Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que diz respeito à concepção e prática da supervisão, julgue os itens subsequentes.
A LDB e os PCNs são marcos fundamentais definidores da concepção de supervisão escolar que vigora no atual cenário educacional brasileiro.
Conforme as considerações do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, analise as sentenças abaixo:
Uma das oportunidades de auxiliar no desenvolvimento da autonomia é a oferta permanente de atividades diversificadas em um mesmo tempo e espaço (1ª parte). Podem-se criar situações em que as crianças fazem suas escolhas entre várias opções e em locais distintos. Esta pode representar uma oportunidade de integração, porém, somente com crianças da mesma idade (2ª parte). No dia a dia da instituição, pode parecer mais fácil que o adulto centralize todas as decisões, definindo o que e como fazer, com quem e quando. Essa centralização pode resultar, contudo, num ambiente autoritário, em que não há espaço para o exercício da ação autônoma (3ª parte).
Quais estão corretas?
Apenas 1ª parte.
Apenas 2ª parte.
1ª e 2ª partes.
1ª e 3ª partes.
2ª e 3ª partes.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que diz respeito à concepção e prática da supervisão, julgue os itens subsequentes.
A despeito das dificuldades presentes no cotidiano escolar, o supervisor escolar tem-se mantido estritamente em atividades inerentes à sua área de atuação.
É considerada Educação Infantil em tempo parcial a jornada de, no mínimo, ____________ horas diárias e, em tempo integral, a jornada com duração igual ou superior a sete horas diárias, compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna acima.
duas
três
quatro
cinco
seis
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Considerando a legislação aplicada à educação a distância, julgue os próximos itens.
O incentivo legal garantido pelo poder público ao desenvolvimento de programas de educação a distância abstrai-se da oferta de cursos de graduação na educação superior e de cursos técnicos na educação básica.
____________________ reprova os ensinamentos clássicos, por meio dos métodos verbais, que não dão oportunidade para a criança expor sua criatividade e espontaneidade. A partir dos métodos de leitura global, por ele idealizados para a educação de afásicos.
De acordo com Rotta, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Freud
Declory
Froebel
Montessori
Binet
Considerando a legislação aplicada à educação a distância, julgue os próximos itens.
Os cursos na modalidade de educação a distância prescindem, conforme legislação, da realização de momentos presenciais para a realização de atividades de avaliação de desempenho de estudantes.
Segundo Coll, a teoria que formula uma concepção essencialmente pluralista da mente que reconhece muitas facetas distintas na cognição e que postula a existência de diferentes tipos de potenciais cognitivos nas pessoas é denominada
Teoria Gestaltista.
Teoria Construtivista.
Teoria das Inteligências Múltiplas.
Teoria Psicanalítica.
Teoria Comportamentalista.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Considerando a legislação aplicada à educação a distância, julgue os próximos itens.
O projeto pedagógico de cursos e programas a serem ofertados na modalidade de educação a distância é um dos requisitos básicos exigidos no processo de credenciamento das instituições de ensino para essa oferta.
Almeida comenta sobre modelos de formação de professores, sendo que na forma _____________________ o coordenador seria visto como um técnico de apoio dos professores, em que os saberes são produzidos em cooperação.
A alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima é
estruturalista
tecnicista
humanista-dialógica
discursiva
interativa-reflexiva
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...