Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O Conselho Estadual de Educação de São Paulo, no uso de suas atribuições, instituiu, nesse estado, por meio da deliberação no 09/97, o regime de Progressão Continuada, entendido como

  • A.

    necessidade de avaliação das competências, com fundamento nos conteúdos mínimos e obrigatórios, dispostos nas diretrizes nacionais.

  • B.

    aprovação automática de todas as crianças, independentemente das conquistas realizadas, ao final de cada ciclo do Ensino Fundamental.

  • C.

    controle da matrícula referenciada nos resultados da aprendizagem por série e disciplina, de modo a evitar que alunos reprovados mudem de escola.

  • D.

    manutenção dos requisitos previstos para a modalidade Aceleração, conforme a idade do aluno e sua série de destino, resguardada sua vontade.

  • E.

    garantia de avaliação da aprendizagem, que deve ser objeto de recuperação contínua e paralela, a partir dos resultados parciais ou finais.

Acerca das práticas da língua portuguesa, como a leitura, produção e escrita do texto, a análise linguística e a sistematização do código, julgue os itens seguintes.

A prática de leitura deve ser realizada mediante a utilização de textos que apresentem conteúdo específico, estejam redigidos de acordo com a norma padrão de língua e sejam didáticos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de diagnósticos organizacionais, julgue os itens subsecutivos.

O levantamento das percepções dos empregados sobre o funcionamento da organização não constitui item obrigatório do diagnóstico organizacional, contudo pode ser realizado para complementá-lo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a avaliação e o acompanhamento de programas de educação corporativa, julgue os itens a seguir.

A avaliação possibilita a identificação das competências individuais e organizacionais necessárias ao funcionamento eficiente e eficaz da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das teorias e dos tipos de lideranças, julgue os itens que se seguem.

Considera-se liderança liberal a que é exercida em determinado momento ou contexto interno ou externo, caracterizando-se, portanto, por ser bastante flexível.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na avaliação de aprendizagem do aluno surdo, não se pode permitir que o desempenho linguístico interfira de maneira castradora no desempenho acadêmico, visto que esse aluno, em razão de sua perda auditiva, já tem uma defasagem linguística no se refere à língua portuguesa (falada e/ou escrita). Portanto, o professor deverá considerar

  • A.

    todos os erros ortográficos de escrita e acentuação.

  • B.

    o conteúdo (semântico) e a forma (morfossintático).

  • C.

    o desempenho linguístico e o nível fonológico.

  • D.

    a amplitude do vocabulário apresentado.

  • E.

    a estrutura gramatical da língua portuguesa escrita.

Para Tardif (2008) a relação dos docentes com os saberes não se reduz a uma função de transmissão dos conhecimentos já constituídos. Sua prática integra diferentes saberes, com os quais o corpo docente mantém diferentes relações. O autor define o saber docente como um

  • A.

    saber da formação profissional, que se encontra sistematizado em doutrinas ou teorias compreendidas como fonte privilegiada de conhecimento e de experiência profissional.

  • B.

    conjunto de conhecimentos atemporais e de diferentes naturezas, que tem como eixo central o saber da experiência que emerge da tradição cultural.

  • C.

    conhecimento oriundo da experiência e legitimado por ela, incorporado à experiência individual e coletiva sob a forma de habitus e de habilidades, de saber-fazer e de saber-ser.

  • D.

    saber plural, formado pelo amálgama, mais ou menos coerente, de saberes oriundos da formação profissional e de saberes disciplinares, curriculares e experienciais.

  • E.

    saber formado por um conjunto de crenças a partir das quais os professores interpretam e orientam sua profissão e sua prática cotidiana em todas as suas dimensões.

Acerca das práticas da língua portuguesa, como a leitura, produção e escrita do texto, a análise linguística e a sistematização do código, julgue os itens seguintes.

A prática da leitura é necessária, entre outras razões, por propiciar a produção oral, escrita e outros tipos de linguagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de diagnósticos organizacionais, julgue os itens subsecutivos.

Na fase de elaboração do diagnóstico, o conhecimento dos objetivos, das metas e do estilo da organização pode interferir negativamente na percepção das relações profissionais estabelecidas internamente nessa organização, dificultando, assim, a obtenção de um diagnóstico correto da dinâmica organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a treinamento e desenvolvimento de pessoal nas organizações, julgue os itens a seguir.

Por meio de treinamento, busca-se desenvolver nas pessoas habilidades e competências exigidas para o desempenho de determinado trabalho ou função.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...