Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa correta, de acordo com Elena Martin e César Coll:

  • A. As melhorias nos procedimentos e técnicas de avaliação da aprendizagem, assim como as melhorias em qualquer outro aspecto da prática educacional, podem e devem ser entendidos em termos de pura e simples substituição.
  • B. As melhorias nos procedimentos e técnicas de avaliação não devem ser feitos em termos de uma releitura, nem de uma reconsideração daquilo que vem sendo feito habitualmente em uma perspectiva mais ampla com a finalidade de enriquecê-lo.
  • C. Uma atividade de avaliação não tem o propósito de discernir se a aprendizagem realizada pelos alunos é ou não significativa; é preciso detectar o grau de significatividade da aprendizagem realizada.
  • D. Todas as alternativas estão corretas.

Acerca da relação entre educação e sociedade e dos seus principais teóricos, julgue os itens a seguir.

Max Weber considerava que as práticas pedagógicas, como fato social, são determinadas pela estrutura social em vez de por decisões arbitrárias de educadores.

  • C. Certo
  • E. Errado

A socialização é fator indispensável no processo de desenvolvimento do ser humano, pois é através dela que o indivíduo apropria-se dos comportamentos produzidos pela sociedade. A escola também é um espaço privilegiado para a socialização da criança. Pensando na socialização do aluno surdo, a escola poderá optar uma proposta de educação que valorize a

  • A.

    linguagem oral, para o aluno valorizar o modelo ouvintista.

  • B.

    língua portuguesa escrita e o contato com textos acadêmicos.

  • C.

    língua de sinais, para favorecer a oralização do surdo.

  • D.

    língua de sinais e o contato com os pares surdos, para construção de uma identidade mais fortalecida.

  • E.

    modalidade bimodal, para o aluno expressar seus sentimentos.

A Coordenadora da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas forneceu, diante da Resolução SE no 93/2009, instruções relativas às competências e atribuições dos docentes responsáveis pela recuperação. Estipula, assim, que o docente responsável pela recuperação paralela deve, rotineiramente,

  • A.

    favorecer a permanência do aluno nessas atividades, de modo que ele obtenha uma maior atenção do professor nas aulas da classe regular.

  • B.

    realizar uma avaliação diagnóstica dos alunos encaminhados para recuperação, detalhando as dificuldades apontadas pelo professor da classe.

  • C.

    evidenciar as formas de acompanhamento, pela equipe gestora, do trabalho desenvolvido pelos professores ao longo do semestre.

  • D.

    fazer uso do horário das aulas de recuperação para contemplar, no caso de escolas com até 15 (quinze) classes, o mínimo de três dias por semana.

  • E.

    estipular a metodologia e materiais didáticos e tecnológicos a serem utilizados nas aulas regulares, articulando-as às aulas de recuperação.

Com relação à alfabetização e ao letramento, julgue os itens a seguir.

Por serem processos diferenciados, a ação pedagógica deve contemplar, em momentos distintos, a alfabetização e o letramento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de diagnósticos organizacionais, julgue os itens subsecutivos.

O diagnóstico organizacional fornece informações relevantes para a elaboração do planejamento da organização, contribuindo para o processo decisório e a realização das mudanças desejadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a treinamento e desenvolvimento de pessoal nas organizações, julgue os itens a seguir.

Todo processo de desenvolvimento no ambiente organizacional constitui oportunidade para o crescimento pessoal e profissional do indivíduo, pois a ampliação de seu potencial e de suas capacidades o habilita a ocupar cargos hierarquicamente superiores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para Elena Martin e César Coll, é falsa a alternativa:

  • A. Basta avaliar as aprendizagens realizadas por nossos alunos, sendo desnecessário avaliar nossa própria atuação como professores e as atividades de ensino que planejamos e desenvolvemos com eles.
  • B. Há diferentes tipos de avaliação que podem desempenhar funções diferentes, sendo necessário, consequentemente, utilizar procedimentos e técnicas de avaliação igualmente diferenciados.
  • C. A avaliação continua sendo um dos ingredientes de nossa atividade profissional que ainda coloca maiores dificuldades, dúvidas e contradições, ainda mais quando inserimos nossa atividade docente na perspectiva construtivista do ensino e da aprendizagem.
  • D. Os alunos aprendem, provavelmente, muito mais do que aquilo que somos capazes de captar com as atividades de avaliação em que propomos que participem.

Acerca da relação entre educação e sociedade e dos seus principais teóricos, julgue os itens a seguir.

Para Talcott Parsons, a igualdade de oportunidades no início da escolarização e a neutralidade própria do sistema público de ensino são princípios que sustentam a relação entre educação e sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na aula de Matemática, o professor explica o conteúdo e o aluno surdo não compreende. Então, o aluno surdo diz ao tradutor/intérprete que não entendeu e não sabe fazer o exercício. Qual o papel do tradutor/intérprete nessa situação?

  • A.

    Explicar o conteúdo novamente ao aluno.

  • B.

    Combinar de estudar os exercícios junto com o aluno após a aula.

  • C.

    Mediar a comunicação entre aluno e professor.

  • D.

    Pedir para o colega ao lado ajudar o aluno.

  • E.

    Dizer ao professor que o aluno não entende porque é surdo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...