Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação a objetivos, conteúdos e planejamento de ensino, julgue os itens de 98 a 101.

Em um fluxograma de elaboração de planejamento, têm-se, sequencialmente, os seguintes passos (embora existam outros passos): conhecimento da realidade; determinação dos objetivos; seleção e organização dos conteúdos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a objetivos, conteúdos e planejamento de ensino, julgue os itens de 98 a 101.

Considere que, devido à proximidade de ocorrência do vestibular, um professor do terceiro ano do ensino médio, com o intuito de ministrar toda a matéria prevista para sua disciplina, formulou o planejamento de ensino de sua turma com base em dois pressupostos: a turma é homogênea no tocante aos pré-requisitos e à capacidade de aprendizagem e as características individuais de cada aluno podem ser desconsideradas. Em face dessas informações, é correto afirmar que, do ponto de vista pedagógico, os pressupostos assumidos pelo professor são adequados à situação, pois, ainda que alguns alunos não consigam acompanhar as aulas, o interesse coletivo deve prevalecer sobre o individual.

  • C. Certo
  • E. Errado

A gestão democrática implica a efetivação de novos processos de organização e gestão baseados em uma dinâmica que favoreça os processos coletivos e participativos de decisão. Nesse sentido, é correto afirmar que, EXCETO:

  • A.

    A participação constitui uma das bandeiras fundamentais a serem implementadas pelos diferentes atores que constroem o cotidiano escolar.

  • B.

    Os processos de participação constituem, eles próprios, processos de aprendizagem e de mudanças culturais a serem construídos cotidianamente.

  • C.

    O projeto político-pedagógico ocupa um papel central na construção de processos de participação, sobretudo na implementação de uma gestão democrática.

  • D.

    Todos os processos chamados de participação garantem o compartilhamento das decisões e do poder.

Com relação a objetivos, conteúdos e planejamento de ensino, julgue os itens de 98 a 101.

Em uma perspectiva tradicional de planejamento, ao realizar o planejamento de ensino de sua disciplina, o professor deve traçar objetivos gerais e específicos, devendo estes ser alcançáveis em menor tempo que aqueles e explicitar desempenhos observáveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

A organização dos conteúdos em relação a projetos, como forma de desenvolver atividades de ensino e aprendizagem, favorece a compreensão da multiplicidade de aspectos que compõem a realidade, uma vez que permite a articulação de contribuições de diversos campos de conhecimento. Esse tipo de organização permite que se dê relevância às questões dos Temas Transversais, pois os projetos podem se desenvolver em torno deles e serem direcionados para metas objetivas ou para a produção de algo específico. Assim, considerando a ação pedagógica e o trabalho com projetos, analise.

I. Professor e alunos compartilham os objetivos do trabalho e os conteúdos são organizados de acordo com uma ou mais questões.

II. Uma vez definido o aspecto específico de um tema, os alunos têm a possibilidade de aplicar os conhecimentos que já possuem sobre o assunto, buscar novas informações e utilizar os conhecimentos e os recursos oferecidos pelas diversas áreas para dar um sentido amplo à questão.

III. O professor deve planejar uma série de atividades organizadas e direcionadas para a meta pré-estabelecida, de forma que, ao realizá-la, os alunos tomem, coletivamente, decisões sobre o desenvolvimento do trabalho.

IV. A organização das etapas do projeto deverá ser previamente planejada de forma a comportar as atividades que se pretende realizar dentro do tempo e do espaço que se dispõe.

Estão corretas as afirmativas

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    I e IV, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

Ainda no que se refere ao currículo, julgue os itens seguintes, com base nos postulados da pedagogia crítica.

Conforme os postulados da pedagogia crítica, o currículo deve ser uma construção social realizada mediante um processo dialético.

  • C. Certo
  • E. Errado

Embora as escolas do mundo estejam cada vez mais semelhantes entre si – “a cultura da escola” – inúmeros são os fatores (internos e externos à escola) que determinam diferenças curriculares significativas, em que pese o fato de que os fatores externos, que impedem o cumprimento de currículos oficiais, não sejam de competência da escola. Os fatores internos podem ser minimizados através de negociações coletivas que se expressam na

  • A.

    elaboração do regimento escolar.

  • B.

    organização do organograma da escola.

  • C.

    construção de um projeto político-pedagógico.

  • D.

    definição das disciplinas que irão compor o currículo.

Ainda no que se refere ao currículo, julgue os itens seguintes, com base nos postulados da pedagogia crítica.

Compete ao gestor escolar acompanhar a implementação do currículo no cotidiano da escola.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ainda no que se refere ao currículo, julgue os itens seguintes, com base nos postulados da pedagogia crítica.

O currículo deve ser reduzido ao nível prático da instrução.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, no que se refere ao currículo e às práticas avaliativas.

O currículo fundamentado na avaliação formativa sustenta-se na defesa da subjetividade.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...