Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando a avaliação e o acompanhamento de programas de educação corporativa, julgue os itens a seguir.
A avaliação das ações educativas desenvolvidas na organização não deve estar atrelada à relação custo-benefício de um treinamento, visto que a satisfação do empregado com o treinamento realizado constitui critério de avaliação preponderante.
Com relação aos fundamentos da educação, julgue os itens seguintes.
Define-se educação como a transmissão integrada da cultura em todos os seus aspectos, mediante a utilização de método pedagógico que decorrerá das condições culturais e materiais de determinada sociedade.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito das teorias e dos tipos de lideranças, julgue os itens que se seguem.
A realização de atividades de forma autodirigida é a principal característica da liderança democrática ou consultiva.
É fundamental a ação coordenada dos múltiplos profissionais que atuam com alunos com deficiência física, pois é necessário
considerar o aluno como alguém que poderá oferecer as pistas mais importantes sobre suas necessidades e possibilidades.
garantir que o professor realize o trabalho de letramento conforme as orientações do fonoaudiólogo.
que o profissional da área médica faça prescrições atualizadas a partir dos relatórios mensais da equipe.
permitir a avaliação de capacidades e déficits específicos de cada caso.
que o educador se aproprie do conhecimento dos profissionais de saúde e aprenda a atuar em seu lugar quando necessário.
A meta política é preparar os alunos, cidadãos e uma força de trabalho capaz de adotar novas tecnologias para apoiar o desenvolvimento social e melhorar a produtividade econômica. (Meta Política definida pela UNESCO, 2009, para o trabalho relacionado às Tecnologias da Informação e Comunicação/TICs junto aos alunos).
A gestão escolar contribui para que essa meta seja atingida quando
treina os professores para utilizar as ferramentas e aplicativos para a realização de seus planejamentos.
conhece os procedimentos para acesso à rede e manutenção de computadores, assim como programas em geral.
convence o grupo de professores da importância do trabalho com TICs para o futuro dos alunos a partir da discussão de textos da área.
altera o currículo da escola, considerando as TICs como principal eixo norteador do trabalho.
implementa ações de formação docente no desenvolvimento do uso das TICs visando a apropriação dessas tecnologias por parte do aluno.
Acerca das práticas da língua portuguesa, como a leitura, produção e escrita do texto, a análise linguística e a sistematização do código, julgue os itens seguintes.
Em virtude de as atividades de produção de textos terem o objetivo de tornar o aluno apto a construir textos coesos e coerentes, é dispensável, na realização dessas atividades, considerar as características específicas do gênero textual que está sendo trabalhado.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os próximos itens, referentes a educação corporativa e a gestão de pessoas.
A educação corporativa, dado o seu caráter intencional e abrangente, é fundamental para a gestão de competências individuais, grupais e organizacionais.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando a avaliação e o acompanhamento de programas de educação corporativa, julgue os itens a seguir.
A avaliação de desempenho dos funcionários realizada durante o treinamento possibilita a obtenção de indicadores para a verificação da efetividade da atividade proposta.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito das teorias e dos tipos de lideranças, julgue os itens que se seguem.
A teoria dos traços focaliza o líder a partir de qualidades pessoais relacionadas tanto a habilidades quanto a características de personalidade.
Pereira (SEE, 2005) afirma que, quando se trata da compreensão da leitura por alunos surdos, é preciso considerar que a maior parte deles chega à escola sem língua e frequentemente inicia o aprendizado da leitura e da escrita do português. Conclui-se que, para a maioria das crianças surdas, aprender a ler e escrever significa
desenvolver a percepção visual e auditiva.
aprender um código escrito restrito.
desenvolver uma habilidade inata.
aprender a fala para depois aprender a escrever.
aprender uma língua.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...