Questões de Pedagogia

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Com relação à gestão da educação, julgue os itens subsecutivos.

Educação e democracia, e, consequentemente, educação escolar e democracia, estão vinculadas por uma relação de interdependência e reciprocidade de influência; a democracia se fortalece e se consolida pela educação e a educação se desenvolve pela perspectiva democrática de sua orientação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Leia o texto abaixo.

“Consulto o dicionário: Cidadão: 1. Indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado, ou no desempenho de seus deveres para com este. 2. Habitante da cidade. Passo para o verbete Cidade e encontro uma citação do arquiteto Lúcio Costa (1902-1998): É a expressão palpável da necessidade humana de contato, comunicação, organização e troca – em uma determinada circunstância físico-social e em um contexto histórico". (Terezinha Rios, 2013). Uma das principais tarefas dos pedagogos é promover a aprendizagem dos conceitos de cidadania e democracia, formar cidadãos, ou seja, os habitantes de nossas cidades, a convivência humana. A tarefa descrita exige ética.

Assinale a alternativa que expressa uma reflexão ética na Educação.

  • A. A violência é, sem dúvida, um grave problema para a humanidade, mas por que agora parece que tudo está mais difícil? Porque, anteriormente, havia menos estudantes. A escola sempre foi voltada às crianças de classe média e, ainda, tinha como objetivo atender àqueles que tinham poucos problemas de aprendizagem. Hoje, ela deve acolher todos, sejam de classe média ou baixa, com ou sem família, com deficiência ou não. A vantagem é de todos. Ganha-se a possibilidade de viver em países mais justos.
  • B. É impensável viver em uma escola sem conflitos, mas os problemas atuais devem-se, em parte, a um estranhamento frente a essa nova realidade. A sociedade tem mudado muito rápido e, daqui a 40 anos, essa discussão não fará nenhum sentido.
  • C. Não adianta discutir cidadania se os alunos não são respeitados, se não são escutados, se não podem dialogar e passam boa parte do tempo sem aprender. Valores só fazem sentido quando se trabalha a convivência nos ambientes de aprendizagem e trabalho. Esse é um tema importante que está no centro da reflexão educacional mundial.
  • D. Trabalhar em equipe é perceber as diferentes opiniões do grupo como algo que favorece a prática de todos. O trabalho é efetivamente coletivo quando as pessoas se empenham em colaborar com ele. O parceiro é alguém que joga do nosso lado e com os mesmos objetivos, ainda que não se comporte como nós. É na diferença e na complementaridade que se realiza a verdadeira parceria.
  • E. Merendeiras, faxineiros, professores, alunos, gestores, todos são responsáveis pela construção da vida escolar. Pode-se dizer, de certo modo, que o ambiente escolar é constituído de múltiplas educações. Na comunidade que se forma no interior da instituição e nas relações entre os sujeitos que dela participam, entrecruzam-se e influenciam-se por diferentes saberes e vivências.

O planejamento voltado à educação implica intencionalidade educativa. Acerca do processo de planejamento, julgue os itens subsequentes.

Os interesses, desejos, ideologias e propostas dos educadores influenciam o planejamento de ensino, uma vez que as visões de mundo e de sociedade desses profissionais se consolidam no ato de planejar os objetivos e metas de ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à gestão da educação, julgue os itens subsecutivos.

A participação da comunidade na escola deve ser orientada, em princípio, por mecanismos que estimulem a contribuição dos pais e responsáveis na prestação de serviços rotineiros e apoio financeiro à escola, visto que as decisões relativas aos problemas do cotidiano escolar são de responsabilidade estrita dos gestores escolares.

  • C. Certo
  • E. Errado

As mudanças que vêm ocorrendo nos modos de viver, conviver, trabalhar e aprender na Sociedade da Informação têm um grande impacto sobre a Educação. Elas transformaram, drasticamente, o contexto histórico, geográfico, social, cultural, político, econômico e tecnológico em que a Educação acontece. Atualmente não faz mais sentido que a escola continue a transferir informações para os alunos. Eles têm acesso às informações de que precisam, quando precisam delas (just in time) e na dosagem requerida – nem mais, nem menos – (just enough). Além disso, o pensamento pedagógico passou a ver o conhecimento como algo diferente da informação. É correto afirmar que a informação e conhecimento são, respectivamente:

  • A. impregnar de sentido o que fazemos a cada instante. São dados ou matéria informacional relacionada ou estruturada de maneira potencialmente significativa.
  • B. sempre uma teoria do conhecimento posta em prática. É todo o conjunto de dados devidamente ordenados e organizados de forma a terem significado.
  • C. algo que se transfere e se recebe, ou que se armazena em um livro ou em um site da Internet para que outros tenham acesso a ela. É algo que se constrói, um conjunto de modelos e esquemas mentais que cada um precisa construir por si próprio para poder fazer sentido da realidade que o cerca, inclusive da quantidade enorme de informações a que tem acesso com tanta facilidade.
  • D. associados a processos de comunicação e interação pelos quais os membros de uma sociedade assimilam saberes, habilidades, técnicas, atitudes, valores existentes no meio culturalmente organizado e, com isso, ganham o patamar necessário para produzir outros saberes, técnicas, valores. Está presente sempre que um sinal é transmitido de um lugar para outro.
  • E. o processo contínuo de desenvolvimento das faculdades físicas, intelectuais e morais do ser humano, a fim de melhor se integrar na sociedade ou no seu próprio grupo. O resultado do processamento, manipulação e organização de dados, de tal forma que represente uma modificação quantitativa ou qualitativa no conhecimento do sistema (pessoa, animal ou máquina) que a recebe.

Em relação ao projeto político-pedagógico, julgue os itens a seguir.

Entre as finalidades do projeto político-pedagógico inclui-se a promoção da gestão escolar pautada no trabalho coletivo, de forma que se eliminem as práticas autoritárias e competitivas no interior da instituição.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das políticas de avaliação da educação brasileira, julgue os itens que se seguem.

A avaliação escolar se aplica à aferição do sucesso da atividade educativa, sendo inserida no campo da avaliação institucional de modo desarticulado das políticas e processos de avaliação da educação nacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os indicadores são sinais que revelam aspectos de determinada realidade e que podem qualificar algo. A variação dos indicadores possibilita constatar mudanças ocorridas. Os indicadores educacionais permitem avaliar a qualidade da escola em relação a importantes elementos de sua realidade: as dimensões. Os Indicadores da Qualidade na Educação, elaborados pelo INEP e outros colaboradores, estão sendo utilizados no Programa Nacional da Escola Básica. Os indicadores da Qualidade na Educação baseiam-se em uma visão ampla de qualidade educativa e, por isso, abrangem sete dimensões: ambiente educativo; prática pedagógica e avaliação; ensino e aprendizagem da leitura e da escrita; gestão escolar democrática; formação e condições de trabalho dos profissionais da escola; ambiente físico escolar; acesso e permanência dos alunos na escola. Quanto ao ambiente educativo, é correto afirmar que os indicadores referem-se

  • A. à participação nas decisões, à preocupação com a qualidade, à relação custo-benefício e à transparência.
  • B. à proposta pedagógica da escola, ao planejamento das atividades educativas, às estratégias e recursos de ensino-aprendizagem, aos processos de avaliação dos alunos, incluindo a auto-avaliação e a avaliação dos profissionais da escola.
  • C. aos processos de formação continuada dos professores e demais funcionários, à competência, à assiduidade e à constituição de uma equipe escolar.
  • D. ao respeito à alegria, à amizade e solidariedade, à disciplina, ao combate à discriminação e ao exercício dos direitos e deveres.
  • E. ao bom aproveitamento dos recursos existentes na escola, à disponibilidade e à qualidade desses recursos e à organização dos espaços escolares.

Em relação ao projeto político-pedagógico, julgue os itens a seguir.

Por ser instrumento norteador do trabalho a ser desenvolvido pela instituição escolar, o projeto político-pedagógico deve conter análises da realidade institucional que abranjam sua historicidade bem como os contextos sociais, culturais, econômicos e geográficos, além do perfil da comunidade local e da organização interna da escola e da sala de aula.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das políticas de avaliação da educação brasileira, julgue os itens que se seguem.

O índice de desenvolvimento da educação básica é calculado com base na soma dos resultados do sistema nacional de avaliação da educação básica e dos resultados do exame nacional do ensino médio, com a finalidade de controle e regulação dos sistemas de ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado
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