Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação à organização didática, julgue os itens a seguir.

A organização vertical do currículo fundamenta-se na ordenação, mês a mês, dos conteúdos de um ano letivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao histórico dos modelos adotados na oferta do ensino religioso nas escolas de educação básica no Brasil, estudiosos do assunto distinguem três tipos: o catequético, o teológico e o das ciências da religião. Para caracterizar, distintivamente, os três modelos, esses estudiosos mostram comparativamente os atributos de cada modelo, utilizando-se de uma tabela de oito itens: cosmovisão, contexto político, fonte, método, afinidade, objetivo, responsabilidade e riscos.

A partir das informações do texto acima, julgue os próximos itens, acerca de ensino religioso e teologia.

O risco do modelo teológico é o de uma catequese disfarçada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para Alarcão (2010), gerir uma escola reflexiva diz respeito a nortear-se pelo projeto de escola, tomando decisões adequadas no momento certo. Para tanto, há que se garantir a

  • A.

    especialização do corpo docente.

  • B.

    organização financeira da instituição.

  • C.

    ação eficiente do gestor.

  • D.

    adoção do currículo nacional.

  • E.

    construção coletiva do projeto.

Com relação ao assunto tratado no texto, julgue os itens subsequentes.

De acordo com o modelo andragógico, aplicável na educação de adultos, a metodologia de ensino deve estar embasada em uma organização curricular flexível, visando atender as especificidades de cada aluno.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à organização didática, julgue os itens a seguir.

A formulação clara e precisa dos objetivos instrucionais contribui para a seleção de conteúdos curriculares relevantes, da mesma forma que a definição prévia dos conteúdos curriculares é importante para o estabelecimento dos objetivos instrucionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao histórico dos modelos adotados na oferta do ensino religioso nas escolas de educação básica no Brasil, estudiosos do assunto distinguem três tipos: o catequético, o teológico e o das ciências da religião. Para caracterizar, distintivamente, os três modelos, esses estudiosos mostram comparativamente os atributos de cada modelo, utilizando-se de uma tabela de oito itens: cosmovisão, contexto político, fonte, método, afinidade, objetivo, responsabilidade e riscos.

A partir das informações do texto acima, julgue os próximos itens, acerca de ensino religioso e teologia.

O objetivo do modelo das ciências da religião é a educação do cidadão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Pedro acaba de assumir a direção de uma escola de ensino fundamental, localizada em uma comunidade na zona rural de São Paulo. A escola tem mais de 10 anos de existência e, pelo que Pedro observou, as famílias dos alunos sentem-se muito à vontade para entrar e sair da escola quando necessitam. De forma geral, o novo diretor valoriza essa presença, mas, em muitos momentos, acaba tendo de dar conta de demandas emergenciais e conversas variadas dos pais, que colocam por água abaixo todo o planejamento diário das atividades da gestão. Tendo em vista essa situação, visando equacionar questões relativas à relação escola-família e as múltiplas atividades da gestão, o diretor deve

  • A.

    manter a atual relação com as famílias, pois, mesmo com alguns problemas, qualquer ação pode ser vista como tentativa de exclusão dos pais da escola.

  • B.

    estabelecer horários de reuniões com os pais e limitar a ida à escola apenas aos horários de entrada e saída dos alunos.

  • C.

    compor com o vice-diretor um esquema que amplie as possibilidades de atendimento das demandas dos pais, que são sempre emergenciais.

  • D.

    propor encontros de pais na escola, em que possam ser combinados horários de reuniões e estratégias de organização coletiva.

  • E.

    manter-se mais na sala da direção, de forma que sua presença não seja demandada diretamente pelos pais na escola.

Com relação ao assunto tratado no texto, julgue os itens subsequentes.

A metodologia da mediação dialética, fundamentada na teoria histórico-crítica da educação, explicita teoricamente a conversão do saber objetivo em saber escolar, isto é, a transformação do conceito da ciência de referência da disciplina escolar, produzido pela pesquisa, em conceito de ensino dessa ciência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à organização didática, julgue os itens a seguir.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecem que a educação deve ser organizada em ciclos, ou seja, de forma seriada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para atender ao artigo 12 da LDB (Lei no 9.394/96) , que incumbe a instituição de elaborar e executar sua proposta pedagógica, o gestor, tomando como norte os princípios da gestão democrática, tem o papel de

  • A.

    coordenar os diferentes atores da equipe escolar, buscando superar conflitos e garantir a convergência dos interesses dos vários segmentos.

  • B.

    ouvir as equipes técnica e docente da escola e redigir um documento que contemple a pluralidade de posições nela existentes.

  • C.

    selecionar adequadamente um profissional externo à instituição que possa de forma mais isenta elaborar e implementar uma proposta pedagógica.

  • D.

    informar-se com o órgão central sobre os encaminhamentos e regimentos comuns à rede em que a escola está inserida.

  • E.

    realizar uma eleição na qual a maioria escolha representantes que se responsabilizem pela elaboração da proposta a ser implementada por todos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...