Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O Referencial Curricular Nacional (RCN) para a Educação Infantil constitui-se em um conjunto de reflexões de cunho educacional sobre objetivos, conteúdos e orientações didáticas para os educadores que atuam diretamente com crianças de 0 a 6 anos, respeitando seus estilos pedagógicos e a diversidade cultural brasileira. São objetivos do RCN - Educação Infantil:
I - Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações. II - Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar. III - Estabelecer vínculos afetivos e de troca somente com crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social. IV - Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração. V - Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) alternativa(s):

    A) I e II, apenas.

    B) I, II, III e IV, apenas.

    C) I, II, III e IV, apenas

    D) I, II, IV e V, apenas.

    E) I, II, III, IV e V.

Durante os encontros para a preparação do ano letivo em uma escola, alguns tópicos foram considerados como os mais importantes. Entre eles, destaca-se o conhecimento da realidade dos estudantes e, por isso, no planejamento das atividades, foi preciso levar-se em conta

    A) a realidade expressa nos programas escolares estabelecidos.

    B) a vivência limitada das pessoas de grupos sociais minoritários.

    C) o contexto sociocultural específico da realidade dos alunos.

    D) o uso de jogos não faz parte do currículo da Educação Infantil.

    E) o meio ambiente das classes mais favorecidas daquela região.

A avaliação __________________ contribui para a promoção da aprendizagem por meio da análise da adequação entre o programa de ensino e os conhecimentos dos alunos. Por essa razão, é muito comum que essas avaliações sejam aplicadas no início do ano letivo, momento visto por muitos como mais propício para que o professor faça as alterações necessárias em seu planejamento.
A palavra que preenche corretamente a frase é:

    A) diagnóstica.

    B) classificatória.

    C) somatória.

    D) qualitativa.

    E) quantitativa.

As chamadas “novas tecnologias” oferecem atualmente uma grande facilidade para que o educador possa enriquecer sua prática pedagógica. Porém, o educador deve conhecer o que cada uma dessas facilidades tecnológicas tem a oferecer e como pode ser explorada em diferentes situações educacionais.
Sobre a utilização de tecnologias na escola, analise os itens a seguir e assinale V para verdadeira e F para falsa.
I - O objetivo da educação para as mídias é a formação do usuário ativo, crítico e criativo de todas as tecnologias de informação e comunicação. II - As facilidades técnicas oferecidas pelos computadores possibilitam a exploração de um leque ilimitado de ações pedagógicas, permitindo uma ampla diversidade de atividades que professores e alunos podem realizar. III - Para que o professor, no uso das novas tecnologias, desenvolva um trabalho de qualidade, é necessário que ele tenha somente o conhecimento técnico, não necessitando de envolvimento pedagógico. IV - A utilização de novas tecnologias na escola é importante exclusivamente por possibilitar que as crianças sejam capacitadas em dominá-las.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

    A) V, V, F, V.

    B) V, F, V, F.

    C) F, V, V, V.

    D) V, F, F, V.

    E) V, V, F, F.

Freire (1996), em seu livro “Pedagogia da Autonomia”, afirma que pensar certo coloca ao professor ou, mais amplamente, à escola, o dever de não só respeitar os saberes dos educandos, sobretudo os das classes populares, mas também o de discutir com os alunos a razão de ser de alguns desses saberes em relação ao ensino dos conteúdos. Sobre essa exigência, é CORRETO afirmar que:

    A) No ensino, há que se provocar o rompimento com a discussão da realidade concreta e a consideração do senso comum para que haja o respeito à ciência.

    B) O professor tem o dever de não só respeitar os saberes dos alunos, como também discutir com eles a relação desses saberes com os conteúdos da disciplina.

    C) No processo ensino-aprendizagem não importam as experiências informais das ruas e trabalho, mas sim as experiências vividas em salas de aula.

    D) O ensino exige criticidade, por isso o senso comum e a experiência cotidiana não devem ser considerados no processo educativo.

    E) Quem ensina deve ter competência e dominar todos os saberes; além disso, quem aprende é objeto de quem ensina.

O atendimento educacional especializado é fruto de um movimento mundial e nacional para uma escola de qualidade para todos, considerado um grande desafio a ser enfrentado pelos sistemas educacionais. Nesse sentido, faz-se necessário espaços localizados nas escolas de educação básica, onde o atendimento educacional especializado AEE seja realizado.
Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir.
I - É um serviço da educação especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que elimina as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. II - Essa ação vai ao encontro da Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da Educação Exclusiva, que orienta os sistemas educacionais na organização e a oferta de recursos e serviços da educação especial de forma complementar. III - A Educação Inclusiva não deve ser confundida como Educação Especial, porém, a segunda está inclusa na primeira. IV - é definida como modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades ou superdotação.
Estão CORRETAS as afirmativas

    A) I, II e IV, apenas.

    B) II, III e IV, apenas.

    C) I, III e IV, apenas.

    D) I, II e III, apenas.

    E) I, II, III, IV e V.

Analise as afirmativas abaixo, que tratam da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) n.º 9.394/1996, sobre as finalidades da educação básica:
I - A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. II - A educação básica pode organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar. III - Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.
Está(ão) CORRETA(S) as afirmativas

    A) I, apenas.

    B) I e II, apenas.

    C) I e III, apenas.

    D) II e III, apenas.

    E) I, II e III.

Segundo Libâneo (1994), a avaliação é uma tarefa complexa que não se resume à realização de provas e atribuição de notas. A mensuração apenas proporciona dados que devem ser submetidos a uma apreciação qualitativa. A avaliação escolar, para o autor,

    A) é um instrumento para obtenção de dados quantitativos acerca dos alunos, dos professores, da estrutura organizacional, dos recursos e das práticas de gestão, entre outros aspectos.

    B) é um comportamento que busca através da verificação e qualificação dos resultados obtidos, determinar a correspondência destes com os objetivos propostos.

    C) deve ser realizada pelos alunos, pelos pais e pela comunidade em geral, com o intuito de assinalar pontos deficitários e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos.

    D) deve ser realizada por equipes externas e visa apresentar as qualidades e deficiências da instituição e de seus cursos.

    E) deve ser realizada pela direção da Escola e está a serviço dos objetivos de ensino, do projeto pedagógico, do currículo e das metodologias.

Segundo Freire (1996), “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.” Se essas tendências forem consideradas pelo profissional pedagogo, no exercício de suas atividades pedagógicas, serão perceptíveis, no ambiente de trabalho,

    A) memorização de conteúdos como uma forma de preservação da cultura letrada e do conhecimento.

    B) diálogos que incentivem à busca pela aprendizagem e incentivos às trocas de experiências.

    C) capacitações para mistificação da realidade e treinamentos para a resolução de problemas.

    D) experiências compartilhadas com o objetivo de reforçar suas crenças e influenciar as atitudes dos outros.

    E) rigorosidade metódica, no processo de aprendizagem, para limitar o pensamento crítico do educando.

Em relação à educação a distância (EAD), pode-se afirmar que

    A) as universidades, por gozarem de autonomia pedagógica, podem oferecer cursos superiores a distância sem solicitação de credenciamento específico pelo Ministério da Educação.

    B) os cursos a distância, no âmbito das instituições de Ensino Superior, não necessitam do credenciamento do MEC e da Secretaria Estadual de Educação.

    C) a oferta de cursos ou programas a distância terá prazo de validade de até 10 anos, podendo ser renovado mediante novo processo de avaliação.

    D) a EAD é caracterizada pela separação entre professor e aluno no espaço e/ou tempo, e pelo controle do aprendizado realizado mais intensamente pelo aluno do que pelo instrutor distante.

    E) a EAD é uma modalidade educacional na qual a mediação nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de tecnologias de informação e comunicação.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...