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Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Em relação ao projeto político-pedagógico, julgue os itens a seguir.
São funções do projeto político-pedagógico: diagnóstico e análise da realidade, definição de objetivos e eixos norteadores, determinação de atividades e responsabilidades a serem assumidas, além da avaliação dos processos e resultados previstos.
De acordo com a Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, alguns pontos devem ser destacados em relação aos Princípios Fundamentais da Educação Infantil. Nesse sentido, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
3 1 2.
2 3 1.
3 2 1.
1 2 3.
1 3 2.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca das políticas de avaliação da educação brasileira, julgue os itens que se seguem.
O sistema de seleção unificada (SISU), criado e gerenciado pelo Ministério da Educação, é uma estratégia de fortalecimento e institucionalização do exame nacional do ensino médio (ENEM), ao consolidar os resultados desse exame no ingresso aos cursos de graduação das instituições de educação superior.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Em relação ao projeto político-pedagógico, julgue os itens a seguir.
Para a elaboração de um projeto político-pedagógico que se torne instituinte, ou seja, que proponha mudanças na instituição escolar, deve-se considerar o instituído, o que já existe na cultura organizacional da escola: a sua história, os seus currículos, os seus métodos, o conjunto dos seus atores internos e externos e o seu modo de vida.
________________ oferece aos professores a possibilidade de inventar o seu profissionalismo, de sair da queixa, da sobrecarga de trabalho, do isolamento da fragmentação de esforços para criar um espaço de trabalho cooperativo, criativo e participativo.
Segundo Barbosa, a alternativa que completa corretamente a lacuna do trecho acima é:
A estrutura narrativa da tradição
A pedagogia de projetos
A organização do portfólio
A análise dos registros
O conhecimento científico
Acerca das políticas de avaliação da educação brasileira, julgue os itens que se seguem.
A política de avaliação da educação superior, inicialmente orientada por uma concepção formativa e emancipatória das instituições, deslocou, a partir de 1995, o foco da avaliação institucional para a avaliação de cursos centrada em uma concepção regulatória do sistema de ensino e das instituições de educação superior.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que se refere à pesquisa participante, instrumento de inovação e de avaliação do ensinar e do aprender, julgue os itens a seguir.
As proposições da pesquisa participante contribuem para o trabalho docente emancipador, devido ao seu caráter crítico-reflexivo e à sua perspectiva transformadora.
A utilização da linguagem do faz de conta é fundamental na Educação Infantil, oportunizando às crianças várias situações que enriquecem sua identidade. Com esse tipo de linguagem, a criança pode, EXCETO:
Experimentar outras formas de ser e pensar.
Ampliar suas concepções sobre as coisas e pessoas.
Vivenciar concretamente a elaboração e negociação de regras de convivência.
Elaborar um sistema de representação dos diversos sentimentos, das emoções e das construções humanas.
Agir em função da imagem de uma pessoa, de uma personagem e de situações que estão imediatamente presentes e perceptíveis para elas no momento.
Com relação ao debate atual sobre a universidade pública brasileira e as funções universitárias de ensino, pesquisa e extensão, julgue os próximos itens.
A LDB dispõe sobre a possibilidade de ampliação das atribuições de autonomia universitária para as instituições cujos resultados de processos avaliativos desenvolvidos pelo poder público comprovem alta qualificação para o ensino e para a pesquisa.Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que se refere à pesquisa participante, instrumento de inovação e de avaliação do ensinar e do aprender, julgue os itens a seguir.
Conceitua-se participação, sob a perspectiva da pesquisa participante, como a ação refletida sobre os fenômenos educativos em um processo orgânico de mudança em que pesquisadores e sujeitos interessados na transformação são os protagonistas.
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