Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise as práticas de professoras do 2.º ano do Ensino Fundamental, no primeiro semestre do ano letivo.

I. Marta tem como prática registrar a organização da rotina diária da turma na lousa. Ela começa escrevendo a rotina para os alunos, lendo em voz alta, enquanto escreve e explica qual será a primeira atividade, qual será a atividade realizada na sequência, quais as atividades do dia são diferentes das atividades da aula anterior, registrando também o dia da semana e o mês, informando que são utilizados números para escrever a data.

II. Bia escreve diariamente a rotina na lousa, antes da chegada da turma, a fim de ganhar tempo. Assim que as crianças chegam, Bia lê as atividades que serão desenvolvidas, bem como o dia da semana, o dia do mês e o ano, ressaltando que estes dados são registrados com números e não com letras. Ao terminar sua exposição, pede que as crianças copiem em seus cadernos a rotina, começando a desenvolver as tarefas do dia, após o término da cópia.

III. Simone faz questão de que seus alunos comecem as atividades do dia escrevendo o nome da escola, a data, o nome da professora e o próprio nome, de preferência, completo. Pede ainda para que as crianças copiem da lousa as atividades que serão desenvolvidas no dia. Assim que todas terminam de copiar, faz uma leitura compartilhada das atividades previstas.

Conforme o Guia de Planejamento e Orientações Didáticas do Professor Alfabetizador – 1.ª série, a organização da rotina diária e a comunicação das atividades do dia podem se transformar em boas situações de aprendizagem, voltadas para o processo de aprendizagem de leitura e escrita, pois envolvem a produção de textos pelo professor e também a leitura desses mesmos textos pelos alunos.

Dentre as práticas apresentadas, identifique a(s) que está(ão) de acordo com as concepções presentes no referencial teórico em questão.

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e II, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Julgue os itens a seguir, com base nas modernas concepções de avaliação da aprendizagem.

Os instrumentos de medir e testar são utilizados preferencialmente como procedimentos da avaliação qualitativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma professora trabalha com o 4º ano do ensino fundamental em uma escola em que há outras 4 turmas e prefere planejar e desenvolver suas aulas de forma individual. Isso faz com que seu planejamento seja bastante diferente das demais professoras do mesmo ano/ ciclo. Este ano, resolveu não seguir o currículo convencional e, ao final do trimestre, a orientadora pedagógica notou que os alunos dela estavam muito aquém dos conhecimentos dos alunos das outras salas de 4º ano. Desta forma, assinale a alternativa que apresenta o motivo pelo qual não é adequado desenvolver qualquer conteúdo em sala de aula, sem seguir parâmetros comuns.

  • A.

    Todos os professores do mesmo ano/ ciclo devem seguir os mesmos conteúdos na mesma semana, a fim de que os alunos não destoem tanto, mesmo que as turmas tragam consigo diferentes saberes.

  • B.

    Existem parâmetros a serem seguidos, que são determinados pela orientadora pedagógica, levando em conta as características da comunidade escolar.

  • C.

    É preciso partir dos conhecimentos prévios dos alunos e avançar conforme tenham maturidade para tal. O acompanhamento curricular deve estar atrelado ao desenvolvimento da turma, independentemente de qualquer parâmetro.

  • D.

    Existem conteúdos mínimos a serem seguidos em cada área do conhecimento, indispensáveis ao exercício da cidadania plena.

Alfabetizar é muito mais do que ensinar as letras às crianças. É no processo de alfabetização que elas

  • A.

    descortinam um universo novo de aprendizado, em uma experiência que marcará sua relação com o conhecimento, num ambiente que incentive o convívio do aluno com as várias formas de ler e escrever.

  • B.

    tendem a rejeitar a leitura, por ser algo novo, e passam a valorizar as atividades mais mecanizadas.

  • C.

    ficam em classes planejadas, cercadas de todo o cuidado psicológico, que tem o objetivo de preparálas para estudar em um ambiente repleto de informações visuais.

  • D.

    percebem que o professor tem autonomia e domínio na aplicação de atividades, o que eleva o nível da qualidade escolar.

  • A.

    ambiente ... frequentes ... aceitar ... forma

  • B.

    currículo ... constantes ... entender ... ponto

  • C.

    espaço ... corriqueiras ... verificar ... forma

  • D.

    cotidiano ... complexas ... identificar ... fonte

  • E.

    cotidiano ... complicadas ... aceitar ... fonte

  • A.

    não domina o sistema de escrita alfabético. Pouco adiantará o professor intervir, pois o aluno precisa realizar uma construção conceitual.

  • B.

    escreve alfabeticamente, mas ainda não domina várias questões que serão resolvidas com o tempo, não cabendo intervenções pontuais.

  • C.

    domina o princípio alfabético, porém apresenta vários erros, que devem ser corrigidos um a um, solicitando que a criança em seguida reescreva o texto, corrigido.

  • D.

    escreve alfabeticamente, porém com alguns erros que devem ser utilizados como fonte de informação para pautar o planejamento do que ainda precisa ser ensinado.

  • E.

    está começando a compreender a escrita alfabética. Dessa forma, nenhuma intervenção é indicada, pois o aluno pode perder a disponibilidade para produzir textos completos e coerentes.

Julgue os itens a seguir, com base nas modernas concepções de avaliação da aprendizagem.

As avaliações aplicadas aos alunos fornecem dados que propiciam ao professor aperfeiçoar suas estratégias de ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma diretora de escola na rede pública de ensino e, em sua prática, considera fundamental a dimensão ética da Educação. Neste sentido, a função da escola é realizar o desenvolvimento sistemático da cultura, em dimensões variadas, como a política e a técnica, mediadas pela ética. Sobre esta dimensão ética, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A ética não busca o fundamento do valor que norteia o comportamento humano.

  • B.

    A criança possui moral autônoma, ou seja, procura o sentido intrínseco das regras.

  • C.

    A tendência moralista da Educação evidencia e impõe valores aos alunos, como uma espécie de doutrinação.

  • D.

    A tendência filosófica está relacionada à imposição do pensamento ético.

Sobre a organização do espaço e do tempo na prática pedagógica, é correto afirmar que

I. a organização do espaço e dos alunos pode fazer muita diferença no trabalho de alfabetização e na aprendizagem em geral.

II. considerar estes dois aspectos no planejamento é importante para garantir as exigências de uma boa situação didática e o sucesso da atividade.

III. o tempo não está diretamente ligado à organização do espaço, sendo este o fator determinante na prática pedagógica.

IV. desconsiderá-los ou trabalhar de maneira improvisada pode, às vezes, pôr tudo a perder. Tanto o espaço como a possibilidade de interação entre os alunos são fatores de promoção de aprendizagem.

É correto o que está contido em

  • A.

    I, II e IV, apenas.

  • B.

    I, II, III e IV.

  • C.

    III e IV, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...