Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens que se seguem a partir da concepção de tecnologias da informação e sua relação com os processos educativos.
A concepção de materiais didáticos que incorporem novas tecnologias capazes de oferecer uma reestruturação do processo de aprendizagem depende do esforço de relacionar novas abordagens teóricas sobre a aprendizagem a seu desenho instrucional.
Para Jussara Hoffmann, é verdadeira a alternativa:
I. Uma escola de qualidade é a que dá conta, de fato, de todas as crianças brasileiras, concebidas em sua realidade concreta.
II. Qualquer referência saudosista a um ensino de qualidade significa, automaticamente, a manutenção de uma concepção elitista do aluno ingressante em qualquer escola.
III. O caminho para o desenvolvimento é uma educação igualitária, que acolha os filhos desta geração em conflito e projete essa geração para o futuro, consciente do seu papel numa possível transformação.
IV. A escola, hoje, insere-se numa sociedade marcada por muita violência, miséria, epidemias, instabilidade econômica e política.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens que se seguem, referentes à função social da alfabetização na atualidade.
No processo de alfabetização, é fundamental proporcionar o contato dos alunos com os diversos tipos de textos que circulam na sociedade.
A necessária interface entre o professor do ensino comum e o professor do atendimento educacional especializado ao aluno com deficiência mental, conforme o documento MEC/SEESP (2006), deve se pautar
na busca de modelo padrão de atuação, pois as necessidades desses alunos são definidas pela natureza de sua deficiência, que não se diferencia.
em um modelo de atuação que privilegie e garanta o bom desempenho escolar do aluno.
na busca de compreensão da natureza das significativas dificuldades de aprendizagem do aluno, para que possam intervir adequadamente.
nas orientações pedagógicas realizadas pelo professor especialista ao professor do ensino comum, uma vez essa é uma de suas funções.
na busca de soluções conjuntas que possam favorecer os avanços do aluno em sua totalidade e não apenas no contexto escolar.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens que se seguem a partir da concepção de tecnologias da informação e sua relação com os processos educativos.
Na mediação pedagógica pela tecnologia, as formas de gestão são menos centralizadas, mais flexíveis e integradas e com estruturas mais enxutas, havendo menor possibilidade de participação dos professores, dos alunos, dos pais e da comunidade na organização e no gerenciamento dos rumos de cada instituição escolar.
De acordo com Vygotsky em Pensamento e Linguagem, assinale a alternativa verdadeira:
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens que se seguem, referentes à função social da alfabetização na atualidade.
Ao adquirir o conhecimento da escrita alfabética, o aluno passa a ter plenas condições de escrever textos coesos e coerentes.
Segundo Perrenoud (2000), enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão é um dos dez domínios de competências reconhecidas como prioritárias na formação contínua das professoras e dos professores da educação básica. Faz parte dessa competência:
I. prevenir a violência na escola e fora dela e lutar contra os preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e sociais.
II. organizar e fazer ouvir, no âmbito da escola, o protagonismo juvenil e utilizar as ferramentas multimídia no ensino.
III. desenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade e o sentimento de justiça e participar da criação de regras de vida comum.
IV. administrar a homogeneidade no âmbito de uma turma e suscitar o desejo de exercer a cidadania.
Está correto o apresentado APENAS em
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
III e IV.
O decreto 5.626/05 prevê turmas bilíngues, constituídas por alunos surdos e ouvintes. As duas línguas que circulam no mesmo espaço educacional são
L1 − língua portuguesa e L2 − linguagem oral.
L1 − língua portuguesa na modalidade oral e L2 − língua de sinais.
L1− língua de sinais e L2 − língua portuguesa na modalidade escrita.
L1 − língua portuguesa na modalidade escrita e L2 − língua de sinais.
L1 − língua de sinais e L2 − língua portuguesa na modalidade oral.
Com relação às dimensões da organização e da gestão da sala de aula, julgue os próximos itens.
O método de ensino não pode ser considerado apenas um conjunto de procedimentos do professor: o método corresponde à sequência de atividades que integra as ações do professor e dos alunos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...