar em consonância com as necessidades do mundo do trabalho. ( ) Na verdade, interdisciplinaridade e transversalidade possuem ações intrinsecamente transformadoras, pois na medida em que rompem com a fragmentação e se propõem a discutir temas do cotidiano, rompem com as grades curriculares tradicionais, aspirando mudanças e não manutenção da realidade. A sequência correta é:{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...