Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

[...] não é processo simples de curtíssimo prazo, mas também não é processo tão complexo ou irrealizável, de prazo interminável. Isso significa que este se constituirá numa ação, numa prática a ser construída na escola. Ela acontecerá, por exemplo, associada à elaboração do projeto político-pedagógico da escola e à implantação de conselhos de escola que efetivamente influenciem na gestão escolar como um todo e de medidas que garantam a autonomia administrativa, pedagógica e financeira da escola, sem eximir o estado de suas obrigações com o ensino público. (Disponível em:Salto para o Futuro: Construindo a escola cidadã, projeto político-pedagógico, 1998, p. 72).


A definição apresentada acima se refere à:

    A) Aprendizagem significativa.

    B) Interdisciplinaridade.

    C) Gestão democrática.

    D) Transdisciplinaridade.

    E) Proposta curricular.

Sobre a Proposta Pedagógica, assinale a alternativa CORRETA.

    A) A proposta pedagógica da escola está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 e tem como objetivo principal garantir a autonomia das instituições de ensino no que se refere exclusivamente a questões pedagógicas.

    B) Na prática, trata-se de um documento que define a linha orientadora de todas as ações da escola, desde sua estrutura curricular até suas práticas de gestão.

    C) Geralmente se distancia de uma linha educacional descrita em determinada teoria pedagógica, porque cada uma das linhas possui seus próprios valores, dificuldades, vantagens e desvantagens.

    D) Independentemente da teoria que sirva como base para a estruturação de uma proposta pedagógica, a garantia de sua real efetividade é a participação e contribuição de apenas alguns segmentos da comunidade escolar.

    E) É dispensável que a proposta pedagógica esteja em constante revisão, realinhamento e replanejamento, pois o essencial é esse documento ser revisto só ao final de cada ano.

A Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno em alguns casos. Lei Federal nº 9.394/96 - das Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB).


De acordo com a LDB, é INCORRETO afirmar que a prática de Educação Física é facultativa ao aluno:

    A) Que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas.

    B) Maior de trinta e cinco anos de idade.

    C) Estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado à prática da educação física.

    D) Amparado pelo amparado pelo Decreto-Lei n° 1.044, de 21 de outubro de 1969.

    E) Que tenha prole.

Sobre a organização da educação infantil de acordo com as regras comuns estabelecidas pela Lei Federal nº 9.394/96 - Das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, assinale a opção INCORRETA:

    A) Avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.

    B) Carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional.

    C) Atendimento à criança de, no mínimo, 4 (quatro) horas diárias para o turno parcial e de 7 (sete) horas para a jornada integral.

    D) Controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de 70% (sessenta por cento) do total de horas.

    E) Expedição de documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança.

Assinale a opção que NÃO está de acordo com o dever do Estado de assegurar à criança e ao adolescente, conforme a Lei nº 8.069/1990 – ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente.

    A) Ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.

    B) Progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio.

    C) Atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade.

    D) Acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um.

    E) Oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do adolescente trabalhador.

De acordo com a Lei nº 8.069/1990 – ECA –Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a opção INCORRETA.

    A) Os pais ou responsável têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino.

    B) Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, exceto de maus-tratos envolvendo seus alunos.

    C) O poder público estimulará pesquisas, experiências e novas propostas relativas a calendário, seriação, currículo, metodologia, didática e avaliação, com vistas à inserção de crianças e adolescentes excluídos do ensino fundamental obrigatório.

    D) No processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade da criação e o acesso às fontes de cultura.

    E) Os municípios, com apoio dos estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude.

De acordo com a Lei nº 8.069/1990 – ECA –Estatuto da Criança e do Adolescente, Art. 81, é proibida a venda à criança ou ao adolescente, EXCETO de:

    A) Armas, munições e explosivos.

    B) Bebidas alcoólicas.

    C) Produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica ainda que por utilização indevida.

    D) Fogos de estampido e de artifício, inclusive aqueles que pelo seu reduzido potencial sejam incapazes de provocar qualquer dano físico em caso de utilização indevida.

    E) Bilhetes lotéricos e equivalentes.

De acordo com a Lei Federal nº 9.394/96 - das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, são incumbência dos estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, EXCETO:

    A) Velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente.

    B) Prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento.

    C) Articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola.

    D) Notificar ao conselho tutelar do município a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de 30% (trinta por cento) do percentual permitido em lei.

    E) Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.

Segundo a Lei Federal nº 9.394/96 - das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, são incumbências dos docentes, EXCETO:

    A) Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

    B) Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

    C) Informar pai e mãe, conviventes ou não com seus filhos, e, se for o caso, os responsáveis legais, sobre a frequência e rendimento dos alunos.

    D) Zelar pela aprendizagem dos alunos.

    E) Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em seu Art. 58 entende-se por educação especial, para os efeitos desta lei, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais. Uma das grandes dificuldades da educação é a respeito dessa clientela, pois inúmeras escolas não sabem lidar com essa situação, tanto em caráter estrutural como em profissional.
A atenção que os estabelecimentos de ensino devem prestar aos estudantes com necessidades especiais, são, EXCETO:

    A) Criação de planos didáticos que considere as necessidades e realidades da classe e não seguir planos pré-definidos.

    B) Para atender os estudantes com necessidades especiais não há necessidade de modificar os padrões de avaliações sugeridos sistemas de educação.

    C) Inserir os estudantes com necessidade educativa especial em turmas que corresponda a sua faixa etária com a finalidade de estabelecer uma idade social.

    D) No caso de estudantes com necessidade educativa especial agressivo ou sem nenhuma reação é ideal que solicite junto à família ou o poder público o acompanhamento de um profissional cuidador para prestar a assistência individualizada.

    E) Garantir o acesso com autonomia a qualquer espaço ou serviço para as pessoas com necessidade educativa especial.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...