Questões de Pedagogia

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O que é conhecimento? Como aprendemos? Como conhecemos? Para Piaget “o nível de competência intelectual do sujeito, em um determinado momento de seu desenvolvimento, dependeria de seus esquemas, do número dos mesmos e da maneira como se combinam e se coordenam entre si”. Assim, ele destaca que o desenvolvimento cognitivo no sujeito é uma sucessão de estágios e subestágios, nos quais os esquemas se organizam e combinam entre si, formando estruturas. Considerando os estágios de desenvolvimento, segundo Piaget, relacione as colunas a seguir.

I. Estágio sensório-motor.

II. Estágio pré-operatório.

III. Estágio operatório-concreto.

IV. Estágio operatório-formal.

( ) O sujeito abandona a presença e a manipulação dos objetos concretos. A linguagem e afetividade estão em contínuo desenvolvimento, sendo que o sujeito busca agora, construir e respeitar valores morais e sociais.

( ) Neste estágio, a criança conhece o mundo através da manipulação, ou seja, conquista através da percepção e dos movimentos do universo que a cerca.

( ) Esse período é caracterizado pelo início da construção lógica, ou seja, consegue realizar uma ação física ou mental dirigida para um objetivo, revertendo-se para seu início.

( ) Esse período para Piaget, é marcado pelo surgimento da linguagem, o que acarretará modificações significativas nas áreas intelectual, afetiva e social.

A sequência está correta em

  • A.

    IV, I, III, II

  • B.

    VI, III, II, I

  • C.

    II, I, IV, III

  • D.

    I, IV, III, II.

  • E.

    III, I, IV, II

Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 13 e 14.

As professoras de uma escola paulista, ao tomarem ciência de que os resultados de seus alunos no SARESP foi muito abaixo do esperado, comentam que não estão espantadas. Uma delas falou que esperar mais, de alunos desinteressados, imaturos e carentes, seria absurdo. Outra disse que concordava integralmente, pois, além disso tudo, os pais não acompanhavam os estudos dos filhos e nem valorizavam a escola. Uma outra afirmou ser impossível ensinar, quando as classes estavam superlotadas. Seguiram- se outras falas, mas o tom continuou o mesmo.

A diretora, procurando direcionar a discussão, salientou, corretamente, que essas falas revelam que o problema da avaliação está no fato destes professores adotarem uma fala simplista, que

  • A.

    mascara a necessidade de se avaliar constantemente o que os alunos aprenderam, para que tão logo surjam as dificuldades, elas sejam sanadas.

  • B.

    leva a uma preocupação maior com a nota do que com a desqualificação do trabalho docente diante da famílias dos alunos e da sociedade mais ampla.

  • C.

    impede a apreensão de que a função da avaliação é, justamente, identificar os alunos cujo mérito deve ser reconhecido e aclamado.

  • D.

    oculta o fato de a avaliação ser uma técnica útil e necessária para classificar o rendimento dos alunos, devendo ser constantemente aprimorada.

  • E.

    desconsidera que a avaliação cumpre, em si mesma, um papel central na escola, que é o de orientar os alunos para estudar mais.

Thoma (in Skliar, 2005) apresenta depoimento de uma intérprete de LIBRAS, que afirma: Eu vejo que ser surdo é uma condição social. Não tem nada a ver com perda, com não perda. É uma questão de identidade. Ele é assim... . Nesse depoimento, está presente uma representação de surdo como

  • A.

    pessoa que precisa desabrochar para participar da vida coletiva.

  • B.

    oralizado, que tem o que a sociedade define como identidade surda.

  • C.

    sujeito social, com uma cultura historicamente constituída.

  • D.

    indivíduo passivo, manipulado pela comunidade ouvinte.

  • E.

    deficiente auditivo, até adquirir uma comunicação adequada ao sistema educacional.

Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 10 a 12.

No recreio, um grupo de alunos de 4º ano está conversando. Um deles diz: − Não adianta a gente ficar brava com os alunos do 4º ano B. Só piora as coisas. Eles são muito ruins e fazem coisas más. Só que não adianta a gente querer revidar. Outro responde: − É isso aí: a gente tem que fingir que está na maior calma. Outro, ainda, fala: − Eu acho melhor rezar...'

Se escutasse essa conversa, você

  • A.

    deixaria o assunto de lado, na medida em que esse é um assunto que só diz respeito aos alunos.

  • B.

    procuraria o grupo e diria que ouviu a conversa e gostaria de conversar sobre isso.

  • C.

    esperaria a visita da supervisora de ensino, para relatar-lhe o fato e se aconselhar.

  • D.

    comunicaria o fato ao Conselho Tutelar, para que ele notificasse os pais do 4ºano B.

  • E.

    comentaria, na HTPC, que a falta de educação familiar traz o bullying para a escola.

Segundo Libâneo, uma escola que adota o modelo burocrático de gestão possui algumas características. Analise as afirmativas sobre este modelo, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Espírito de equipe

( ) Decisões centralizadas

( ) Relações informais

( ) Ausência da comunidade

  • A. F – V – F – V
  • B. F – F – F – V
  • C. F– V – F – F
  • D. V – V – F – V
  • E. V – F – V – F

Dada a diversidade dos alunos, o ensino não pode se limitar a proporcionar sempre o mesmo tipo de ajuda e intervenção − é preciso diversificar os tipos de ajuda: fazer perguntas ou apresentar tarefas que requeiram diferentes níveis de raciocínio e realização; possibilitar respostas positivas, melhorando-as quando são insatisfatórias; não tratar de forma diferente os alunos com rendimento abaixo do esperado; estimular constantemente o progresso pessoal etc. Para que tudo isso seja possível, é preciso

  • A.

    organizar a turma pelo rendimento dos alunos e formar equipes fixas, para que os alunos com melhor rendimento não se sintam desmotivados.

  • B.

    aplicar avaliações regulares para intervir e oferecer apoio em atividades que não estejam ao alcance da turma, com especial atenção aos erros cometidos pelos alunos.

  • C.

    tomar medidas de organização do grupo, de tempo e de espaço e, ao mesmo tempo, de organização dos próprios conteúdos, que possibilitem a atenção às necessidades individuais.

  • D.

    oferecer apoio e assistência de natureza emocional e intelectual durante as atividades propostas, para que os alunos se sintam acolhidos pelo professor.

  • E.

    oferecer, com frequência, o mesmo tipo de ajuda e intervenção para que os alunos possam avançar nos conhecimentos e sintam necessidade de fazer perguntas.

Assinale a alternativa que corresponde ao dispositivo que permite a participação da comunidade na gestão participativa da escola:

  • A. a prática de esportes na escola.
  • B. a qualidade da merenda escolar.
  • C. o cumprimento da legislação escolar.
  • D. a realização de eleições para diretores.
  • E. a intervenção organizada na vida escolar.

Com relação à função da comunidade escolar e aos atendimentos especializados, julgue os itens que se seguem.

Inclusão escolar não é assunto somente de professores, pais e alunos, mas de toda a comunidade em que a escola se insere.

  • C. Certo
  • E. Errado

Associe as atribuições do gestor escolar, relacionados na coluna da esquerda, com os respectivos tipos de gestores, apresentados na coluna da direita. A seguir, assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação.

  • A. I – 2; II – 2; III – 3; IV – 1; V – 2; VI – 1.
  • B. I – 1; II – 1; III – 3; IV – 2; V – 2; VI – 2.
  • C. I – 1; II – 1; III – 1; IV – 3; V – 2; VI – 2.
  • D. I – 3; II – 1; III – 2; IV – 2; V – 1; VI – 2.
  • E. I – 3; II – 3; III – 3; IV – 1; V – 2; VI – 2.

A respeito das formas de ensino e de avaliação no âmbito da educação especial, julgue os itens subsecutivos.

Os alunos com deficiência intelectual necessitam de escolas separadas das regulares e que ofereçam metodologias e material pedagógico apropriado para atender a essas limitações.

  • C. Certo
  • E. Errado
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