Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Conforme Abramowicz, marque C para as assertivas corretas e E para as erradas.
( ) O primeiro passo para atingir a qualidade da relação interindividual e do trabalho coletivo é saber olhar, observar e compreender o que o outro está nos dizendo.
( ) O registro escrito contém os acontecimentos do dia e é a matéria bruta com a qual se faz a educação das crianças.
( ) A organização dos grupos poderá ser por idade, lembrando, porém, que a convivência em grupos heterogêneos desfavorece o crescimento individual.
( ) A brincadeira é uma atividade social. Depende de regras de convivência e de regras imaginárias.
A ordem correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
C C E C.
E E C E.
E C E E.
C C C C.
E E E E.
Com relação ao debate atual sobre a universidade pública brasileira e as funções universitárias de ensino, pesquisa e extensão, julgue os próximos itens.
O ensino, a pesquisa e a extensão, funções essenciais à universidade, devem ser orientadas pela indissociabilidade, com respaldo na programação de suas atividades como meio de exercício da autonomia universitária.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens seguintes, relativos à liderança e às relações humanas no trabalho.
O estímulo ao debate e à participação caracteriza o líder democrático no exercício de suas atribuições no cotidiano das organizações.
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, ________________________é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e autonomia e funciona como um cenário no qual as crianças tornam-se capazes não só de imitar a vida como também de transformá-la.
Assinale a assertiva que completa corretamente a lacuna acima.
a repetição de determinadas ações
observar
ação exploratória
brincar
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação ao debate atual sobre a universidade pública brasileira e as funções universitárias de ensino, pesquisa e extensão, julgue os próximos itens.
O debate atual sobre a universidade descarta a ideia de uma possível vinculação das atividades de pesquisa com o sistema de avaliação e com as políticas de financiamento da produção acadêmica, em detrimento dos valores éticos, da ciência e da humanização das relações de trabalho.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens seguintes, relativos à liderança e às relações humanas no trabalho.
A participação coletiva da comunidade na escola é feita mediante instâncias colegiadas deliberativas, processo de escolha de dirigentes, construção de projeto político-pedagógico e definição da aplicação dos recursos.
Analise as sentenças abaixo, conforme os apontamentos de Mantoan:
I. Atualmente, muitas escolas diversificam o programa, mas esperam que, no fim das contas, todos tenham os mesmos resultados.
II. A inclusão no Brasil, hoje, continua com muita gente acreditando que o melhor é excluir, manter as crianças em escolas especiais, que dão ensino adaptado.
III. Os estudantes com deficiências graves são os menos excluídos nas escolas regulares.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
I, II e III.
Com relação à formação de professores da educação básica, julgue os itens a seguir.
No processo de formação do pedagogo, o estágio curricular que pode ser realizado em ambientes escolares ou não escolares constitui um elemento essencial na integralização dos estudos e na aquisição de experiência profissional.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que diz respeito à concepção e prática da supervisão, julgue os itens subsequentes.
A partir das concepções mais recentes de supervisão escolar, a função do supervisor passou de meramente técnico-burocrática para educacional e integrada aos demais profissionais e segmentos da comunidade escolar.
Conforme Barbosa (2008), o currículo não pode ser a repetição contínua de conteúdos. Para haver a aprendizagem, é preciso
elaborar um currículo com conceitos previamente organizados.
desenvolver um currículo que privilegie as disciplinas de fundamento e as metodologias de ensino.
organizar um currículo que seja significativo para as crianças e também para os professores.
pensar um currículo em que o papel do professor é o de mero espectador em relação ao aluno no processo ensino-aprendizagem.
construir um currículo através de um percurso educativo fechado e pré-definido em sua integralidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...