Questões de Pedagogia

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Considerando o que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei n./ 9.394/1996), julgue os itens subsequentes.

O pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, o respeito à liberdade, o apreço à tolerância e a valorização da experiência extraescolar constituem princípios nos quais o ensino brasileiro deve fundamentar-se.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem a partir da concepção de tecnologias da informação e sua relação com os processos educativos.

As tecnologias de comunicação substituem o professor, pois a tarefa primordial de passar informações pode ser transferida aos bancos de dados, livros, vídeos e programas em CD.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para Constance Kamii, em “A criança e o número”, é correta a alternativa:

I. Para que a criança adquira conhecimento social é dispensável a interferência de outras pessoas.

II. Assim como o conhecimento físico, o conhecimento social é um conhecimento de conteúdo e requer uma estrutura lógico-matemática para sua assimilação e organização.

III. A abstração construtiva ou reflexiva é uma construção feita pela mente e, que, representa apenas o enfoque sobre algo já existente nos objetos.

IV. As relações não têm existência na realidade externa, a relação entre os objetos existe somente nas mentes daqueles que podem criá-la.

  • A. Apenas I e II estão corretas.
  • B. Apenas I e III estão corretas.
  • C. Apenas II e IV estão corretas.
  • D. Apenas II e III estão corretas.

Com referência à concepção empresarial e a emancipatória de projeto político-pedagógico, julgue os próximos itens.

O objetivo da avaliação, de acordo com a perspectiva emancipadora, é a construção do sucesso da inclusão escolar em contraposição à lógica de punição ou premiação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, referentes à função social da alfabetização na atualidade.

Entre as funções da escola, inclui-se a relativa à promoção do letramento, por meio do qual os alunos tornam-se capazes de ler, interpretar e produzir diferentes tipos de textos nas mais variadas situações comunicativas. O domínio do letramento não representa, todavia, um diferencial nas relações interpessoais e na efetiva participação social.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei n./ 9.394/1996), julgue os itens subsequentes.

Cabe aos docentes participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino onde atuam e executá-la a partir de um plano de trabalho coerente com as metas estabelecidas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem a partir da concepção de tecnologias da informação e sua relação com os processos educativos.

O currículo em rede online exige a comunicação interativa interdisciplinar, na qual saber e fazer transcendem as atitudes burocráticas que separam quem elabora, quem ministra, quem tira dúvidas e quem administra o processo da aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa correta, de acordo com Jussara Hoffmann:

I. É desnecessário o compromisso da escola em tornar a criança consciente do direito à educação, capaz de reivindicar uma escola de qualidade.

II. A escola deve compreender as crianças a ponto de auxiliá-las a usufruir seu direito ao ensino fundamental no sentido de sua promoção como cidadãos participantes nessa sociedade.

III. A política de “escola para todas as crianças” é desperdício de dinheiro público, pois nem todas as crianças se interessam pelo estudo.

IV. Se a criança das classes populares for considerada, desde logo, como de futuro impossível, não terá nem tempo justo de provar o quanto poderemos contar com ela.

  • A. Apenas II e IV estão corretas.
  • B. Apenas I e III estão corretas.
  • C. I, II, III e IV estão corretas.
  • D. I, II, III e IV não estão corretas.

Julgue os itens que se seguem, referentes à função social da alfabetização na atualidade.

O domínio da língua oficial do país tem estreita relação com a possibilidade de plena participação social, uma vez que garante aos alunos o acesso aos saberes linguísticos necessários para o exercício da cidadania.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com as Diretrizes Nacionais do Curso de Graduação

em Pedagogia, licenciatura (2006), o egresso do

curso de pedagogia deve estar apto, entre outras coisas, a

participar da gestão das instituições planejando, executando,

acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais,

em ambientes escolares e não escolares.

Neste sentido, cabe ao pedagogo que atua em um ambiente

não escolar:

I. avaliar a produtividade da instituição.

II. identificar competências e habilidades dos funcionários

da instituição.

III. aumentar a produtividade da instituição.

IV. elaborar programas de capacitação técnica.

V. avaliar o resultado das ações formativas.

As ações que mais se enquadram na função de um pedagogo

em um contexto não escolar são as descritas

APENAS em

  • A.

    I, II e IV.

  • B.

    II, IV e V.

  • C.

    I, III e V.

  • D.

    II, III e IV.

  • E.

    I, IV e V.

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