Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre as habilidades indicadas pela BNCC para o componente curricular Ciências – 4º ano do Ensino Fundamental na unidade temática vida e evolução, julgue os itens como VERDADEIRO (V) ou FALSO (F).


( ) Descrever e comunicar as alterações que ocorrem desde o nascimento em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem.

( ) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).

( ) Relacionar a participação de fungos e bactérias no processo de decomposição, reconhecendo a importância ambiental desse processo.

( ) Verificar a participação de microrganismos na produção de alimentos, combustíveis, medicamentos, entre outros.


A sequência CORRETA é:

    A) F, V, F, F.

    B) V, F, V, F.

    C) V, V, F, F.

    D) F, F, V, V.

    E) F, V, F, V.

De acordo com a BNCC, a respeito das unidades temáticas do componente curricular de História – 2º ano do Ensino Fundamental, julgue os itens como VERDADEIRO (V) ou FALSO (F).


( ) A comunidade e seus registros.

( ) Mundo pessoal: meu lugar no mundo.

( ) Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo.

( ) As formas de registrar as experiências da comunidade.

( ) O trabalho e a sustentabilidade na comunidade.


A sequência CORRETA é:

    A) F, V, V, F, F.

    B) V, F, F, V, V.

    C) V, V, F, F, V.

    D) V, V, V, F, F.

    E) F, F, V, F, V.

Segundo a Lei 11.494/2007, art.7º, a parcela de complementação da União, a ser fixada anualmente pela Comissão Intergovernamental de Financiamento para a Educação Básica de Qualidade, limitada a até 10% (dez por cento) de seu valor anual, poderá ser distribuída para os Fundos por meio de programas direcionados para a melhoria da qualidade da educação básica, na forma do regulamento.


Para a distribuição da parcela de recursos da complementação a que se refere aos Fundos de âmbito estadual beneficiários da complementação nos termos do art. 4º da referida da Lei, levar-se-á em consideração, EXCETO:

    A) A apresentação de projetos em regime de colaboração por Estado e respectivos Municípios ou por consórcios municipais.

    B) A elaboração do regimento interno da Comissão Intergovernamental de Financiamento para a Educação Básica de Qualidade.

    C) O desempenho do sistema de ensino no que se refere ao esforço de habilitação dos professores e aprendizagem dos educandos e melhoria do fluxo escolar;

    D) O esforço fiscal dos entes federados.

    E) A vigência de plano estadual ou municipal de educação aprovado por lei.

De acordo com o art. 30 da Lei nº 11.494/2007, que trata do acompanhamento, controle social, comprovação e fiscalização dos recursos doFUNDEB, assinale a alternativa que NÃO CONDIZ com a atuação do Ministério da Educação:

    A) No apoio técnico relacionado aos procedimentos e critérios de aplicação dos recursos dos Fundos, junto aos Estados, Distrito Federal e Municípios e às instâncias responsáveis pelo acompanhamento, fiscalização e controle interno e externo.

    B) Na capacitação dos membros dos conselhos.

    C) Na realização de estudos técnicos com vistas a definição do valor referencial anual por aluno que assegure padrão mínimo de qualidade do ensino.

    D) No monitoramento da aplicação dos recursos dos Fundos, por meio de sistema de informações orçamentárias e financeiras e de cooperação com os Tribunais de Contas dos Estados e Municípios e do Distrito Federal.

    E) Na realização de avaliações dos resultados da aplicação desta Lei, com vistas a coibição de medidas operacionais e de natureza políticoeducacional corretivas, devendo a primeira dessas medidas se realizar em até 5 anos após a implantação do Fundo.

A respeito das formas para a organização curricular, segundo a Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) A transversalidade refere-se à abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento, e a interdisciplinaridade, à dimensão didático-pedagógica.

    B) O currículo deve difundir os valores fundamentais do interesse social, dos direitos e deveres dos cidadãos, do respeito ao bem comum e à ordem democrática, considerando as condições de escolaridade dos estudantes em cada estabelecimento, a orientação para o trabalho, a promoção de práticas educativas formais e não-formais.

    C) Na organização da proposta curricular, deve-se assegurar o entendimento de currículo como experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, permeadas pelas relações sociais, articulando vivências e saberes dos estudantes com os conhecimentos historicamente acumulados e contribuindo para construir as identidades dos educandos.

    D) A transversalidade é entendida como uma forma de organizar o trabalho didático pedagógico em que temas e eixos temáticos são integrados às disciplinas e às áreas ditas convencionais, de forma a estarem presentes em todas elas.

    E) A transversalidade difere da interdisciplinaridade e ambas complementam-se, rejeitando a concepção de conhecimento que toma a realidade como algo estável, pronto e acabado.

O Saeb utiliza testes cognitivos, a serem aplicados aos alunos dos respectivos anos avaliados e questionários (Impressos e Eletrônicos), a serem aplicados aos alunos, professores, diretores, secretários estaduais e municipais de Educação que coletam informações sobre fatores socioeconômicos e de contexto que podem auxiliar a compreender o desempenho nos testes. (Disponível em: Cartilha SAEB 2019)


Nos questionários impressos, os professores NÃO responderão sobre:

    A) Informações pessoais e profissionais; Concepções.

    B) Hábitos culturais; condições de trabalho.

    C) Formação profissional.

    D) Clima escolar; práticas pedagógicas.

    E) Gestão e participação; condições de atendimento ao público-alvo da educação especial.

Na Base Nacional Curricular Comum – BNCC do Ensino Fundamental, a organização das práticas de linguagem (leitura de textos, produção de textos, oralidade e análise linguística/semiótica) por campos de atuação aponta para a importância da contextualização do conhecimento escolar, para a ideia de que essas práticas derivam de situações da vida social e, ao mesmo tempo, precisam ser situadas em contextos significativos para os estudantes.

(Disponível em: BNCC, 2017, p. 82)


Assinale a alternativa que apresenta o campo de atuação indicado pela BNCC apenas para os anos iniciais do Ensino Fundamental no componente curricular Língua Portuguesa.

    A) Campo artístico-literário.

    B) Campo das práticas de estudo e pesquisa.

    C) Campo da vida cotidiana.

    D) Campo jornalístico-midiático.

    E) Campo de atuação na vida pública.

Para aumentar a flexibilidade na delimitação dos currículos e propostas curriculares, tendo em vista a adequação às realidades locais, as habilidades de Educação Física para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais estão sendo propostas na BNCC organizadas em dois blocos (1º e 2º anos; 3º ao 5º ano). (Disponível em:BNCC, 2017, p. 222)


São unidades temáticas de Educação Física para os anos iniciais do Ensino Fundamental, EXCETO:

    A) Brincadeiras e jogos.

    B) Esportes.

    C) Ginásticas.

    D) Práticas corporais de aventura.

    E) Lutas.

Segundo a BNCC, o componente curricular Língua Portuguesa de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental indica para as práticas de Leitura/escuta o seguinte objeto do conhecimento em todos os campos de atuação:

    A) Planejamento de texto.

    B) Revisão de textos.

    C) Reconstrução das condições de produção e recepção de textos.

    D) Edição de textos.

    E) Utilização de tecnologia digital.

Segundo a BNCC, as habilidades indicadas para o 3º ano do Ensino Fundamental no componente curricular Matemática, na unidade temática estatística e probabilidade, compreende:

    A) Estimar, medir e comparar comprimentos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (metro, centímetro e milímetro) e diversos instrumentos de medida.

    B) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo, utilizando relógios (analógico e digital) para informar os horários de início e término de realização de uma atividade e sua duração.

    C) Ler horas em relógios digitais e em relógios analógicos e reconhecer a relação entre hora e minutos e entre minuto e segundos.

    D) Resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca.

    E) Resolver problemas cujos dados estão apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...