Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O Conselho Estadual de Educação de São Paulo, no uso de suas atribuições, instituiu, nesse estado, por meio da deliberação no 09/97, o regime de Progressão Continuada, entendido como
necessidade de avaliação das competências, com fundamento nos conteúdos mínimos e obrigatórios, dispostos nas diretrizes nacionais.
aprovação automática de todas as crianças, independentemente das conquistas realizadas, ao final de cada ciclo do Ensino Fundamental.
controle da matrícula referenciada nos resultados da aprendizagem por série e disciplina, de modo a evitar que alunos reprovados mudem de escola.
manutenção dos requisitos previstos para a modalidade Aceleração, conforme a idade do aluno e sua série de destino, resguardada sua vontade.
garantia de avaliação da aprendizagem, que deve ser objeto de recuperação contínua e paralela, a partir dos resultados parciais ou finais.
Acerca das práticas da língua portuguesa, como a leitura, produção e escrita do texto, a análise linguística e a sistematização do código, julgue os itens seguintes.
A prática de leitura deve ser realizada mediante a utilização de textos que apresentem conteúdo específico, estejam redigidos de acordo com a norma padrão de língua e sejam didáticos.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca de diagnósticos organizacionais, julgue os itens subsecutivos.
O levantamento das percepções dos empregados sobre o funcionamento da organização não constitui item obrigatório do diagnóstico organizacional, contudo pode ser realizado para complementá-lo.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando a avaliação e o acompanhamento de programas de educação corporativa, julgue os itens a seguir.
A avaliação possibilita a identificação das competências individuais e organizacionais necessárias ao funcionamento eficiente e eficaz da organização.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito das teorias e dos tipos de lideranças, julgue os itens que se seguem.
Considera-se liderança liberal a que é exercida em determinado momento ou contexto interno ou externo, caracterizando-se, portanto, por ser bastante flexível.
Na avaliação de aprendizagem do aluno surdo, não se pode permitir que o desempenho linguístico interfira de maneira castradora no desempenho acadêmico, visto que esse aluno, em razão de sua perda auditiva, já tem uma defasagem linguística no se refere à língua portuguesa (falada e/ou escrita). Portanto, o professor deverá considerar
todos os erros ortográficos de escrita e acentuação.
o conteúdo (semântico) e a forma (morfossintático).
o desempenho linguístico e o nível fonológico.
a amplitude do vocabulário apresentado.
a estrutura gramatical da língua portuguesa escrita.
Para Tardif (2008) a relação dos docentes com os saberes não se reduz a uma função de transmissão dos conhecimentos já constituídos. Sua prática integra diferentes saberes, com os quais o corpo docente mantém diferentes relações. O autor define o saber docente como um
saber da formação profissional, que se encontra sistematizado em doutrinas ou teorias compreendidas como fonte privilegiada de conhecimento e de experiência profissional.
conjunto de conhecimentos atemporais e de diferentes naturezas, que tem como eixo central o saber da experiência que emerge da tradição cultural.
conhecimento oriundo da experiência e legitimado por ela, incorporado à experiência individual e coletiva sob a forma de habitus e de habilidades, de saber-fazer e de saber-ser.
saber plural, formado pelo amálgama, mais ou menos coerente, de saberes oriundos da formação profissional e de saberes disciplinares, curriculares e experienciais.
saber formado por um conjunto de crenças a partir das quais os professores interpretam e orientam sua profissão e sua prática cotidiana em todas as suas dimensões.
Acerca das práticas da língua portuguesa, como a leitura, produção e escrita do texto, a análise linguística e a sistematização do código, julgue os itens seguintes.
A prática da leitura é necessária, entre outras razões, por propiciar a produção oral, escrita e outros tipos de linguagem.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca de diagnósticos organizacionais, julgue os itens subsecutivos.
Na fase de elaboração do diagnóstico, o conhecimento dos objetivos, das metas e do estilo da organização pode interferir negativamente na percepção das relações profissionais estabelecidas internamente nessa organização, dificultando, assim, a obtenção de um diagnóstico correto da dinâmica organizacional.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação a treinamento e desenvolvimento de pessoal nas organizações, julgue os itens a seguir.
Por meio de treinamento, busca-se desenvolver nas pessoas habilidades e competências exigidas para o desempenho de determinado trabalho ou função.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...