Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que diz respeito à interdisciplinaridade, julgue os itens que se seguem.

A interdisciplinaridade no ensino, na pesquisa e nas atividades humanas é compreendida distintamente pela corrente de inspiração analítica e holística (interdisciplinaridade metodológica e arranjos multidisciplinares) e pela corrente do tipo transdisciplinar (inteligibilidade sistêmica).

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito à interdisciplinaridade, julgue os itens que se seguem.

A introdução da prática educacional interdisciplinar relaciona-se ao atual estágio de desenvolvimento científico e distancia-se do universo das relações profissionais contemporâneas, ainda fundamentado nos paradigmas do trabalho individual estabelecidos pelos modelos tayloristas e fordistas de organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de ética e trabalho, dilemas éticos ligados à profissão e educação de adultos, julgue os itens de 111 a 115.

Caso, em sala de aula, o professor tenha de atender um aluno em especial, ele poderá fazê-lo mediante uma postura paternal, afetiva, o que não implicará conduta profissional antiética.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com a proposta de avaliação formativa, o objetivo principal da avaliação da aprendizagem de matemática consiste em

  • A.

    fornecer ao professor e aos estudantes indícios das competências desenvolvidas de acordo com os objetivos previamente estabelecidos, o que permite ao professor a avaliação de suas práticas pedagógicas e sua eventual reorganização, com vistas ao alcance desses objetivos.

  • B.

    informar aos pais os resultados apresentados por seus filhos no que se refere à aprendizagem da disciplina com vistas à tomada de providências da família em caso de fracasso escolar.

  • C.

    conscientizar os estudantes da importância do trabalho desenvolvido pelo professor em sala de aula e da necessidade de os alunos se esforçarem para obter boas notas, símbolo do sucesso escolar.

  • D.

    treinar o estudante para ajustar-se ao sistema de vida contemporâneo, altamente competitivo.

  • E.

    fornecer aos estudantes informações sobre sua aprendizagem para que possam identificar as falhas e buscar reforço extraclasse para evitar o fracasso escolar.

A respeito de ética e trabalho, dilemas éticos ligados à profissão e educação de adultos, julgue os itens de 111 a 115.

A indistinção entre os papéis de professor(a), responsável por ensinar, e de tio(a), responsável por cuidar, é um dos enfrentamentos vivenciados pelos profissionais de educação das séries iniciais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de ética e trabalho, dilemas éticos ligados à profissão e educação de adultos, julgue os itens de 111 a 115.

Segundo Paulo Freire, adotar um suposto ponto de vista neutro em face do mundo, do histórico e dos valores significa ter medo de se comprometer. A escolha do procedimento de ensino pelo educador, por exemplo, é ato político que envolve, além de conhecimentos técnicos, uma reflexão ética, que será feita a partir da concepção pedagógica do educador.

  • C. Certo
  • E. Errado

As funções desempenhadas pelo pedagogo, dentro de uma empresa, estão em constante movimento, já que são influenciadas por diversos fatores, como o desenvolvimento tecnológico, a competitividade e as exigências de mercado. Hoje, as palavras de ordem dentro das organizações são: mudança e gestão do conhecimento. Nesse contexto, o papel do pedagogo é fundamental, pois todo processo de mudança exige

  • A. a transmissão dos saberes já elaborados, já construídos, inclusive no seio da instituição. Precisa de pessoas que sejam condutores ou guardiões dos funcionários, muito além de preceptores. Fornece informações e provoca o acúmulo de informaçõe
  • B. pessoas com audácia, capazes de conduzir o relacionamento humano na empresa através de ações legais e normativas, que garantam a manutenção do ambiente positivo e agradável, estimulador da produtividade.
  • C. pessoas capazes de promover as condições e atividades práticas necessárias, como treinamentos, eventos, reuniões, festas, feiras, exposições, excursões, influenciando positivamente as pessoas. É um processo motivacional com o objetivo de otimizar a produtividade pessoal. Sua função é motivar.
  • D. uma ação educacional e gerir o conhecimento. A tarefa do pedagogo é, antes de tudo, de modificação de valores organizacionais, de provocar mudanças no comportamento das pessoas. Esse processo de mudança provocada no comportamento das pessoas, em direção a um objetivo, chama-se aprendizagem.
  • E. pessoa empreendedora, que dirige e lidera a atividade com o fim de atingir ideais e objetivos também definidos. Uma empresa sempre é a associação de pessoas para explorar uma atividade com objetivo definido, liderada pelo Pedagogo.

A respeito de ética e trabalho, dilemas éticos ligados à profissão e educação de adultos, julgue os itens de 111 a 115.

O entendimento de que não se pode formar um indivíduo sem o estabelecimento de um prévio conceito ideal opõe-se radicalmente à busca por uma educação transformadora da realidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Vive-se em uma sociedade do conhecimento, onde há a necessidade do aprendizado contínuo como garantia de sobrevivência. O ambiente organizacional contemporâneo requer um trabalhador pensante, criativo, proativo, analítico, com habilidade para resolução de problemas e tomadas de decisões, capacidade de trabalho em equipe e em total contato com a rapidez de transformação e a flexibilidade dos tempos atuais. É correto afirmar que compete ao pedagogo desenvolver

  • A. nos funcionários a capacidade de pensar de modo sistêmico. Como membro da área de recursos humanos, sua atuação concentra-se em "fazer a cabeça dos funcionários", permitindo que esses últimos "vistam a camisa da empresa" e, assim, fiquem longe da manipulação da representação como dos dirigentes sindicais.
  • B. a gestão de recursos humanos baseada em “obediência e fidelidade versus sobrevivência na empresa”. O pedagogo empresarial foca seus conhecimentos no funcionário e não no produto da empresa. Atua no departamento de recursos humanos (RH), realizando atividades relacionadas ao treinamento e desenvolvimento do trabalhador.
  • C. a capacitação dos recursos humanos, com base no modelo explícito de "resultado e oportunidade", em que o resultado alcançado pelas pessoas, em prol da empresa, traduz-se em oportunidade que a empresa lhe oferece. Dessa maneira, a empresa deve explicitar-lhes, claramente e sem pruridos, seus desejos e resultados, e esses resultados, uma vez alcançados, é que suportarão o oferecimento de oportunidades financeiras, sociais e psicológicas aos funcionários. Bater as metas e estabelecer salário por produtividade, como a principal motivação humana.
  • D. a cultura empresarial que trata as pessoas como meios de produção, como recursos ou insumo. Os funcionários devem ser vistos como objetos e como recursos produtivos, quase da mesma forma como se fossem máquinas ou equipamentos de trabalho, ou seja, como agentes passivos da administração.
  • E. a capacitação e qualificação aos funcionários de forma diferenciada, ensinando a pensar e a sentir. A sua função é de agente provocador de mudanças de mentalidade e cultura, entendendo que uma empresa é um espaço educativo.

A respeito de ética e trabalho, dilemas éticos ligados à profissão e educação de adultos, julgue os itens de 111 a 115.

A escola assemelha-se, em muitos aspectos, a uma empresa de franchise, diferenciando-se desta quanto à relação com o cliente. O trabalhador de instituição escolar expõe constantemente o seu trabalho a críticas diretas dos clientes, por períodos cada vez mais longos, dada, por exemplo, a proposta da educação integral, cuja jornada compreende até sete horas diárias, o que pode incorrer em dilemas éticos para o profissional de educação, por gerar uma confusão entre a sua vida privada e a sua vida profissional.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...