Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os testes de Língua Portuguesa do Saeb tradicional têm como foco a leitura. Seu objetivo é verificar se os alunos são capazes de apreender o texto como construção de conhecimento em diferentes níveis de compreensão, análise e interpretação.Os conhecimentos e competências linguísticas esperadas para cada etapa estão indicadas nos descritores da Matriz de Referência de Língua Portuguesa.

(Disponívelem: http://provabrasil.inep.gov.br)


NÃO corresponde a um descritor do tópico denominado Procedimentos de Leitura do 5º ano do ensino fundamental:

    A) Localizar informações explícitas em um texto.

    B) Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).

    C) Inferir uma informação implícita em um texto.

    D) Identificar o tema de um texto.

    E) Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, uma das práticas leitoras é

    A) identificar os sentidos do texto expressos na superficialidade escrita.

    B) analisar a circulação dos gêneros de texto exclusivamente no campo do trabalho.

    C) excluir as transformações tecnológicas que incidiram sobre as configurações textuais contemporâneas.

    D) estabelecer relações lógico-discursivas variadas.

Na Base Nacional Comum Curricular, considera-se que uma face do aprendizado da Língua Portuguesa decorre da efetiva atuação do estudante em práticas de linguagem que envolvem a leitura/escuta e a produção de textos orais, escritos e multissemióticos. Já a outra face provém da reflexão/análise sobre/da própria experiência de realização dessas práticas. Nessa segunda dimensão da aprendizagem está envolvido o conhecimento sobre:


I. as formas de composição dos textos;

II. os elementos próprios da fala, assim como os elementos paralinguísticos e cinésicos;

III. as formas de composição e estilo de cada uma das linguagens que integram os textos multissemióticos;

IV. os fenômenos da mudança e da variação linguísticas.


Estão corretos os itens

    A) I, II e III.

    B) II, III e IV.

    C) I, III e IV.

    D) I, II, III e IV.

“A psicologia histórico cultural tem questões educacionais como base e finalidade de suas investigações, posto que para ela o desenvolvimento especificamente humano não ocorre sem a ____________”. Assinale a alternativa que completa a lacuna:

    A) Aprendizagem.

    B) Teoria.

    C) Prática.

    D) Experiência.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) vigorou de janeiro de 2007 até 31 de janeiro de 2019, e foi estendido até 2020. Ele é composto por 27 fundos de cada unidade da federação (26 estados e o Distrito Federal), cujos recursos são provenientes da arrecadação de cerca de 20 impostos; e de uma contribuição da União que equivale a 10% do valor total arrecadado - que é repassada para os estados que não atingiram o valor-aluno/ano mínimo. Esse valor varia para cada estado e é distribuído pelo número de alunos matriculados, com base no Censo Escolar do ano anterior. A proposta de sua criação era garantir uma estrutura de financiamento do Ensino Fundamental e assegurar a melhor distribuição dos recursos entre os entes federados. Logo, no artigo 22 do FUNDEB, pelo menos 60% (sessenta por cento) dos recursos anuais totais serão destinados ao pagamento da remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede pública. Assim, considera-se:
I. Remuneração: o total de pagamentos devidos aos profissionais do magistério da educação, em decorrência do efetivo exercício em cargo, emprego ou função, integrantes da estrutura, quadro ou tabela de servidores do Município, conforme o caso, restringindo os encargos sociais incidentes. II. Profissionais do magistério da educação: docentes, profissionais que oferecem suporte pedagógico direto ao exercício da docência: direção ou administração escolar, planejamento, inspeção, supervisão, orientação educacional e coordenação pedagógica. III. Efetivo exercício: atuação efetiva no desempenho das atividades de magistério previstas no inciso II associada à sua regular vinculação contratual, temporária ou estatutária, com o ente governamental que o remunera, não sendo descaracterizado por eventuais afastamentos temporários previstos em lei, com ônus para o empregador, que não impliquem rompimento da relação jurídica existente.
É CORRETO o que se afirma em:

    A) Somente I e III estão corretas.

    B) Somente II está correta.

    C) Somente II e III estão corretas.

    D) Somente I e II estão corretas.

A provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Essa avaliação acontece em duas etapas:

    A) No início e no meio do ano letivo.

    B) No meio e término do ano letivo.

    C) No início do ano letivo e no início do ano consequente.

    D) No início e término do ano letivo.

Entre as modalidades da Educação Básica, qual NÃO faz parte dessa etapa:

    A) Educação Tecnológica.

    B) Educação Especial.

    C) Educação Escolar Quilombola.

    D) Educação Escolar Indígena.

No art. 30 da Lei nº 13.146/2015 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, afirma que nos processos seletivos para ingresso e permanência nos cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior e de educação profissional e tecnológica, públicas e privadas, devem ser adotadas as seguintes medidas:
I - Atendimento preferencial à pessoa com deficiência nas dependências das Instituições de Ensino Superior (IES) e nos serviços. II - Disponibilização de formulário de inscrição de exames com campos específicos para que o candidato com deficiência informe os recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva necessários para sua participação. III - Disponibilização de provas em formatos acessíveis para atendimento às necessidades específicas do candidato com deficiência.
Analise as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA:

    A) Apenas a afirmativa I está correta.

    B) Apenas a afirmativa II está correta.

    C) Todas as afirmativas estão corretas.

    D) Nenhuma afirmativa está correta.

Conforme os critérios do DSM-V (Manual Diagnóstico Estatístico de Transtornos Mentais - 2013), os sujeitos com transtorno do espectro autista devem manifestar sintomas na:

    A) Vida uterina.

    B) Velhice.

    C) Juventude.

    D) Infância.

A síndrome de asperger é classificada como um transtorno invasivo de desenvolvimento. Crianças com esta síndrome podem ter inteligência normal e tipicamente apresentarem inteligência:

    A) Verbal maior que a não verbal.

    B) Verbal maior que a lógica.

    C) Tecnológica maior que a não verbal.

    D) Científica maior que a lógica.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...