Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com Paulo Freire, assinale a alternativa que melhor leva o aluno a aprender a ler e escrever:

  • A. Memorizar “palavras-chave” nos textos e contextos lidos.
  • B. Reler várias vezes um texto.
  • C. Criar o hábito de anotar toda e qualquer situação vivenciada.
  • D. Ao invés de memorizar, mecanicamente, a descrição do objeto, apreender a sua significação profunda.

Com relação ao papel social da educação infantil, julgue os itens subsecutivos.

O professor deve proporcionar momentos nos quais as crianças socializem suas descobertas, a fim de que tanto sejam compartilhados os percursos individuais quanto seja garantida a individualidade de criança.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às formas de organização da educação e às bases curriculares nacionais, julgue os próximos itens.

A existência de um sistema nacional de ensino implica a não autonomia legislativa e normativa dos sistemas estaduais e municipais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às dimensões da organização e da gestão da sala de aula, julgue os próximos itens.

Entre os critérios de seleção de conteúdos estão incluídos: a correspondência entre os objetivos gerais e os conteúdos, o caráter científico, a relevância social e o domínio do professor.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com Paulo Freire quando trata da importância do ato de ler, para a construção da visão crítica são indispensáveis:

  • A. Trabalhar a alfabetização espontânea, totalmente ligada aos setores político e social.
  • B. Trabalhar a alfabetização, neutralizando a política e as classes sociais.
  • C. Trabalhar a alfabetização, considerando a política com coerência, vivenciando, na prática, o reconhecimento óbvio, sabendo ouvir, falar e assumindo a ingenuidade dos educandos para poder saber o que estão aprendendo.
  • D. Trabalhar a alfabetização, assumindo a ingenuidade dos educandos, partindo do ensino da realidade social de seus alunos para, posteriormente, ensinar o desconhecido.

Com relação ao papel social da educação infantil, julgue os itens subsecutivos.

Para garantir um ambiente acolhedor, todos os conflitos entre as crianças devem ser eliminados, uma vez que a presença de conflitos dificulta a relação afetiva entre professor e aluno.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às dimensões da organização e da gestão da sala de aula, julgue os próximos itens.

A aprendizagem escolar, apesar de ser uma atividade planejada, intencional e dirigida, ocorre, algumas vezes, de forma casual ou espontânea.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa correta de acordo com Vygotsky, quando trata de pensamento e linguagem:

  • A. No desenvolvimento da criança não existe um período pré-linguístico do pensamento e um período préintelectual da fala; o pensamento e a palavra são ligados por um elo secundário.
  • B. Nenhum conceito novo se forma sem o efeito regulador da tendência determinante criada pela tarefa experimental.
  • C. Podemos considerar o pensamento e a fala como dois processos independentes, paralelos, que se cruzam em determinados momentos e influenciam mecanicamente um ao outro.
  • D. Todos os pensamentos podem ser comunicados às crianças desde que elas estejam familiarizadas com as palavras necessárias.

Acerca da organização do tempo e do espaço na educação infantil, julgue os itens subsequentes.

As sequências de atividades, derivadas de um conteúdo curricular, devem oferecer graus diferentes de complexidade, oportunizando às crianças a resolução paulatina de desafios e problemas a partir de diferentes proposições.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atenção: Leia o texto abaixo apara responder às questões de números 3 e 4.

Fazia parte da pauta de uma reunião de HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo) a organização de uma visita aos principais museus da cidade. Enquanto os professores discutiam a programação da atividade, uma professora comenta: − Que bobagem essa história de conhecer museu, para que isso? Nós devíamos nos preocupar com as atividades curriculares e não com as extracurriculares. É só para perder tempo! Uma outra professora rebate dizendo: − Você quer dizer que há dissociação entre cultura e conhecimento? Quer dizer que atividades culturais não promovem aprendizagens curriculares relevantes para os alunos?

Tendo em vista a situação relatada e considerando as políticas de currículo da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo é correto afirmar que

  • A.

    as atividades extraclasse são extracurriculares, pois nem sempre se consegue articular cultura e conhecimento.

  • B.

    as atividades extracurriculares são pontuais e não promovem aprendizagens curriculares relevantes para os alunos.

  • C.

    nem todas as atividades da escola são curriculares, daí a denominação "atividades curriculares".

  • D.

    o currículo é a expressão de tudo o que existe na cultura científica, artística e humanista transposta para uma situação de aprendizagem e ensino.

  • E.

    as atividades culturais na escola tendem a ser dispersas e mais confundem do que promovem aprendizagens relevantes.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...