Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que concerne à intencionalidade da avaliação no processo de apropriação e produção do conhecimento, julgue os itens subsequentes.
Processo avaliativo que se fundamenta na mediação não deve utilizar-se de um planejamento inflexível, visto que este impede o desenvolvimento e a construção de conhecimentos pelos alunos.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando que a atuação do pedagogo nas organizações é decisiva para o sucesso de uma atividade educativa ou de um treinamento, julgue os itens a seguir.
No contexto organizacional, a manutenção de rotinas é essencial para a efetividade dos programas de treinamento, razão por que se deve evitar o constante estímulo à capacidade de inovação e à criatividade dos funcionários.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando a avaliação e o acompanhamento de programas de educação corporativa, julgue os itens a seguir.
A avaliação de impacto indica o grau de transferência das competências e habilidades aprendidas no treinamento para o trabalho.
Com relação aos fundamentos da educação, julgue os itens seguintes.
O perenalismo constitui abordagem teórica cujos formuladores defendem que, a despeito de as estruturas sociais serem constantes, a natureza humana é inconstante, razão por que é necessária a introdução de mudanças na forma da educação.
O conhecimento aprofundado das pedagogias educacionais é importante para a compreensão do processo de educação nutricional. Sobre as diferentes pedagogias tem-se que
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, a respeito da relação entre escola e sociedade.
Segundo Paulo Freire, um projeto de escola que busque a formação da cidadania precisa: tratar todos os indivíduos com dignidade, com respeito à divergência, valorizando o que cada um tem de bom; fazer que a escola se torne mais atualizada para que os alunos gostem dela; e, ainda, garantir espaço para a construção de conhecimentos científicos significativos, que contribuam para uma análise crítica da realidade.
O professor deve acompanhar o quadro de saúde de seu aluno e precisa saber se a situação corporal e o desempenho das funções motoras são estáveis ou se há um quadro degenerativo com perspectiva de perda de potencialidades. Isso tem por objetivo
informar a família sobre o prognóstico do aluno, explicando a natureza de seu quadro neuromotor.
obter dados para saber quando o aluno deve ser encaminhado para uma instituição especializada.
discriminar se o desempenho do aluno, quando abaixo do esperado, se deve a desinteresse, desconhecimento ou dificuldade de compreensão ou a involução neuromotora.
preparar-se para assumir as funções dos profissionais de saúde no ambiente escolar, na sala multifuncional, no contraturno.
ajudar o aluno a buscar informações adicionais sobre o problema na internet, para ter base mais ampla para falar com o médico.
A sociedade atual, fortemente marcada pela presença das Tecnologias de Informação e Comunicação, coloca para a escola a necessidade de
resistir politicamente à entrada das TICs na escola, preservando os alunos da massificação tecnológica.
aderir ao ensino à distância como forma de garantir a inserção dos alunos no mercado de trabalho.
planejar as ações pedagógicas de forma a possibilitar que os alunos recebam os conhecimentos efetivamente.
controlar o uso das tecnologias, já que os alunos apenas as utilizam para comunicar-se socialmente.
organizar situações de aprendizagem que possibilitem aos alunos lidar com as tecnologias de modo seletivo e reflexivo.
No que concerne à intencionalidade da avaliação no processo de apropriação e produção do conhecimento, julgue os itens subsequentes.
Ao avaliar um aluno em processo de alfabetização, o professor deve enfatizar os erros de maneira quantitativa, garantindo, assim, um processo avaliativo mediador.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os próximos itens, referentes a educação corporativa e a gestão de pessoas.
A educação corporativa deve estar ajustada às estratégias organizacionais, objetivando não só a superação das falhas e dos problemas, mas também o cumprimento da missão da organização.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...