Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação ao projeto político pedagógico (PPP) e as suas formas de construção, julgue os itens subsequentes. O projeto político pedagógico, que assume forma de planejamento participativo, pode ser considerado uma evolução do planejamento curricular, cujas raízes estão localizadas na década de 60 do século passado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o planejamento pedagógico na perspectiva da Didática Fundamental, como o proposto por Vera Maria Candau, três dimensões devem ser levadas em conta:

  • A. contextual, social e política, pois o ensino contextualizado é a principal meta do planejamento pedagógico.
  • B. técnica, instrucional e científica, já que a didática é o artifício metodológico que permite ensinar tudo a todos.
  • C. humana, político-social e técnica, a fim de valorizar as relações entre professores e alunos, o contexto social e a capacidade de saber ensinar.
  • D. subjetiva, afetiva e motivacional, uma vez que a relação entre os sujeitos (professor e alunos) é o principal elemento da aprendizagem.
  • E. instrucional, subjetiva e lúdica, pois a educação envolve o conhecimento, o estilo pessoal e a arte de promover a aprendizagem.

Em relação ao projeto político pedagógico (PPP) e as suas formas de construção, julgue os itens subsequentes. A elaboração do projeto pedagógico de cada escola deve considerar as suas peculiaridades e necessidades. Dessa forma, não é possível construir um roteiro para elaborar o PPP, restando à escola seguir apenas as orientações legais sobre o tema.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere as seguintes características:

• supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro;

• significa a tentativa de romper com uma realidade já dada, a fim de construir algo novo;

• envolve riscos durante um período de instabilidade e de busca de melhores resultados;

• contém o desejo de um resultado melhor do que o encontrado no presente;

• explicita intenção frente a determinadas dificuldades;

• torna visíveis os campos de possibilidades dos sujeitos envolvidos.

Tais características se referem a

  • A. Planejamento Participativo
  • B. Avaliação Diagnóstica
  • C. Utopias Pedagógicas
  • D. Temas Transversais
  • E. Currículo Oculto

Em relação ao projeto político pedagógico (PPP) e as suas formas de construção, julgue os itens subsequentes. Considere que, em determinada escola, o diretor tenha imposto restrição relativa à idade mínima para que os alunos participassem da elaboração do projeto pedagógico. Nessa situação, com base no que dispõe a legislação de caráter nacional sobre o tema, o diretor agiu corretamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A. P orienta-se pela filosofia freiriana.
  • B. Q atua numa perspectiva tradicional.
  • C. S mantém relações técnicas e instrucionais.
  • D. Q e R orientam-se pela perspectiva crítica social dos conteúdos.
  • E. P e R adotam, respectivamente, uma postura tradicional e tecnicista.

Acerca da importância do diálogo no processo de formação e na relação pedagógica, julgue os itens seguintes. De acordo com Piaget, a importância do diálogo na formação do homem enquanto ser social pressupõe a existência de um sistema de signos comuns e de definições. Nesse sentido, a maneira de ser social de uma criança de cinco anos é diferente da de um adolescente. Logo, o docente que atua nos anos iniciais da educação básica deve adequar seu discurso à clientela, o que é desnecessário para o que atua com adolescentes, pois estes já dominam o pensamento operatório.

  • C. Certo
  • E. Errado

Numa reunião de planejamento da Escola X, a diretora organiza com os professores as avaliações bimestrais, as tarefas de casa e o calendário das provas. No entanto, o Professor W informa que não pretende aplicar nenhuma prova, alegando que atribuirá notas pela frequência dos estudantes. A diretora deve argumentar com o professor que, na escola, sua autonomia docente deve estar

  • A. determinada pelas políticas públicas estabelecidas no órgão central, uma vez que as avaliações fazem parte do sistema educacional.
  • B. subordinada à gestão escolar, tendo em vista que as provas fazem parte do plano da direção para o melhor desempenho dos estudantes.
  • C. articulada ao Projeto Político-Pedagógico da escola e ao planejamento decidido coletivamente e que ambos preveem atividades e provas.
  • D. condicionada à decisão da maioria, uma vez que o grupo de professores votou que em todas as disciplinas devem ser aplicadas provas.
  • E. relacionada à vontade individual de cada professor.

Acerca da importância do diálogo no processo de formação e na relação pedagógica, julgue os itens seguintes. Segundo Foucault, a linguagem e o diálogo são importantes elementos constitutivos do pensamento e, consequentemente, possibilitam dar sentido às coisas. Desse modo, no ensino médio o diálogo pedagógico é tão importante quanto para a educação infantil, pois em ambos ocorre a formação de conceitos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da importância do diálogo no processo de formação e na relação pedagógica, julgue os itens seguintes. O diálogo na relação pedagógica pressupõe a existência da interação entre dois sujeitos (professor e aluno), sujeitos diferentes em nível de conhecimento e com atribuições sociais distintas, cabendo exclusivamente ao docente a definição dos temas a serem tratados em sala de aula.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...