Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação à organização didática, julgue os itens a seguir.
A organização vertical do currículo fundamenta-se na ordenação, mês a mês, dos conteúdos de um ano letivo.
Com relação ao histórico dos modelos adotados na oferta do ensino religioso nas escolas de educação básica no Brasil, estudiosos do assunto distinguem três tipos: o catequético, o teológico e o das ciências da religião. Para caracterizar, distintivamente, os três modelos, esses estudiosos mostram comparativamente os atributos de cada modelo, utilizando-se de uma tabela de oito itens: cosmovisão, contexto político, fonte, método, afinidade, objetivo, responsabilidade e riscos.
A partir das informações do texto acima, julgue os próximos itens, acerca de ensino religioso e teologia.
O risco do modelo teológico é o de uma catequese disfarçada.
Para Alarcão (2010), gerir uma escola reflexiva diz respeito a nortear-se pelo projeto de escola, tomando decisões adequadas no momento certo. Para tanto, há que se garantir a
especialização do corpo docente.
organização financeira da instituição.
ação eficiente do gestor.
adoção do currículo nacional.
construção coletiva do projeto.
Com relação ao assunto tratado no texto, julgue os itens subsequentes.
De acordo com o modelo andragógico, aplicável na educação de adultos, a metodologia de ensino deve estar embasada em uma organização curricular flexível, visando atender as especificidades de cada aluno.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação à organização didática, julgue os itens a seguir.
A formulação clara e precisa dos objetivos instrucionais contribui para a seleção de conteúdos curriculares relevantes, da mesma forma que a definição prévia dos conteúdos curriculares é importante para o estabelecimento dos objetivos instrucionais.
Com relação ao histórico dos modelos adotados na oferta do ensino religioso nas escolas de educação básica no Brasil, estudiosos do assunto distinguem três tipos: o catequético, o teológico e o das ciências da religião. Para caracterizar, distintivamente, os três modelos, esses estudiosos mostram comparativamente os atributos de cada modelo, utilizando-se de uma tabela de oito itens: cosmovisão, contexto político, fonte, método, afinidade, objetivo, responsabilidade e riscos.
A partir das informações do texto acima, julgue os próximos itens, acerca de ensino religioso e teologia.
O objetivo do modelo das ciências da religião é a educação do cidadão.
Pedro acaba de assumir a direção de uma escola de ensino fundamental, localizada em uma comunidade na zona rural de São Paulo. A escola tem mais de 10 anos de existência e, pelo que Pedro observou, as famílias dos alunos sentem-se muito à vontade para entrar e sair da escola quando necessitam. De forma geral, o novo diretor valoriza essa presença, mas, em muitos momentos, acaba tendo de dar conta de demandas emergenciais e conversas variadas dos pais, que colocam por água abaixo todo o planejamento diário das atividades da gestão. Tendo em vista essa situação, visando equacionar questões relativas à relação escola-família e as múltiplas atividades da gestão, o diretor deve
manter a atual relação com as famílias, pois, mesmo com alguns problemas, qualquer ação pode ser vista como tentativa de exclusão dos pais da escola.
estabelecer horários de reuniões com os pais e limitar a ida à escola apenas aos horários de entrada e saída dos alunos.
compor com o vice-diretor um esquema que amplie as possibilidades de atendimento das demandas dos pais, que são sempre emergenciais.
propor encontros de pais na escola, em que possam ser combinados horários de reuniões e estratégias de organização coletiva.
manter-se mais na sala da direção, de forma que sua presença não seja demandada diretamente pelos pais na escola.
Com relação ao assunto tratado no texto, julgue os itens subsequentes.
A metodologia da mediação dialética, fundamentada na teoria histórico-crítica da educação, explicita teoricamente a conversão do saber objetivo em saber escolar, isto é, a transformação do conceito da ciência de referência da disciplina escolar, produzido pela pesquisa, em conceito de ensino dessa ciência.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação à organização didática, julgue os itens a seguir.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecem que a educação deve ser organizada em ciclos, ou seja, de forma seriada.
Para atender ao artigo 12 da LDB (Lei no 9.394/96) , que incumbe a instituição de elaborar e executar sua proposta pedagógica, o gestor, tomando como norte os princípios da gestão democrática, tem o papel de
coordenar os diferentes atores da equipe escolar, buscando superar conflitos e garantir a convergência dos interesses dos vários segmentos.
ouvir as equipes técnica e docente da escola e redigir um documento que contemple a pluralidade de posições nela existentes.
selecionar adequadamente um profissional externo à instituição que possa de forma mais isenta elaborar e implementar uma proposta pedagógica.
informar-se com o órgão central sobre os encaminhamentos e regimentos comuns à rede em que a escola está inserida.
realizar uma eleição na qual a maioria escolha representantes que se responsabilizem pela elaboração da proposta a ser implementada por todos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...