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Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando o que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB Lei n./ 9.394/1996), julgue os itens subsequentes.
O pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, o respeito à liberdade, o apreço à tolerância e a valorização da experiência extraescolar constituem princípios nos quais o ensino brasileiro deve fundamentar-se.
Julgue os itens que se seguem a partir da concepção de tecnologias da informação e sua relação com os processos educativos.
As tecnologias de comunicação substituem o professor, pois a tarefa primordial de passar informações pode ser transferida aos bancos de dados, livros, vídeos e programas em CD.Para Constance Kamii, em A criança e o número, é correta a alternativa:
I. Para que a criança adquira conhecimento social é dispensável a interferência de outras pessoas.
II. Assim como o conhecimento físico, o conhecimento social é um conhecimento de conteúdo e requer uma estrutura lógico-matemática para sua assimilação e organização.
III. A abstração construtiva ou reflexiva é uma construção feita pela mente e, que, representa apenas o enfoque sobre algo já existente nos objetos.
IV. As relações não têm existência na realidade externa, a relação entre os objetos existe somente nas mentes daqueles que podem criá-la.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com referência à concepção empresarial e a emancipatória de projeto político-pedagógico, julgue os próximos itens.
O objetivo da avaliação, de acordo com a perspectiva emancipadora, é a construção do sucesso da inclusão escolar em contraposição à lógica de punição ou premiação.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens que se seguem, referentes à função social da alfabetização na atualidade.
Entre as funções da escola, inclui-se a relativa à promoção do letramento, por meio do qual os alunos tornam-se capazes de ler, interpretar e produzir diferentes tipos de textos nas mais variadas situações comunicativas. O domínio do letramento não representa, todavia, um diferencial nas relações interpessoais e na efetiva participação social.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando o que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB Lei n./ 9.394/1996), julgue os itens subsequentes.
Cabe aos docentes participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino onde atuam e executá-la a partir de um plano de trabalho coerente com as metas estabelecidas.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens que se seguem a partir da concepção de tecnologias da informação e sua relação com os processos educativos.
O currículo em rede online exige a comunicação interativa interdisciplinar, na qual saber e fazer transcendem as atitudes burocráticas que separam quem elabora, quem ministra, quem tira dúvidas e quem administra o processo da aprendizagem.
Assinale a alternativa correta, de acordo com Jussara Hoffmann:
I. É desnecessário o compromisso da escola em tornar a criança consciente do direito à educação, capaz de reivindicar uma escola de qualidade.
II. A escola deve compreender as crianças a ponto de auxiliá-las a usufruir seu direito ao ensino fundamental no sentido de sua promoção como cidadãos participantes nessa sociedade.
III. A política de escola para todas as crianças é desperdício de dinheiro público, pois nem todas as crianças se interessam pelo estudo.
IV. Se a criança das classes populares for considerada, desde logo, como de futuro impossível, não terá nem tempo justo de provar o quanto poderemos contar com ela.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens que se seguem, referentes à função social da alfabetização na atualidade.
O domínio da língua oficial do país tem estreita relação com a possibilidade de plena participação social, uma vez que garante aos alunos o acesso aos saberes linguísticos necessários para o exercício da cidadania.
De acordo com as Diretrizes Nacionais do Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura (2006), o egresso do curso de pedagogia deve estar apto, entre outras coisas, a participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não escolares. Neste sentido, cabe ao pedagogo que atua em um ambiente não escolar: I
II
. identificar competências e habilidades dos funcionáriosda instituição.
III
. aumentar a produtividade da instituição.IV
. elaborar programas de capacitação técnica.V
. avaliar o resultado das ações formativas.As ações que mais se enquadram na função de um pedagogo
em um contexto não escolar são as descritas
APENAS em
I, II e IV.
II, IV e V.
I, III e V.
II, III e IV.
I, IV e V.
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