Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando a avaliação e o acompanhamento de programas de educação corporativa, julgue os itens a seguir.

A avaliação das ações educativas desenvolvidas na organização não deve estar atrelada à relação custo-benefício de um treinamento, visto que a satisfação do empregado com o treinamento realizado constitui critério de avaliação preponderante.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos fundamentos da educação, julgue os itens seguintes.

Define-se educação como a transmissão integrada da cultura em todos os seus aspectos, mediante a utilização de método pedagógico que decorrerá das condições culturais e materiais de determinada sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das teorias e dos tipos de lideranças, julgue os itens que se seguem.

A realização de atividades de forma autodirigida é a principal característica da liderança democrática ou consultiva.

  • C. Certo
  • E. Errado

É fundamental a ação coordenada dos múltiplos profissionais que atuam com alunos com deficiência física, pois é necessário

  • A.

    considerar o aluno como alguém que poderá oferecer as pistas mais importantes sobre suas necessidades e possibilidades.

  • B.

    garantir que o professor realize o trabalho de letramento conforme as orientações do fonoaudiólogo.

  • C.

    que o profissional da área médica faça prescrições atualizadas a partir dos relatórios mensais da equipe.

  • D.

    permitir a avaliação de capacidades e déficits específicos de cada caso.

  • E.

    que o educador se aproprie do conhecimento dos profissionais de saúde e aprenda a atuar em seu lugar quando necessário.

A meta política é preparar os alunos, cidadãos e uma força de trabalho capaz de adotar novas tecnologias para apoiar o desenvolvimento social e melhorar a produtividade econômica. (Meta Política definida pela UNESCO, 2009, para o trabalho relacionado às Tecnologias da Informação e Comunicação/TICs junto aos alunos).

A gestão escolar contribui para que essa meta seja atingida quando

  • A.

    treina os professores para utilizar as ferramentas e aplicativos para a realização de seus planejamentos.

  • B.

    conhece os procedimentos para acesso à rede e manutenção de computadores, assim como programas em geral.

  • C.

    convence o grupo de professores da importância do trabalho com TICs para o futuro dos alunos a partir da discussão de textos da área.

  • D.

    altera o currículo da escola, considerando as TICs como principal eixo norteador do trabalho.

  • E.

    implementa ações de formação docente no desenvolvimento do uso das TICs visando a apropriação dessas tecnologias por parte do aluno.

Acerca das práticas da língua portuguesa, como a leitura, produção e escrita do texto, a análise linguística e a sistematização do código, julgue os itens seguintes.

Em virtude de as atividades de produção de textos terem o objetivo de tornar o aluno apto a construir textos coesos e coerentes, é dispensável, na realização dessas atividades, considerar as características específicas do gênero textual que está sendo trabalhado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, referentes a educação corporativa e a gestão de pessoas.

A educação corporativa, dado o seu caráter intencional e abrangente, é fundamental para a gestão de competências individuais, grupais e organizacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a avaliação e o acompanhamento de programas de educação corporativa, julgue os itens a seguir.

A avaliação de desempenho dos funcionários realizada durante o treinamento possibilita a obtenção de indicadores para a verificação da efetividade da atividade proposta.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das teorias e dos tipos de lideranças, julgue os itens que se seguem.

A teoria dos traços focaliza o líder a partir de qualidades pessoais relacionadas tanto a habilidades quanto a características de personalidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Pereira (SEE, 2005) afirma que, quando se trata da compreensão da leitura por alunos surdos, é preciso considerar que a maior parte deles chega à escola sem língua e frequentemente inicia o aprendizado da leitura e da escrita do português. Conclui-se que, para a maioria das crianças surdas, aprender a ler e escrever significa

  • A.

    desenvolver a percepção visual e auditiva.

  • B.

    aprender um código escrito restrito.

  • C.

    desenvolver uma habilidade inata.

  • D.

    aprender a fala para depois aprender a escrever.

  • E.

    aprender uma língua.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...