Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O que diferencia a educação a distância do ensino presencial, é o efeito que o uso da internet faz trazendo novos desafios para os processos de aprendizagem no que tange à utilização do tempo e espaço por parte dos estudantes. É possível afirmar isso porque estudar a distância faz com que o aluno:

  • A. trabalhe a partir de seu ritmo próprio e navegue por hipertextos e conexões que não são lineares.
  • B. pesquise em conjunto com o professor em busca de informações em textos impressos.
  • C. aprenda a trabalhar em equipe e desenvolva uma aprendizagem mais linear.
  • D. busque alternativas para se ajustar ao ritmo dos colegas de sua turma.
  • E. organize as tarefas de forma que possa refazer sempre a mesma navegação.

A tecnologia apresenta-se como meio, como instrumento para colaborar no desenvolvimento do processo ensinoaprendizagem. A tecnologia reveste-se de um valor relativo e dependente desse processo. Com a afirmação acima podemos dizer que a tecnologia:

  • A. é fundamental para o desenvolvimento do processo de aprendizagem dos sujeitos.
  • B. garante, por si só, um processo de ensino e aprendizagem exitoso e eficaz.
  • C. permite que os avanços nos processos de aprendizagens sejam compartilhados entre os diferentes sujeitos que dele participam.
  • D. não é um fim em si mesmo e a mediação dos sujeitos em aprendizagem torna-se fundamental para garantir o sucesso do processo.
  • E. inexiste enquanto instrumento de mediação pedagógica dos processos de ensino e aprendizagem.

O Projeto pedagógico de um curso deve expressar:

I. as intenções educativas do curso

II. os anseios de estudantes e professores

III. os planejamentos de aula

IV. os rumos da sociedade a que serve

V. os critérios de avaliação e correção de testes e provas

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I, II e III.
  • B. I, II e IV.
  • C. II, III e IV.
  • D. I, III e V.
  • E. III, IV e V.

O planejamento das ações educativas constitui-se basicamente das dimensões:

  • A. técnica, política e cultural.
  • B. curricular, social e meritocrática
  • C. metodológica, avaliativa e tecnológica
  • D. gerencialista, administrativa e didática
  • E. econômica, política e social.

Em relação às Diretrizes Curriculares do Ensino Técnico Profissional podemos afirmar que a educação profissional observará as seguintes premissas:

I - organização, por áreas profissionais, em função da estrutura sócio-ocupacional e tecnológica

II - articulação entre escola de nível médio e empresas conveniadas

III - interdisciplinaridade entre o mundo do trabalho e a escola

IV – articulação de esforços das áreas da educação, do trabalho e emprego, e da ciência e tecnologia

Estão corretas apenas as afirmações

  • A. I e II.
  • B. I, II e III.
  • C. I e III.
  • D. I e IV.
  • E. I, II, III e IV.

Uma professora trabalha com temas como água, animais, Dengue, Copa do Mundo, etc. a partir de uma metodologia de trabalho com projetos. Os temas são escolhidos pelas crianças a cada dois meses, aproximadamente. Essa forma de trabalho traz implícita uma concepção de organização curricular que se caracteriza pela:

  • A. disciplinaridade dos conhecimentos.
  • B. interdisciplinaridade entre conceitos.
  • C. transversalidade dos temas.
  • D. identidade dos conhecimentos.
  • E. multidisciplinaridade das matérias escolares.

Assinale a opção correta no que se refere ao tempo e aos procedimentos avaliativos, no âmbito da avaliação formativa.

  • A.

    O momento ideal para a avaliação é ao final do bimestre, dado o acúmulo de conteúdo já absorvido pelos estudantes ao longo desse período.

  • B.

    A avaliação deve ocorrer basicamente em dois momentos: no início do bimestre, como função diagnóstica, e ao final do bimestre, para avaliar as aprendizagens ocorridas ao longo desse período.

  • C.

    A discussão e reflexão sobre a escolha de instrumentos/procedimentos avaliativos é irrelevante, pois qualquer instrumento/procedimento é capaz de avaliar qualquer objetivo traçado.

  • D.

    Os instrumentos/procedimentos avaliativos devem ser diversificados e utilizados em vários momentos do processo educativo, pois o uso de diferentes instrumentos de avaliação propicia ao professor, ao estudante e aos pais uma visão mais próxima da aprendizagem em matemática.

  • E.

    O mais eficiente instrumento de avaliação, a prova escrita, deve ter a função de quantificar e classificar o aluno.

No que diz respeito à interdisciplinaridade, julgue os itens que se seguem.

A introdução de temas transversais relativos à ética, à pluralidade cultural, ao meio ambiente, à saúde e à orientação sexual em sala de aula, por exemplo, é uma forma de construir uma visão de currículo da educação básica com base em abordagem interdisciplinar.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito à interdisciplinaridade, julgue os itens que se seguem.

A flexibilidade oferecida pela atual legislação do ensino contribui tanto para que se aplique uma abordagem interdisciplinar na organização curricular quanto para que se desestimule a excessiva fragmentação dos conteúdos escolares.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito à interdisciplinaridade, julgue os itens que se seguem.

Considere que os docentes de uma escola tenham definido um tema a ser desenvolvido pelos alunos de uma série e que cada docente, em sua aula, tenha abordado o tema sob a ótica de sua disciplina. Nessa situação, foi adotada uma abordagem tipicamente interdisciplinar.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...