Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na execução de um planejamento, prevê- se acompanhamento, registro do processo, sistematização e avaliação, portanto, pode-se inferir que
planejar e sistematizar as atividades se restringe à elaboração do projeto político pedagógico.
o planejamento é desnecessário quando se trata de organização de brincadeiras infantis.
o planejamento é o início de um processo que necessita de avaliação, por isso o registro não é importante uma vez que o que interessa é o resultado obtido.
planejar é atividade intrínseca à educação.
planejar, acompanhar, registrar e avaliar as ações pedagógicas é de competência do coordenador pedagógico. Ao professor compete executar o estabelecido para garantir os resultados esperados.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Tendo as informações acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos às funções de cuidar e educar na educação infantil.
A construção do vínculo entre quem cuida e quem é cuidado depende do compromisso de quem cuida com as singularidades e as necessidades do outro.
A relação da gestão escolar com o grêmio estudantil deve ser de
não interferência, já que o grêmio deve ser iniciativa dos alunos.
apoio, com a criação de espaços de participação dos alunos no cotidiano escolar.
controle, pois os alunos do ensino fundamental precisam disso constantemente.
tutela, já que os alunos precisam se adaptar ao projeto pedagógico da escola.
não apoio, pois as experiências de grêmio estudantil acabam em conflitos com a gestão.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens a seguir, relativos às teorias do desenvolvimento e da aprendizagem.
O behaviorismo radical é caracterizado como uma filosofia monista e materialista, na medida em que entende o corpo (e todas as ações humanas) e o ambiente como elementos inseparáveis, constituídos de uma só natureza.
De acordo com Constance Kamii, é correta a alternativa:
I. Uma criança educada numa família autoritária tem muito mais oportunidades de desenvolver sua habilidade de raciocinar logicamente, pois é forçada a obedecer sem ter o desgaste de inventar argumentos que façam sentido e sejam convincentes.
II. As crianças não aprendem conceitos numéricos com desenhos, nem pela manipulação de objetos; elas constroem esses conceitos pela abstração reflexiva, à medida que atuam mentalmente sobre os objetos.
III. A Aritmética não precisa ser transmitida de uma geração a outra como o conhecimento social (convencional), uma vez que o conhecimento lógicomatemático é construído pela coordenação de relações feitas pela criança e nada é arbitrário nessa coordenação.
IV. Em vez de contar objetos e comparar quantidades porque a professora diz que é hora de Matemática, as crianças deveriam ser encorajadas a pensar sobre quantidades quando sentissem necessidade e interesse.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Tendo as informações acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos às funções de cuidar e educar na educação infantil.
As atividades de cuidado no âmbito da educação infantil são de competência exclusiva de profissionais que possuam conhecimentos pedagógicos.
Em uma escola pública localizada na periferia de uma grande cidade, o diretor observava um alto nível de absenteísmo nas reuniões do conselho de escola e, dentre as poucas pessoas que compareciam, um certo desinteresse nos assuntos que compunham a pauta. Considere as seguintes ações:
I. considerar a falta de participação como um indicador de que a comunidade não tem interesse em participar da gestão e dissolver o conselho escolar.
II. rever os horários e datas de reunião, considerando a rotina de trabalho dos representantes do conselho escolar.
III. implementar uma política de premiação que motive pais e representantes da comunidade local a participarem das reuniões do conselho.
IV. repensar o formato das reuniões, investindo em pautas mais de natureza consultiva e deliberativa do que apenas informativa.
V. ampliar o convite à reunião, possibilitando que outras pessoas interessem-se por compor o conselho escolar e dele participar.
As ações que mais se aproximam de uma gestão aliada aos princípios democráticos são as descritas APENAS em
I, II e III.
III, IV e V.
II, IV e V.
II, III e IV.
I, II e V.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens a seguir, relativos às teorias do desenvolvimento e da aprendizagem.
Para Wallon, o primeiro ano de vida de uma criança é caracterizado por uma inteligência sensoriomotora, essencialmente prática, que se apoia em percepções e movimentos.
De acordo com Telma Weisz, é falsa a alternativa:
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Tendo as informações acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos às funções de cuidar e educar na educação infantil.
Os conhecimentos a respeito do desenvolvimento biológico, emocional e intelectual das crianças fundamentam a prática do ato de cuidar, propiciando o alcance de seus objetivos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...