Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em seu art. 61, consideram-se profissionais da educação escolar básica os que, nela estando em efetivo exercício e tendo sido formados em cursos reconhecidos, EXCETO:

    A) Professores habilitados em nível médio ou superior para a docência na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio.

    B) Trabalhadores portadores de qualquer diploma de curso superior, com habilitação em administração, supervisão e orientação educacional, bem como títulos de especialização na área educacional.

    C) Trabalhadores em educação, portadores de diploma de curso técnico ou superior em área pedagógica ou afim.

    D) Profissionais graduados que tenham feito complementação pedagógica, conforme disposto pelo Conselho Nacional de Educação.

Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seu art. 69, a União aplicará, anualmente, nunca menos de____________, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios _________________________ ou o que consta nas respectivas Constituições ou Leis Orgânicas, da receita resultante de impostos, compreendidas as transferências constitucionais, na manutenção e desenvolvimento do ensino público. Assinale a alternativa que preencha CORRETAMENTE as lacunas:

    A) 10 (dez) e 20 (vinte por cento).

    B) 18 (dezoito) e 25 (vinte e cinco por cento).

    C) 18 (dezoito) e 30 (trinta por cento).

    D) 15 (quinze) e 35 (trinta e cinco por cento).

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular – etapa Educação Infantil) ressalta sobre uma intencionalidade que reside nas experiências organizadas e preconizadas pelos educadores que permitem às crianças conhecer-se e compreender a relação com a natureza, a cultura e a produção científica, relações essas que se transformam em práticas de cuidado pessoal (comer, vestir, limpar), brincar, experimentar diversos materiais, entrar em contato com a literatura e conhecer pessoas. Isso exige que as creches e pré-escolas transmitam uma:

    A) Intencionalidade experimental às práticas pedagógicas na educação infantil, tanto na creche quanto na pré-escola.

    B) Intencionalidade educativa às práticas pedagógicas na educação infantil, tanto na creche quanto na pré-escola.

    C) Intencionalidade psicossocial às práticas pedagógicas na educação infantil, tanto na creche quanto na pré-escola.

    D) Intencionalidade tecnológica às práticas pedagógicas na educação infantil, tanto na creche quanto na pré-escola.

Sobre as sínteses das aprendizagens na educação infantil que a BNCC (Base Nacional Comum Curricular – etapa Educação Infantil) fala, e considerando os direitos e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento esperadas em cada campo de experiências, em seu eixo: espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Qual das alternativas NÃO condiz com esse eixo:

    A) Identificar, nomear adequadamente e comparar as propriedades dos objetos, estabelecendo relações entre eles.

    B) Interagir com o meio ambiente e com fenômenos naturais ou artificiais, demonstrando curiosidade e cuidado com relação a eles.

    C) Utilizar vocabulário relativo às noções de grandeza (maior, menor, igual etc.), espaço (dentro e fora) e medidas (comprido, curto, grosso, fino) como meio de comunicação de suas experiências.

    D) Contar e registrar quantidades pelo meio de representação (computador, notebook, tablet, celular, etc.).

Ainda com relação à BNCC, no Ensino Fundamental – Anos Finais, as aprendizagens, nos componentes curriculares dessa área, ampliam as práticas de linguagem conquistadas no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, incluindo a aprendizagem de:

    A) Ensino Religioso.

    B) Língua Portuguesa.

    C) Língua Inglesa.

    D) Arte.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal nº 8.069, de 13/07/90) em seu art. 56, estabelece aos dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicar ao Conselho Tutelar os casos de, EXCETO:

    A) Cuidados médicos, psicológicos, odontológicos e farmacêuticos dos seus alunos.

    B) Maus-tratos envolvendo seus alunos.

    C) Elevados níveis de repetência.

    D) Reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares.

Sobre o direito à saúde pública e as ações destinados à pessoa com deficiência, a Lei nº 13.146/2015 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência assegura, EXCETO:

    A) Atendimento domiciliar multidisciplinar, tratamento ambulatorial e internação.

    B) Atendimento psicológico individualizado.

    C) Atenção sexual e reprodutiva, incluindo o direito à fertilização assistida.

    D) Respeito à especificidade, à identidade de gênero e à orientação sexual da pessoa com deficiência.

Qual teoria de aprendizagem defende o pressuposto de que a qualidade de atividade do ensino dá-se pela necessidade de promover a apropriação da cultura que pode mobilizar os sujeitos a agirem para a concretização de um objetivo comum: o desenvolvimento das potencialidades humanas para a apropriação e desenvolvimento de bens culturais (linguagem, objetos, ferramentas e modo de ação)?

    A) Teoria Histórico-Cultural

    B) Teoria Ambientalista

    C) Teoria Piagetiana

    D) Teoria Biopsicocultural

    E) Teoria Cultural e Holística

Pesquisadores dos estudos de Vigotski defendem a premissa de que quando concebida como essência da ação educativa, a atividade de ensino apresenta as seguintes dimensões:
1. A formação do professor. 2. A conformação dos corpos. 3. A formação do estudante. 4. A formação cartesiana.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

    A) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.

    B) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.

    C) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

    D) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

    E) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4

Vigotski destaca em seus textos que a atividade humana envolve necessidades, motivos, objetivos, tarefas, ações e operações que promovem:

    A) A formação da moral.

    B) A conformação dos corpos.

    C) O desenvolvimento do psiquismo humano.

    D) O desenvolvimento linear da dimensão cognitiva.

    E) A aquisição segmentada dos conhecimentos produzidos pela humanidade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...