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Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca de educação de jovens e adultos, julgue os itens a seguir.
A partir da elaboração, por Paulo Freire, do relatório A Educação de Adultos e as Populações Marginais: o Problema dos Mocambos, introduziu-se, no país, uma nova maneira de abordar a alfabetização de adultos.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens seguintes, acerca da história da educação.
O Ratio Studiorum teve caráter universalista e popular: universalista porque consistia em um plano adotado indistintamente por todos os jesuítas e popular porque se destinava aos filhos dos colonos e aos indígenas.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca de educação de jovens e adultos, julgue os itens a seguir.
O pensamento de Paulo Freire sobre a condição humana distancia-se do referencial ideológico marxista.
Com relação ao histórico dos modelos adotados na oferta do ensino religioso nas escolas de educação básica no Brasil, estudiosos do assunto distinguem três tipos: o catequético, o teológico e o das ciências da religião. Para caracterizar, distintivamente, os três modelos, esses estudiosos mostram comparativamente os atributos de cada modelo, utilizando-se de uma tabela de oito itens: cosmovisão, contexto político, fonte, método, afinidade, objetivo, responsabilidade e riscos.
A partir das informações do texto acima, julgue os próximos itens, acerca de ensino religioso e teologia.
O contexto político do modelo teológico é a sociedade secularizada.
Atenção: Leia a situação a seguir e responda às questões de números 54 e 55.
Um diretor levou para discutir com a equipe de professores de sua escola o texto do Estatuto da Criança e do Adolescente/ECA.
Um dos professores respondeu que essa lei só dificultou mais ainda a situação em sala de aula, pois até questionar a avaliação do professor agora o aluno pode. Ele se referiu ao
Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes: III − direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.
O diretor, visando a uma atuação formativa e democrática,
concordou com essa fala, pois é fato que a ampliação dos direitos contribui com a diminuição da autoridade do professor.
concordou com essa fala, pois especificamente nesse parágrafo há ingerência do ECA em uma definição da escola sobre critérios de avaliação.
discordou dessa fala, pois o professor confundiu a questão da autoridade com a clareza dos critérios da avaliação.
registrou a opinião do professor e informou ao professor coordenador para que tomasse as providências em relação à formação.
preferiu não emitir uma posição com relação a essa fala, pois isso iria restringir o professor na sua liberdade de expressão.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens seguintes, acerca da história da educação.
Para realizar seu trabalho pedagógico com os nativos e colonos brasileiros, o padre Anchieta utilizou amplamente o idioma tupi.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação à organização didática, julgue os itens a seguir.
Entre os critérios orientadores da organização dos conteúdos curriculares, inclui-se o de integração, que se refere às relações entre as diferentes áreas que compõem o currículo e cujo objetivo é garantir a unidade do conhecimento.
Com relação ao histórico dos modelos adotados na oferta do ensino religioso nas escolas de educação básica no Brasil, estudiosos do assunto distinguem três tipos: o catequético, o teológico e o das ciências da religião. Para caracterizar, distintivamente, os três modelos, esses estudiosos mostram comparativamente os atributos de cada modelo, utilizando-se de uma tabela de oito itens: cosmovisão, contexto político, fonte, método, afinidade, objetivo, responsabilidade e riscos.
A partir das informações do texto acima, julgue os próximos itens, acerca de ensino religioso e teologia.
A cosmovisão do modelo catequético é unirreligiosa.
Atenção: Leia a situação a seguir e responda às questões de números 54 e 55.
Um diretor levou para discutir com a equipe de professores de sua escola o texto do Estatuto da Criança e do Adolescente/ECA.
Esse documento legal
não tem relação alguma com o regime de progressão continuada, já que um regula os direitos da criança e do adolescente e outro o sistema de avaliação.
tem seus princípios em conformidade com o regime de progressão continuada, pois ambos visam a garantir o direito ao acesso e à permanência do aluno na escola.
está em desacordo com o regime de progressão continuada, pois o ECA garante o direito à educação, enquanto o regime de progressão continuada o flexibiliza.
sustenta-se equivocadamente na ideia de garantia dos direitos e não no mérito do aluno que se esforça para aprender.
reforça a preponderância dos direitos do adolescente na sociedade atual.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens seguintes, acerca da história da educação.
Na vigência do Estado Novo, durante a ditadura de Vargas, foi aprovada a Reforma Capanema, por meio da qual foram reorganizados a estrutura educacional brasileira e o ensino médio, que passou a ser organizado verticalmente em um ciclo único chamado secundário.
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