Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.
O _____________________________ é um programa de formação continuada, na modalidade a distância, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos e ________________________parceiros envolvidos com a execução, o monitoramento, a avaliação, a prestação de contas e o controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE. Destina-se a cidadãos que exerçam funções de gestão, execução, monitoramento, prestação de contas e controle social de recursos orçamentários dos programas e ações financiados pelo FNDE, como profissionais de educação da rede_________________ de ensino, técnicos, gestores públicos estaduais, municipais e escolares, membros do comitê local do Plano de Ações Articuladas (PAR) e dos conselhos de controle social da educação que atuem no segmento da educação__________________ e qualquer cidadão que tenha interesse em conhecer as ações e os programas do FNDE.

    A) Brasil Alfabetizado – professores – privada – infantil.

    B) Formação pela Escola – agentes – pública – básica.

    C) Programa Nacional de Tecnologia Educacional – professores – pública – infantil.

    D) Programa Nacional Biblioteca da Escola – agentes – privada – básica.

    E) Formação pela Escola – professores – pública – infantil.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE). Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I - Este documento normativo aplica-se exclusivamente à educação escolar, e está orientado pelos princípios éticos, políticos e estéticos que visam à formação humana integral e à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. II - a BNCC integra a política nacional da Educação Básica e vai contribuir para o alinhamento de outras políticas e ações, em âmbito federal, estadual e municipal, referentes à formação de professores, à avaliação, à elaboração de conteúdos educacionais e aos critérios para a oferta de infraestrutura adequada para o pleno desenvolvimento da educação. III - Espera-se que a BNCC ajude a superar a fragmentação das políticas educacionais, enseje o fortalecimento do regime de colaboração entre as três esferas de governo e seja balizadora da qualidade da educação. IV - Ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essenciais definidas na BNCC devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de doze competências gerais, que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento.

    A) I, II e IV

    B) I, II e III

    C) II, III e IV

    D) I, III e IV

    E) Todas estão corretas

As competências gerais da Educação Básica, contidas na BNCC, inter-relacionam-se e desdobram-se no tratamento didático proposto para as três etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), articulando-se na construção de conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e na formação de atitudes e valores, nos termos da LDB. Assinale a alternativa que não se configura como competência geral para a educação básica, apresentada na BNCC.

    A) Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

    B) Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

    C) Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

    D) Utilizar essencialmente a linguagem verbal, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

    E) Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Considerando que, na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e a brincadeira, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se, a organização curricular da Educação Infantil na BNCC está estruturada em cinco campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. São eles:

    A) O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

    B) Corpo, sons e movimentos; O outro e nós; Espaços e relações transformadoras, Pensamento e linguagens.

    C) Nós e os outros; Gestos, movimentos e sons; Cores e formas; Fala, imaginação e linguagem.

    D) O eu, os sons e movimentos; Nós, o corpo e as formas; Pensamento e linguagem; Relações e espaços transformadores.

    E) Nós e os outros; Corpo, cores e formas; Linguagem, pensamento e sons; Espaços e movimentos.


Retirado de http://ria-muito.blogspot.com/2012/06/tirinhas-snoop.html

“A escola é uma das expressões da educação, é uma instituição historicamente constituída para formar as novas gerações (...) a escola é um meio para a humanização” (Antunes, 2019). Segundo essa autora é incorreto afirmar que:

    A) A escola deve propiciar a todos os educandos condições de aprendizagem e desenvolvimento pleno de suas potencialidades.

    B) A Psicologia oferece os conhecimentos e as práticas para a concretização das finalidades da educação escolar.

    C) Não cabe à escola levar a criança a passar do conhecimento espontâneo para o conhecimento científico, ou seja, aquele conhecimento articulado, fundamentado, aquele que é capaz de explicar a realidade.

    D) A escola é uma instituição que só se realiza nas relações que ali estão colocadas, entre educadores, educandos, funcionários, família, comunidade.

    E) A psicologia é um dos fundamentos da educação e, sobretudo, é um dos fundamentos da pedagogia.

Leia o texto abaixo e responda a questão a seguir.
Weintraub cita kit gay e Paulo Freire para falar de alfabetização infantil
05/03/2020
„Paulo Freire e kit gay não têm vez no MEC do presidente Jair Bolsonaro’, escreveu o ministro numa rede social, que ainda complementou que Nadalim é o “primeiro sorriso” do ensino no Brasil.
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, publicou nesta quinta-feira 05, um vídeo desenvolvido pelo seu novo Secretário de Alfabetização, Carlos Nadalim, e não deixou de criar polêmicas com duas referências desconexas ao assunto: o suposto “kit gay” e o educador Paulo Freire, que desenvolveu métodos de alfabetização para adultos.
De acordo com Nadalim, o projeto é voltado para incentivar a leitura para crianças. “Os pais podem consultar orientações para a leitura em família, que é primordial para o sucesso escolar das crianças”, diz o secretário nas redes sociais.
O ministro espalha, novamente, o mito de que o “kit gay” foi uma política pública desenvolvida para crianças. Segundo o próprio MEC, o programa Escola sem Homofobia, debatido em 2011 ainda no governo Dilma, jamais chegou a ter seu material distribuído.
Além disso, a previsão era distribuir o material para educadores, e não para crianças. O conteúdo havia sido elaborado por profissionais de educação e representantes da sociedade civil e incluía um caderno, três vídeos, cartazes para os educadores e alguns boletins.
Já o método de alfabetização criado pelo educador Paulo Freire, um dos alvos favoritos de Weintraub, parece ser desconhecido ao ministro que o critica. Isso porque é um modo de se alfabetizar adultos, e não crianças, e leva em conta a troca e o diálogo entre professor e aluno.
Freire, quando vivo, recebeu 29 títulos de Doutor Honoris Causa dados por universidades da Europa e da América, e é o terceiro autor mais citado em trabalhos acadêmicos no mundo inteiro.
Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/politica/weintraub-cita-kit-gay-e-paulo-freire-para-falar-de-alfabetizacaoinfantil/Acesso em: 05 de março de 2020. 
Considerando as tendências pedagógicas contemporâneas, assinale a alternativa que mais se adequa a linha de trabalho do educador Paulo Freire, citado no texto.

    A) Tradicional

    B) Liberal

    C) Libertadora

    D) Tecnicista

    E) Renovada

Abraham Weintraub fala em “limpar” livros didáticos
2 de março de 2020
Ministro da educação respondeu a um seguidor que questionava o porquê das obras trazerem temas como candomblé e história da China
O ministro da educação Abraham Weintraub afirmou a um usuário pelas redes sociais que o Ministério da Educação vai fazer uma “limpeza” nos livros didáticos. Questionado sobre por que os livros de história do MEC trariam conteúdos como candomblé e história chinesa e não ensinavam a história do Brasil, Weintraub respondeu: “Os livros são contratados por três anos 18,19 e 20… temos que limpar aos poucos. Já vai melhorar bem. Próximo ano já deve estar quase tudo limpo”, escreveu.
Em janeiro, o presidente Jair Bolsonaro já tinha anunciado a intenção de “suavizar” os livros didáticos, afirmando que “eles têm muita coisa escrita”. “Tem livros que vamos ser obrigados a distribuir esse ano ainda levando-se em conta a sua feitura em anos anteriores. Tem que seguir a lei. Em 21, todos os livros serão nossos. Feitos por nós. Os pais vão vibrar. Vai estar lá a bandeira do Brasil na capa, vai ter lá o hino nacional. Os livros hoje em dia, como regra, é um amontoado… Muita coisa escrita, tem que suavizar aquilo”, disse, na saída do Palácio da Alvorada.
Em fevereiro, o MEC lançou o edital do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do Ensino Médio para 2021, que seleciona critérios para aquisição de obras didáticas, literárias e de recursos digitais destinados aos estudantes, professores e gestores das escolas do ensino médio da educação básica pública.
Disponível em:https://www.cartacapital.com.br/educacao/abraham-weintraub-fala-em-limpar-livros-didaticos/ Acesso em: 03 de março de 2020.
De acordo com o texto acima, os conteúdos contidos nos livros didáticos sofrerão atualizações. Existe uma lei que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. A alternativa correta para a lei em questão é:

    A) Lei n.º10.741/2003.

    B) Lei n.º 12.288/2010.

    C) Lei n.º 10.639/2003.

    D) Lei nº 13.005/2014.

    E) Lei nº 13.146/2015.


Retirado de http://ria-muito.blogspot.com/2012/06/tirinhas-snoop.html

Sobre o papel da educação no Brasil, a partir do que se estabelece nas diretrizes e bases da educação nacional, é correto afirmar que:

    A) Inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

    B) O atendimento ao educando, no ensino médio público, acontecerá por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.

    C) A educação escolar deverá vincular-se, exclusivamente, ao mundo do trabalho.

    D) Ofertar padrões mínimos de qualidade de ensino, definidos como a variedade e quantidade mínimas, por aluno, de insumos dispensáveis ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.

    E) Garantia de vaga na escola pública de educação infantil ou de ensino fundamental mais próxima de sua residência a toda criança a partir do dia em que completar 6 (seis) anos de idade.


Retirado de http://ria-muito.blogspot.com/2012/06/tirinhas-snoop.html

De acordo com a LDB (1996) o ensino é livre à iniciativa privada, desde que sejam atendidas algumas condições. Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I – Cumprimento das normas específicas da educação nacional e do respectivo sistema de ensino. II – Autorização de funcionamento e avaliação de qualidade pelo Poder Público. III – Capacidade de autofinanciamento e de auto gestão. IV – Disponibilização para investimento na rede pública de parcela dos lucros anuais.

    A) I, III, IV

    B) II, III, IV

    C) II e IV

    D) I e IV

    E) Apenas a II.

Propor às crianças a brincadeira do faz-de-conta, como fala Lev Vygotsky, e/ou o jogo simbólico, como descreve Jean Piaget, como condição para o desenvolvimento infantil, requer uma forma de organização dos ambientes de aprendizagem que, na perspectiva do sistema de ensino, é orientada através do(a):

    A) currículo e pelo projeto pedagógico da instituição educacional.

    B) dinâmica dos cuidados com a alimentação, lazer e moradia.

    C) dinâmica das ações que envolvem a higiene e a limpeza.

    D) saber do senso comum, com um calendário voltado a comemorar determinadas datas.

    E) brincadeira infantil, na qual assume vários papéis sem interação com o cotidiano.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...