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Uma orientadora pedagógica na rede pública. Em reunião de início de ano com os professores de uma escola para reestruturação curricular, explicitou aos presentes que o currículo deve basear-se em alguns aspectos importantes, considerando a perspectiva construtivista. Desta forma, assinale a alternativa que apresenta todos os aspectos a serem ponderados na realização do projeto curricular.
Saber trabalhar em equipe, levar em conta as múltiplas possibilidades, pesquisar para interpretar indícios, considerar os limites de tempo, espaço e conteúdos a serem ensinados e valorizar o ensino pelo projeto curricular.
Conteúdos atitudinais, procedimentais e conceituais, quantidade de alunos em cada ano/ ciclo e quantidade de professores polivalentes.
Os pilares da Educação, o tempo, o espaço e os conteúdos envolvidos em cada ano/ ciclo.
As aprendizagens imprescindíveis em cada final de ciclo e a disponibilidade formativa dos professores polivalentes e dos auxiliares em Educação.
A mediação do professor no processo de construção da escrita, em atividades que respeitem os conhecimentos prévios, os níveis de representação e faixa etária pressupõem
que os educadores respeitem os modos próprios das crianças se relacionarem, agirem, sentirem, pensarem e construírem seus conhecimentos, mas inserindo aos poucos determinadas regras a serem seguidas.
que o professor tenha uma proposta de letramento que possa promover a interação com as crianças, trocas significativas em um ambiente alegre e prazeroso.
a ação pedagógica, que utiliza portadores de textos diferenciados e leitura e escrita em uso real nas lições de casa, controlando a interação social necessária para construção de conhecimentos.
que o professor lecione os conteúdos didáticos, selecionando os conhecimentos prévios dos alunos e o contexto sociocultural e cognitivo onde estão inseridos, para que o aprendizado seja direcionado ao que realmente é fundamental na formação acadêmica das crianças.
adaptação da criança na escola.
redução do analfabetismo em números absolutos.
eliminação do analfabetismo funcional das crianças.
ampliação de vagas nos anos iniciais do ensino fundamental.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo Chrispino (2002), a escola, como qualquer instituição, está planificada para que as pessoas sejam todas iguais. A homogeneização é exercida por meio de mecanismos disciplinares. Existe, na escola, um ambiente de violência simbólica no cotidiano escolar que é indicado pelos seguintes aspectos:
I. discriminação individual e grupal, vigência de modelos agressivos dificultando as relações pessoais, existência de um currículo inflexível e pouco significativo;
II. esgotamento emocional dos docentes diante das escassas expectativas, acrescido pelo exercício da homogeneização pelos mecanismos disciplinares;
III. desinteresse do corpo docente na relação com a comunidade em busca de soluções disciplinares;
IV. dificuldade para trabalhar as diferenças e estabelecer a tolerância por meio do diálogo e da participação.
Está correto apenas o contido em
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
III e IV.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Durante uma reunião de pais, a professora Fátima, do 4.º ano do Ensino Fundamental, foi questionada por uma das mães sobre o motivo pelo qual as crianças eram organizadas em duplas de trabalho. Antes que pudesse responder, outra mãe interveio, alegando não ser esta a melhor forma de organização. Diante dos questionamentos e com fundamento no Guia de Planejamento e Orientações Didáticas para o Professor da 3.ª série Ciclo I, a professora defendeu essa forma de organização, argumentando, acertadamente, que a função das duplas é
garantir que todos façam as atividades corretamente.
fazer com que os amigos fiquem juntos, garantindo um clima harmonioso na turma.
favorecer a mobilização dos conhecimentos de cada um, para que possam avançar em seus conhecimentos.
mesclar aqueles alunos que já dominam a base alfabética com aqueles que ainda estão numa hipótese inicial do sistema de escrita.
agrupar os alunos que possuem níveis de conhecimentos iguais, para que juntos, e em colaboração, avancem em suas hipóteses.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca da avaliação da aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
No sistema educacional brasileiro, a prática da avaliação ainda é unidirecional, visto que aos discentes não é permitido avaliar a instituição de ensino.
Nas reuniões pedagógicas com os professores, a orientadora tem percebido que muitos deles estão avaliando os alunos apenas por meio de provas realizadas ao final dos trimestres escolares. Pensando na qualidade escolar, no desenvolvimento de aprendizagens essenciais e na autonomia dos alunos, a orientadora propôs uma avaliação mais abrangente, que contemplasse outros instrumentos e objetivos. Assinale a alternativa que apresenta uma avaliação mais apropriada.
Avaliação continuada, recuperação paralela e possibilidade de maior interação entre os alunos com dificuldades de aprendizagem.
Procedimentos pedagógicos específicos, registros de provas de forma mais sistemática, reforço escolar regular e organização de tarefas suplementares realizadas em duplas por aluno com dificuldade em conjunto com aluno sem dificuldade de aprendizagem.
Diferentes formas de registro e de acompanhamento das aprendizagens, atividades comuns e diversificadas aos alunos, serviços de apoio aos educandos com dificuldades, diferentes organizações de ambientes e disponibilização de materiais.
Tarefas suplementares combinadas às provas de verificação de assimilação dos conteúdos.
Na fase da alfabetização, atividades que trabalhem a linguagem oral são muito importantes. Expressar-se oralmente requer autoconfiança. Para isso, o professor deve
oferecer oportunidades e materiais que desenvolvam a linguagem oral e estejam em contexto e relacionados às várias áreas do conhecimento.
deixar que os alunos se expressem sem interferência, orientando-os ou fazendo parte das conversas.
deixar que os alunos brinquem em silêncio boa parte do tempo para manter um ambiente harmonioso e evitar o desgaste causado por um eventual excesso no processo do trabalho com a linguagem oral.
manter uma disciplina de realização de leitura oral em 75% do tempo, com o objetivo de estimular o desenvolvimento linguístico da criança.
As novas pesquisas e estudos, assim como a apropriação de avanços tecnológicos na área da informação e comunicação têm possibilitado, quando não acelerado o processo de aprendizagem, desenvolvimento e inclusão de alunos portadores de necessidades especiais por meio de ajudas técnicas conhecidas como
tecnologias assistivas.
redes sociais.
metodologia montessoriana.
métodos indutivos.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Uma proposta de educação em direitos humanos que tenha como eixo a recuperação do valor da vida, segundo Candau e outros, deve envolver o(a)
pedagogia da indignação, o saber construído sobre os direitos humanos e o reconhecimento da vida.
sistematização de práticas coletivas que valorizam a vida em situações emergentes.
educação em direitos humanos com liderança da equipe gestora associada à prática da indignação.
intercâmbio e o diálogo sobre o potencial da vida para reconhecimento do seu valor.
confronto entre experiências diversas provenientes da indignação e prática da sensibilização.
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