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Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Conforme os estudos de Piaget sobre dever moral, uma criança quando julga mais culpado alguém que tenha quebrado dez copos sem querer do que alguém que somente tenha quebrado um durante uma ação ilícita, julgando o aspecto exterior da ação e não a intencionalidade desta, está na fase
da heteronomia social.
da autonomia moral.
do realismo moral.
do juízo moral.
da anomia social.
Julgue os itens a seguir, com base nas modernas concepções de avaliação da aprendizagem.
Entende-se por avaliação somativa a que se realiza, por meio dos instrumentos de ensino, para o acompanhamento do processo de aprendizagem dos alunos, de modo que se garantam a todos as mesmas condições de êxito.
Na escola onde uma orientadora pedagógica atua, a maioria dos professores limita-se a transmitir informações, como se fosse o único detentor do conhecimento, e a corrigir atividades dos alunos. Por meio de conversas com o grupo de professores, a orientadora já mencionou que avaliar é mais do que realizar uma atividade burocrática ou mecânica, é acompanhar o processo de desenvolvimento dos alunos nas diversas áreas de aprendizagem. Sob esta perspectiva, para avaliar bem, é preciso partir da
avaliação com precisão e de maneira adequada os alunos; é aplicar provas (testes e dissertativas), realizadas ora em duplas, ora individualmente.
conscientização do aluno de que só se realiza uma boa avaliação com estudo.
simplificação do conteúdo no momento avaliativo, para que todos tenham oportunidades semelhantes de mostrarem o que sabem.
recusa da prática de constatação de erros e acertos dos alunos.
Para que se tenha um processo de ensino-aprendizagem, o ensino deve considerar os processos de quem aprende. Para que esse processo seja possível, na prática o professor deve levar em conta
os conhecimentos prévios ou concepções espontâneas, essenciais no processo de construção de conhecimentos, que devem ser sempre reforçados, desconsiderando questões objetivas da vida dos alunos.
as questões objetivas da vida dos alunos, como pessoas que trabalham e estudam, deixando de lado questões menos objetivas, como a aquisição de novos saberes.
a estrutura cognitiva dos alunos, considerando seus conhecimentos prévios ou concepções espontâneas, para reorganização ou aperfeiçoamento das suas ideias, tendo em mente seu progresso na construção de conhecimentos e também questões objetivas da vida cotidiana.
a transmissão de conceitos específicos da disciplina que considera importantes, graduando aula a aula sua apresentação formalizada.
A avaliação escolar não acontece em momentos isolados do trabalho pedagógico. Ela o inicia, permeia todo o processo e o conclui. Portanto, consiste
em verificar o desempenho através de situações previamente organizadas como provas/ testes que acontecem mensalmente.
em avaliar e mensurar o desenvolvimento do aluno em um dia específico.
na integralidade. A avaliação analisa todas as dimensões do comportamento, considerando o aluno como um todo.
em determinar, essencialmente, em que medida os objetivos educacionais estão sendo realmente alcançados pelo programa do currículo e do ensino em uma prova específica.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo o pensamento do professor Azanha (1993), a democracia interna e a autonomia da escola são condições necessárias para que ela
reproduza procedimentos a partir de diretrizes, normas ou critérios administrativos.
abandone sua tarefa de captar valores e sentimentos de uma época.
reproduza o espaço e a conveniência da participação comunitária.
assuma o papel de produção de conhecimento e criatividade.
assuma a tarefa de defender e adotar a uniformidade pedagógica.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Uma professora propôs aos seus alunos do 3.º ano do Ensino Fundamental uma atividade matemática com uso da calculadora. Para isso, dividiu a turma em duplas. A professora então ditou dois números e pediu para que os alunos registrassem na calculadora. Em seguida, pediu para que eles formassem todos os números possíveis com esses dois dígitos. Propôs então uma discussão nas duplas: Qual dos números formados é maior? Qual é menor? A cada resposta, os alunos precisavam justificar suas afirmações.
É correto afirmar que o uso da calculadora nessa tarefa étão dispensável quanto o seu uso em outras atividades matemáticas, pois faz com que o aluno se acomode na utilização de recursos para resolver situações-problema.
desaconselhável nesse momento da aprendizagem. A criança primeiro tem que aprender a pensar, a resolver seus problemas, para depois fazer uso desse tipo de recurso.
indispensável, não só nesta atividade, mas em todas, por se tratar de um recurso motivacional de que o professor pode lançar mão para tornar as aulas de matemática mais atraentes.
desnecessário, tendo em vista que a mesma proposta pode ser aplicada sem o uso desse equipamento, além de tornar as crianças dependentes da máquina.
importante para que o aluno reflita sobre o que sabe a respeito da escrita de números.
Julgue os itens a seguir, com base nas modernas concepções de avaliação da aprendizagem.
Para a verificação do desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicossocial do educando, utiliza-se o caderno, instrumento adequado à técnica da observação.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Universidade Estadual de Ijuí-RS (UNIJUI) - 2012
Para elas, o conceito de gênero caracteriza-se como uma construção social e histórica dos sexos, pois o caráter social e relacional dos dois sexos, consequentemente a construção da masculinidade e da feminilidade, são designados para relações sociais entre homens e mulheres, desnaturalizando inferioridades biológicas e intelectuais. Refere-se a:
Uma professora de Ensino Fundamental trabalhou por 15 anos em uma escola pública que realizava a avaliação na concepção tradicional de ensino-aprendizagem. Recentemente, ela ingressou em uma escola que valoriza a avaliação mediadora. A educadora conhece as distinções das duas formas de avaliar na teoria, mas ainda precisa aprimorar seu trabalho nessa nova perspectiva. Sobre a avaliação tradicional e a avaliação mediadora, é correto afirmar que
a avaliação mediadora está a serviço da seleção e da classificação, e a avaliação tradicional também, o que leva a crer que nesse aspecto as duas formas de avaliar são semelhantes.
a avaliação mediadora tem caráter prognóstico, e a tradicional está atrelada ao acompanhamento permanente dos alunos.
a avaliação mediadora é dialógica, enquanto a avaliação tradicional traz consigo a visão unilateral.
a avaliação tradicional promove a mobilização e a inquietação dos alunos, efeito que também pode ser obtido na avaliação mediadora.
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