Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que diz respeito à interdisciplinaridade, julgue os itens que se seguem.
A interdisciplinaridade no ensino, na pesquisa e nas atividades humanas é compreendida distintamente pela corrente de inspiração analítica e holística (interdisciplinaridade metodológica e arranjos multidisciplinares) e pela corrente do tipo transdisciplinar (inteligibilidade sistêmica).
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que diz respeito à interdisciplinaridade, julgue os itens que se seguem.
A introdução da prática educacional interdisciplinar relaciona-se ao atual estágio de desenvolvimento científico e distancia-se do universo das relações profissionais contemporâneas, ainda fundamentado nos paradigmas do trabalho individual estabelecidos pelos modelos tayloristas e fordistas de organização.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito de ética e trabalho, dilemas éticos ligados à profissão e educação de adultos, julgue os itens de 111 a 115.
Caso, em sala de aula, o professor tenha de atender um aluno em especial, ele poderá fazê-lo mediante uma postura paternal, afetiva, o que não implicará conduta profissional antiética.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
De acordo com a proposta de avaliação formativa, o objetivo principal da avaliação da aprendizagem de matemática consiste em
fornecer ao professor e aos estudantes indícios das competências desenvolvidas de acordo com os objetivos previamente estabelecidos, o que permite ao professor a avaliação de suas práticas pedagógicas e sua eventual reorganização, com vistas ao alcance desses objetivos.
informar aos pais os resultados apresentados por seus filhos no que se refere à aprendizagem da disciplina com vistas à tomada de providências da família em caso de fracasso escolar.
conscientizar os estudantes da importância do trabalho desenvolvido pelo professor em sala de aula e da necessidade de os alunos se esforçarem para obter boas notas, símbolo do sucesso escolar.
treinar o estudante para ajustar-se ao sistema de vida contemporâneo, altamente competitivo.
fornecer aos estudantes informações sobre sua aprendizagem para que possam identificar as falhas e buscar reforço extraclasse para evitar o fracasso escolar.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito de ética e trabalho, dilemas éticos ligados à profissão e educação de adultos, julgue os itens de 111 a 115.
A indistinção entre os papéis de professor(a), responsável por ensinar, e de tio(a), responsável por cuidar, é um dos enfrentamentos vivenciados pelos profissionais de educação das séries iniciais.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito de ética e trabalho, dilemas éticos ligados à profissão e educação de adultos, julgue os itens de 111 a 115.
Segundo Paulo Freire, adotar um suposto ponto de vista neutro em face do mundo, do histórico e dos valores significa ter medo de se comprometer. A escolha do procedimento de ensino pelo educador, por exemplo, é ato político que envolve, além de conhecimentos técnicos, uma reflexão ética, que será feita a partir da concepção pedagógica do educador.
As funções desempenhadas pelo pedagogo, dentro de uma empresa, estão em constante movimento, já que são influenciadas por diversos fatores, como o desenvolvimento tecnológico, a competitividade e as exigências de mercado. Hoje, as palavras de ordem dentro das organizações são: mudança e gestão do conhecimento. Nesse contexto, o papel do pedagogo é fundamental, pois todo processo de mudança exige
A respeito de ética e trabalho, dilemas éticos ligados à profissão e educação de adultos, julgue os itens de 111 a 115.
O entendimento de que não se pode formar um indivíduo sem o estabelecimento de um prévio conceito ideal opõe-se radicalmente à busca por uma educação transformadora da realidade.
Vive-se em uma sociedade do conhecimento, onde há a necessidade do aprendizado contínuo como garantia de sobrevivência. O ambiente organizacional contemporâneo requer um trabalhador pensante, criativo, proativo, analítico, com habilidade para resolução de problemas e tomadas de decisões, capacidade de trabalho em equipe e em total contato com a rapidez de transformação e a flexibilidade dos tempos atuais. É correto afirmar que compete ao pedagogo desenvolver
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito de ética e trabalho, dilemas éticos ligados à profissão e educação de adultos, julgue os itens de 111 a 115.
A escola assemelha-se, em muitos aspectos, a uma empresa de franchise, diferenciando-se desta quanto à relação com o cliente. O trabalhador de instituição escolar expõe constantemente o seu trabalho a críticas diretas dos clientes, por períodos cada vez mais longos, dada, por exemplo, a proposta da educação integral, cuja jornada compreende até sete horas diárias, o que pode incorrer em dilemas éticos para o profissional de educação, por gerar uma confusão entre a sua vida privada e a sua vida profissional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...