Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A palavra “letramento” é versão para o português da palavra da língua inglesa “literacy”, que pode ser traduzida como a condição ou estado que assume aquele que aprende a ler e escrever.


Sobre a concepção de letramento, assinale a alternativa CORRETA.

    A) Um indivíduo letrado é incapaz de envolver-se nas práticas sociais de leitura e de escrita.

    B) É importante destacar que letramento é um método.

    C) A alfabetização inicia-se muito antes do letramento.

    D) Um indivíduo pode ser letrado, mas não alfabetizado. Essa pessoa é analfabeta, mas é, de certa forma, letrada, ou tem um certo nível de letramento.

    E) Ser alfabetizado é condição essencial para ser letrado.

A alfabetização, na perspectiva do letramento, inclui uma segunda dimensão, a da inserção do aprendiz nas práticas de leitura e escrita. Tal dimensão pode garantir que as crianças, os jovens e os adultos do campo consigam fazer uso real da leitura e da escrita, em seu cotidiano,nas diferentes situações políticas e sociais.


São corretas as afirmações, EXCETO:

    A) No decorrer do processo de alfabetização, é imprescindível que as crianças entrem em contato, manipulem, utilizem e criem diferentes textos, que circulam em sua comunidade.

    B) Ensinar a ler e escrever configura-se como um vasto dilema que ultrapassa amplamente a alfabetização em sentido estrito.

    C) É possível, sim, aprender a escrever e ler por meio de brincadeiras, por meio de reflexão, por meio de um trabalho solidário.

    D) O letramento auxilia a inserção do aluno no mundo da escrita e, fora da escola, tem objetivos sociais relevantes para aqueles que participam do processo.

    E) A escrita é um produto escolar, por isso o letramento ocorre somente no âmbito escolar e visa o desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos.

O trabalho com diversos textos na sala de aula, sejam eles histórias em quadrinhos, notícias, poemas, charge, contos de fadas e etc., se constitui em uma possibilidade de ampliar o repertório dos estudantes. Os diversos gêneros textuais podem favorecer o enfoque das duas facetas da aprendizagem: a alfabetização e o letramento.


Sobre o trabalho de leitura e escrita com a diversidade de textos na escola, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) Quando se apresenta um texto aos alunos, é importante ressaltar quem é o autor, as intenções com que foi produzido tal texto, o assunto de que trata, o título e o gênero a que pertence.

    B) Sendo a produção de textos questão unicamente da área de linguagem, o trabalho com os gêneros textuais é indispensável nas aulas de Língua Portuguesa para demonstrar que a escrita e a fala não se relacionam.

    C) Trabalhar com textos reais aproxima os alunos da realidade que os cercam e, trabalhar com a diversidade de gêneros permite que eles se apropriem de textos que circulam na sociedade em que vivem para conhecer e entender sua função social.

    D) O estudante precisa ver um sentido naquilo que escreve. Por isso, as práticas de produção textual precisam ser significativas para que o aprendiz se sinta estimulado em escrever.

    E) Se ler é atribuir significado, é essencial o trabalho de leitura sobre textos contextualizados em situações em que a leitura seja funcional, pois só se pode aprender a ler, lendo.

“Há uma infinidade de textos e, eles surgem da real necessidade de interação entre os indivíduos a partir do uso efetivo da língua. Assim, à medida que os indivíduos, numa determinada sociedade, participam de um conjunto maior de atividades ou compartilham de um número maior de experiências em diferentes âmbitos, o seu repertório de gêneros aumenta e se diversifica. A Internet, por exemplo, possibilitou novas formas de interações discursivas e, consequentemente, o aparecimento de novos gêneros, como o e-mail


Sobre os gêneros textuais, assinale a alternativa CORRETA.

    A) Os gêneros textuais secundários desenvolvem-se na comunicação discursiva imediata, no âmbito da ideologia do cotidiano; são exemplos de gêneros primários: a conversa familiar, o relato do dia-a-dia.

    B) Os gêneros textuais são um fenômeno histórico, ligados à vida cultural e social do indivíduo. Sendo formas textuais escritas ou orais bastantes cristalizadas, fixas e imutáveis.

    C) Os gêneros textuais primários desenvolvem-se na comunicação cultural mais complexa e sistematizada, no âmbito dos sistemas ideológicos constituídos, ou seja, na esfera científica, religiosa, artística, etc. São exemplos de gêneros secundários: o romance, uma tese, um editorial, etc.

    D) Uma palestra, ainda que realizada oralmente, é um gênero secundário, pois se vincula a uma esfera da comunicação do âmbito das ideologias formalizadas e sistematizadas.

    E) Um bilhete é um gênero secundário, uma vez que emerge no âmbito da comunicação escrita sistematizada.

O conhecimento de Matemática no Saeb deve ser demonstrado por meio da resolução de problemas e são consideradas capacidades como: observação, estabelecimento de relações, comunicação (diferentes linguagens), argumentação e validação de processos. Os conhecimentos e as competências matemáticas esperadas para cada etapa estão indicadas nos descritores da Matriz de Referência de Matemática.(Disponível em: http://provabrasil.ine.gov.br)


São descritores do tópico/tema denominado Grandeza e Medidas do 5º ano do ensino fundamental, EXCETO:

    A) Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.

    B) Estimar a medida de grandezas utilizando unidades de medida convencionais ou não.

    C)

    Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas como km/m/ cm/mm, kg/g/mg, l/ml.



    D) Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo.

    E) Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.

De acordo com os estágios do desenvolvimento por Jean Piaget, julgue os itens com VERDADEIRO (V) ou FALSO(F).


( ) Pré-Operacional - Desenvolvimento da linguagem, com três consequências para a vida mental: a) socialização da ação, com trocas entre os indivíduos; b) desenvolvimento do pensamento, a partir do pensamento verbal: finalismo (porquês), animismo e artificialismo; c) desenvolvimento da intuição.

( ) Sensório-motor - Desenvolvimento da consciência do próprio corpo, diferenciado do restante do mundo físico. Desenvolvimento da inteligência em três estágios: reflexos de fundo hereditário, organização das percepções e hábitos e inteligência prática.

( ) Das operações concretas - Desenvolvimento da capacidade para construir sistemas e teorias abstratos, para formar e entender conceitos abstratos, como os conceitos de amor, justiça, democracia. O indivíduo se torna capaz de chegar a conclusões a partir de hipóteses.

( ) Das operações formais - Desenvolvimento do pensamento lógico; compreensão das relações entre coisas e capacidade para classificar objetos; superação do egocentrismo da linguagem; aparecimento das noções de conservação de substância, peso e volume.


A sequência CORRETA é:

    A) F, V, F, F.

    B) V, F, V, F.

    C) V, V, F, F.

    D) F, F, V, V.

    E) F, V, F, V.

Assinale a alternativa que está DE ACORDO com a concepção interacionista da linguagem.

    A) A norma culta é vista como uma variante, uma possibilidade a mais de uso e não exclusivamente como o único uso linguisticamente correto e a única linguagem representante de uma cultura.

    B) O texto é visto como simples produto da codificação de um emissor a ser decodificado pelo leitor/ouvinte, bastando a este, para tanto, o conhecimento do código, já que o texto, uma vez codificado, é totalmente explícito.

    C) O decodificador assume, também, nessa concepção, um papel passivo, uma vez que a informação deve ser recebida tal qual havia na mente do emissor.

    D) Defende que quem fala ou escreve bem, seguindo e dominando as normas que compõem a gramática da língua, é um indivíduo que organiza logicamente o seu pensamento.

    E) O texto é visto como um produto – lógico – do pensamento do autor, nada mais cabendo ao leitor/ouvinte senão captar essa representação mental, juntamente com as intenções (psicológicas) do produtor.

Os métodos de alfabetização, considerados historicamente, agrupam-se em métodos sintéticos e métodos analíticos.


Assinale a alternativa que FAZ referência ao método alfabético ou soletração.

    A) Um dos riscos é que, na nossa língua, as relações entre letras e sons variam muito. Uma mesma letra pode representar diferentes sons e viceversa. O sistema de escrita é uma representação complexa, e a abordagem fônica, sozinha, pode não dar conta dela.

    B) Considera a sílaba a unidade linguística fundamental, já que, na prática, só se pode pronunciar a consoante juntamente com a vogal. Começa-se pelas sílabas formadas por uma consoante e uma vogal, até chegar às mais complexas.

    C) Apresenta-se um grupo de palavras que os alunos tentam reconhecer pelas características gráficas. São propostas atividades de memorização de palavras, às vezes associadas a imagens, exercícios de movimento de escrita e outros.

    D) Desenvolvido na França e na Alemanha, parte da relação direta entre o fonema e o grafema. Começa sempre dos sons mais simples para os mais complexos, das vogais para as consoantes. Por fim, formam-se as sílabas e as palavras.

    E) É considerado o mais antigo dos métodos. A proposta é que o indivíduo aprenda os nomes das letras, reconheça-as fora da ordem alfabética e, por fim, tente redescobri-las em palavras ou textos.

É uma atividade em que o professor lê um texto com a classe e, durante a leitura, questiona os alunos sobre as pistas linguísticas que possibilitam a atribuição de determinados sentidos. [...] é particularmente importante que os alunos envolvidos na atividade possam explicitar para os seus parceiros os procedimentos que utilizam para atribuir sentido ao texto: como e por quais pistas linguísticas lhes foi possível realizar tais ou quais inferências, antecipar determinados acontecimentos, validar antecipações feitas, etc.


O fragmento de texto apresenta a proposta de leitura, denominada como:

    A) Atividades sequenciadas de leitura.

    B) Atividades permanentes de leitura.

    C) Leitura diária.

    D) Leitura colaborativa.

    E) Projetos de leitura.

Analise os itens e complete as lacunas abaixo:


I. A .......... diz respeito à possibilidade de se estabelecer, na prática educativa, uma relação entre aprender na realidade e da realidade de conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real (aprender na realidade e da realidade).

II. A .......... questiona a segmentação entre os diferentes campos de conhecimento produzida por uma abordagem que não leva em conta a inter-relação e a influência entre eles — questiona a visão compartimentada (disciplinar) da realidade sobre a qual a escola, tal como é conhecida, historicamente se constituiu. Refere-se, portanto, a uma relação entre disciplinas.

III. A .......... promove uma compreensão abrangente dos diferentes objetos de conhecimento, bem como a percepção da implicação do sujeito de conhecimento na sua produção, superando a dicotomia entre ambos. Por essa mesma via, abre espaço para a inclusão de saberes extraescolares, possibilitando a referência a sistemas de significado construídos na realidade dos alunos.


Assinale a alternativa que completa, de forma CORRETA, as lacunas dos itens respectivamente.

    A) Transdisciplinaridade – interdisciplinaridade – interdisciplinaridade.

    B) Transversalidade – interdisciplinaridade – transversalidade.

    C) Transdisciplinaridade – transversalidade – interdisciplinaridade.

    D) Transversalidade – transdisciplinaridade – transversalidade.

    E) Interdisciplinaridade – transversalidade – transdisciplinaridade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...