Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No ensino de Física, assim como no ensino de Ciências de forma geral, a disciplina deve ser apresentada aos alunos como uma construção humana
articulada com várias áreas do conhecimento, na qual muitas pessoas contribuem para o estudo e desenvolvimento de teorias ou para a compreensão de fenômenos e que também está sujeita a erros e adequações durante seu processo de evolução.
isolada e autossuficiente, dada a especificidade do conhecimento construído, acessível a pessoas com facilidade para a área de exatas e que não corresponde aos interesses da maioria da população estudantil brasileira.
estabelecida à margem de outras áreas do conhecimento e levada adiante por pessoas que se dedicam ao desenvolvimento de teorias precisas e exatas, que não necessitam de comprovação.
elaborada por gênios, de forma isolada e individual, que criam teorias exatas e perfeitas que podem contribuir para a evolução e melhoria da qualidade de vida por meio do desenvolvimento tecnológico.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Analisando historicamente a educação, houve um tempo em que se pensou que o desenvolvimento da criança e do adolescente apresentava formas padronizadas, com características bem marcadasem cada fase. Supunha-se que as possibilidades e incapacidades de cada um eram determinadas geneticamente. Atribuíam à criança e a sua família diferentes carências de forma a justificar o insucesso da aprendizagem. Muitas dessas ideias ainda coexistem no meio escolar e influenciam as práticas didáticas, porém anuncia-se um novo tempo. Que tempo será esse?
um tempo de grandes mudanças, em que os meios de ensino têm prioridade sobre o processo de transmissão da aprendizagem pelo professor.
um tempo em que cada vez mais os conteúdos informais são priorizados pelas escolas, pais e sociedade em detrimento dos formais, valorizados pelos discentes.
um tempo em que a questão genética é decisiva para avaliar quem tem ou não chance para aprender, tendo em vista a seleção natural da sociedade.
um tempo em que se assiste a mudanças assustadoras, em que questões morais e éticas, tidas como permanentes, hoje são discutíveis.
Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
O projeto educativo escolar fundamenta-se na ideia de organização da ação de modo _____________, conduzida pela intencionalidade e dominada pela capacidade de prever, antecipar, intervir e transformar em ____________ a situação desejada. O projeto educativo da escola é um documento de planificação da ação educativa, de amplitude integral, de duração de ___________ prazo e de natureza geral e estratégica.assistencialista/ educação/ médio
abrangente/ ensino/ curto
estratégico/ realidade/ longo
neutro/ aprendizagem/ curto
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
1 a; 2 b; 3 c.
1 b; 2 c; 3 a.
1 c; 2 a; 3 b.
1 c; 2 b; 3 a.
1 b; 2 a; 3 c.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Conforme Zabala (in Coll, 2006), o conteúdo que está sendo trabalhado nessa atividade, prioritariamente, é de natureza
factual.
atitudinal.
conceitual.
procedimental.
usual.
Julgue os itens a seguir, com base nas modernas concepções de avaliação da aprendizagem.
A avaliação diagnóstica deve ser realizada ao final do período letivo, visto que tem por finalidade a identificação dos conteúdos não aprendidos pelos alunos.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Universidade Estadual de Ijuí-RS (UNIJUI) - 2012
Steinberg (2004) e outros autores ligados aos Estudos Culturais contemporâneos vêm apontando para uma poderosa política cultural em que marcadores identitários de gênero são encontrados em diferentes artefatos da cultura infantil, como em músicas, brincadeiras, brinquedos e literatura. Desta forma, é correto afirmar que:
Uma determinada escola da rede pública de ensino, a partir da Escala de Desempenho de Língua Portuguesa do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), atingiu o nível 3 de desempenho dos alunos em leitura, sendo que são 9 os níveis associados a esse índice e as provas avaliam o sistema de ensino, e não os alunos. A equipe gestora verificou quais competências estavam relacionadas ao nível atingido e interveio de modo que os professores se atentassem aos conteúdos que precisavam ser melhor desenvolvidos. Sobre o SAEB é possível afirmar que
é composto por duas avaliações complementares: a Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANRESC), realizadas a cada dois anos; a primeira envolve alunos matriculados no 5º e no 9º anos do Ensino Fundamental, e no 3º ano do Ensino Médio. A segunda, a ANRESC, envolve apenas o Ensino Fundamental (5º e 9º anos).
avalia a qualidade da Educação da rede pública do País, não sendo atrelado às escolas privadas.
não inclui as escolas realizadas na área rural devido à longa distância e também não envolve o Ensino Médio.
envolve apenas a área de Língua Portuguesa e está relacionado às escolas que possuem ao menos 200 alunos matriculados em cada uma das séries avaliadas.
Considerando a metodologia de Projeto como uma Proposta Pedagógica Interdisciplinar e os conceitos de representação, identidade, negociação e rede, está correto afirmar que essa metodologia
possibilita o reforço das ideias e concepções espontâneas dos alunos, que, dessa forma, sentem-se valorizados pelo sistema escolar e dedicam-se mais às aulas.
é muito complexa e, por envolver muitos conceitos em sua concepção, não é adequada para utilização com alunos do Ensino Médio, que requerem um ensino mais dirigido.
permite que, de forma coletiva, as representações e conhecimentos iniciais dos integrantes de uma equipe sejam desestabilizados, permitindo a construção de um novo equilíbrio em nível superior, que resulta em um saber ou novo conhecimento.
desconsidera as representações e conhecimentos iniciais dos integrantes de uma equipe, trabalhando com a apresentação coletiva de novos conhecimentos, o que possibilita que novas informações sejam assimiladas de maneira idêntica por todos, o que facilita o processo ensino/aprendizagem.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O ciclo incorpora a concepção da formação global do sujeito, partindo do pressuposto da diversidade e dos ritmos diferenciados no processo educativo, criando espaços de experiências variadas para dar oportunidade de construção da autonomia e da produção de conhecimentos sobre a realidade. O ciclo para a escola plural é um tempo contínuo que se identifica com o tempo de formação do próprio desenvolvimento humano: infância, puberdade e adolescência. Os elementos a serem considerados pelo professor são, entre outros, a fase do desenvolvimento humano do aluno e suas características:
culturais e psicossociais.
pessoais e socioculturais.
biológicas e psicossociais.
naturais e culturais.
orgânicas e sociais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...