Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2014
O que diferencia a educação a distância do ensino presencial, é o efeito que o uso da internet faz trazendo novos desafios para os processos de aprendizagem no que tange à utilização do tempo e espaço por parte dos estudantes. É possível afirmar isso porque estudar a distância faz com que o aluno:
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2014
A tecnologia apresenta-se como meio, como instrumento para colaborar no desenvolvimento do processo ensinoaprendizagem. A tecnologia reveste-se de um valor relativo e dependente desse processo. Com a afirmação acima podemos dizer que a tecnologia:
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2014
O Projeto pedagógico de um curso deve expressar:
I. as intenções educativas do curso II. os anseios de estudantes e professores III. os planejamentos de aula IV. os rumos da sociedade a que serve V. os critérios de avaliação e correção de testes e provas Estão corretas apenas as afirmativasPedagogia - Planejamento de Ensino - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2014
O planejamento das ações educativas constitui-se basicamente das dimensões:
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2014
Em relação às Diretrizes Curriculares do Ensino Técnico Profissional podemos afirmar que a educação profissional observará as seguintes premissas:
I - organização, por áreas profissionais, em função da estrutura sócio-ocupacional e tecnológica II - articulação entre escola de nível médio e empresas conveniadas III - interdisciplinaridade entre o mundo do trabalho e a escola IV articulação de esforços das áreas da educação, do trabalho e emprego, e da ciência e tecnologia Estão corretas apenas as afirmaçõesPedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2014
Uma professora trabalha com temas como água, animais, Dengue, Copa do Mundo, etc. a partir de uma metodologia de trabalho com projetos. Os temas são escolhidos pelas crianças a cada dois meses, aproximadamente. Essa forma de trabalho traz implícita uma concepção de organização curricular que se caracteriza pela:
Assinale a opção correta no que se refere ao tempo e aos procedimentos avaliativos, no âmbito da avaliação formativa.
O momento ideal para a avaliação é ao final do bimestre, dado o acúmulo de conteúdo já absorvido pelos estudantes ao longo desse período.
A avaliação deve ocorrer basicamente em dois momentos: no início do bimestre, como função diagnóstica, e ao final do bimestre, para avaliar as aprendizagens ocorridas ao longo desse período.
A discussão e reflexão sobre a escolha de instrumentos/procedimentos avaliativos é irrelevante, pois qualquer instrumento/procedimento é capaz de avaliar qualquer objetivo traçado.
Os instrumentos/procedimentos avaliativos devem ser diversificados e utilizados em vários momentos do processo educativo, pois o uso de diferentes instrumentos de avaliação propicia ao professor, ao estudante e aos pais uma visão mais próxima da aprendizagem em matemática.
O mais eficiente instrumento de avaliação, a prova escrita, deve ter a função de quantificar e classificar o aluno.
No que diz respeito à interdisciplinaridade, julgue os itens que se seguem.
A introdução de temas transversais relativos à ética, à pluralidade cultural, ao meio ambiente, à saúde e à orientação sexual em sala de aula, por exemplo, é uma forma de construir uma visão de currículo da educação básica com base em abordagem interdisciplinar.
No que diz respeito à interdisciplinaridade, julgue os itens que se seguem.
A flexibilidade oferecida pela atual legislação do ensino contribui tanto para que se aplique uma abordagem interdisciplinar na organização curricular quanto para que se desestimule a excessiva fragmentação dos conteúdos escolares.
No que diz respeito à interdisciplinaridade, julgue os itens que se seguem.
Considere que os docentes de uma escola tenham definido um tema a ser desenvolvido pelos alunos de uma série e que cada docente, em sua aula, tenha abordado o tema sob a ótica de sua disciplina. Nessa situação, foi adotada uma abordagem tipicamente interdisciplinar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...