Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma orientadora pedagógica na rede pública. Em reunião de início de ano com os professores de uma escola para reestruturação curricular, explicitou aos presentes que o currículo deve basear-se em alguns aspectos importantes, considerando a perspectiva construtivista. Desta forma, assinale a alternativa que apresenta todos os aspectos a serem ponderados na realização do projeto curricular.

  • A.

    Saber trabalhar em equipe, levar em conta as múltiplas possibilidades, pesquisar para interpretar indícios, considerar os limites de tempo, espaço e conteúdos a serem ensinados e valorizar o ensino pelo projeto curricular.

  • B.

    Conteúdos atitudinais, procedimentais e conceituais, quantidade de alunos em cada ano/ ciclo e quantidade de professores polivalentes.

  • C.

    Os pilares da Educação, o tempo, o espaço e os conteúdos envolvidos em cada ano/ ciclo.

  • D.

    As aprendizagens imprescindíveis em cada final de ciclo e a disponibilidade formativa dos professores polivalentes e dos auxiliares em Educação.

A mediação do professor no processo de construção da escrita, em atividades que respeitem os conhecimentos prévios, os níveis de representação e faixa etária pressupõem

  • A.

    que os educadores respeitem os modos próprios das crianças se relacionarem, agirem, sentirem, pensarem e construírem seus conhecimentos, mas inserindo aos poucos determinadas regras a serem seguidas.

  • B.

    que o professor tenha uma proposta de letramento que possa promover a interação com as crianças, trocas significativas em um ambiente alegre e prazeroso.

  • C.

    a ação pedagógica, que utiliza portadores de textos diferenciados e leitura e escrita em uso real nas lições de casa, controlando a interação social necessária para construção de conhecimentos.

  • D.

    que o professor lecione os conteúdos didáticos, selecionando os conhecimentos prévios dos alunos e o contexto sociocultural e cognitivo onde estão inseridos, para que o aprendizado seja direcionado ao que realmente é fundamental na formação acadêmica das crianças.

  • A.

    adaptação da criança na escola.

  • B.

    redução do analfabetismo em números absolutos.

  • C.

    eliminação do analfabetismo funcional das crianças.

  • D.

    ampliação de vagas nos anos iniciais do ensino fundamental.

Segundo Chrispino (2002), a escola, como qualquer instituição, está planificada para que as pessoas sejam todas iguais. A homogeneização é exercida por meio de mecanismos disciplinares. Existe, na escola, um ambiente de violência simbólica no cotidiano escolar que é indicado pelos seguintes aspectos:

I. discriminação individual e grupal, vigência de modelos agressivos dificultando as relações pessoais, existência de um currículo inflexível e pouco significativo;

II. esgotamento emocional dos docentes diante das escassas expectativas, acrescido pelo exercício da homogeneização pelos mecanismos disciplinares;

III. desinteresse do corpo docente na relação com a comunidade em busca de soluções disciplinares;

IV. dificuldade para trabalhar as diferenças e estabelecer a tolerância por meio do diálogo e da participação.

Está correto apenas o contido em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    III e IV.

Durante uma reunião de pais, a professora Fátima, do 4.º ano do Ensino Fundamental, foi questionada por uma das mães sobre o motivo pelo qual as crianças eram organizadas em duplas de trabalho. Antes que pudesse responder, outra mãe interveio, alegando não ser esta a melhor forma de organização. Diante dos questionamentos e com fundamento no Guia de Planejamento e Orientações Didáticas para o Professor da 3.ª série – Ciclo I, a professora defendeu essa forma de organização, argumentando, acertadamente, que a função das duplas é

  • A.

    garantir que todos façam as atividades corretamente.

  • B.

    fazer com que os amigos fiquem juntos, garantindo um clima harmonioso na turma.

  • C.

    favorecer a mobilização dos conhecimentos de cada um, para que possam avançar em seus conhecimentos.

  • D.

    mesclar aqueles alunos que já dominam a base alfabética com aqueles que ainda estão numa hipótese inicial do sistema de escrita.

  • E.

    agrupar os alunos que possuem níveis de conhecimentos iguais, para que juntos, e em colaboração, avancem em suas hipóteses.

Acerca da avaliação da aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

No sistema educacional brasileiro, a prática da avaliação ainda é unidirecional, visto que aos discentes não é permitido avaliar a instituição de ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nas reuniões pedagógicas com os professores, a orientadora tem percebido que muitos deles estão avaliando os alunos apenas por meio de provas realizadas ao final dos trimestres escolares. Pensando na qualidade escolar, no desenvolvimento de aprendizagens essenciais e na autonomia dos alunos, a orientadora propôs uma avaliação mais abrangente, que contemplasse outros instrumentos e objetivos. Assinale a alternativa que apresenta uma avaliação mais apropriada.

  • A.

    Avaliação continuada, recuperação paralela e possibilidade de maior interação entre os alunos com dificuldades de aprendizagem.

  • B.

    Procedimentos pedagógicos específicos, registros de provas de forma mais sistemática, reforço escolar regular e organização de tarefas suplementares realizadas em duplas por aluno com dificuldade em conjunto com aluno sem dificuldade de aprendizagem.

  • C.

    Diferentes formas de registro e de acompanhamento das aprendizagens, atividades comuns e diversificadas aos alunos, serviços de apoio aos educandos com dificuldades, diferentes organizações de ambientes e disponibilização de materiais.

  • D.

    Tarefas suplementares combinadas às provas de verificação de assimilação dos conteúdos.

Na fase da alfabetização, atividades que trabalhem a linguagem oral são muito importantes. Expressar-se oralmente requer autoconfiança. Para isso, o professor deve

  • A.

    oferecer oportunidades e materiais que desenvolvam a linguagem oral e estejam em contexto e relacionados às várias áreas do conhecimento.

  • B.

    deixar que os alunos se expressem sem interferência, orientando-os ou fazendo parte das conversas.

  • C.

    deixar que os alunos brinquem em silêncio boa parte do tempo para manter um ambiente harmonioso e evitar o desgaste causado por um eventual excesso no processo do trabalho com a linguagem oral.

  • D.

    manter uma disciplina de realização de leitura oral em 75% do tempo, com o objetivo de estimular o desenvolvimento linguístico da criança.

As novas pesquisas e estudos, assim como a apropriação de avanços tecnológicos na área da informação e comunicação têm possibilitado, quando não acelerado o processo de aprendizagem, desenvolvimento e inclusão de alunos portadores de necessidades especiais por meio de ajudas técnicas conhecidas como

  • A.

    tecnologias assistivas.

  • B.

    redes sociais.

  • C.

    metodologia montessoriana.

  • D.

    métodos indutivos.

Uma proposta de educação em direitos humanos que tenha como eixo a recuperação do valor da vida, segundo Candau e outros, deve envolver o(a)

  • A.

    pedagogia da indignação, o saber construído sobre os direitos humanos e o reconhecimento da vida.

  • B.

    sistematização de práticas coletivas que valorizam a vida em situações emergentes.

  • C.

    educação em direitos humanos com liderança da equipe gestora associada à prática da indignação.

  • D.

    intercâmbio e o diálogo sobre o potencial da vida para reconhecimento do seu valor.

  • E.

    confronto entre experiências diversas provenientes da indignação e prática da sensibilização.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...