Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Madalena acaba de assumir a direção de uma escola de ensino fundamental no interior de São Paulo. Ao iniciar suas atividades, percebe que a escola ainda não tem uma proposta pedagógica estruturada de acordo com a política educacional do Estado. Para auxiliar sua equipe na adequação da proposta pedagógica da escola, além de considerar dados relativos ao perfil sociocultural e econômico dos alunos, Madalena deverá utilizar, principalmente,
a matriz de avaliação do Saresp, propondo uma discussão coletiva com o grupo de professores e elaborando a proposta pedagógica para a avaliação escola.
a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, propondo uma discussão com a equipe escolar e a construção de planos anuais por disciplina.
os materiais do Programa Ler e Escrever, propondo uma discussão com o grupo de professores e a elaboração de plano que contemple o trabalho com leitura e escrita em todas as áreas.
as Diretrizes Nacionais para o Ensino Fundamental, elaborando junto ao professor coordenador a proposta pedagógica, para apresentação à equipe, para validação.
os Parâmetros Curriculares Nacionais, elaborando individualmente o documento e apresentando-o para a equipe.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2011
Marque V para verdadeiro ou F para falso de acordo com os princípios de uma organização e gestão escolar participativa.
( ) A autonomia é gerida com corresponsabilidade, partilhada e solidária entre todos os membros da equipe escolar.
( ) O Diretor não submete à avaliação da equipe o desenvolvimento das decisões tomadas coletivamente.
( ) Os pais e representantes participam do Conselho de Escola, acompanham e avaliam a qualidade do serviço prestado.
( ) Há uma relação orgânica e unilateralizada entre a direção e a participação dos membros da equipe escolar.
( ) O plano de ação da escola ou projeto pedagógico curricular é discutido e analisado publicamente pela equipe escolar.
A sequência correta é:
V,V, F, F,V.
F, F,V,V, F.
V, F,V, F,V.
V, F, F,V, F.
F,V, F,V, F.
Com relação à taxonomia de Bloom, um dos muitos instrumentos existentes para apoiar o planejamento didático-pedagógico, a estruturação, a organização e a definição de objetivos, julgue os itens seguintes.
O domínio cognitivo, na referida taxonomia, é estruturado em níveis de complexidade crescente; assim, para se ascender a uma nova categoria, é preciso ter obtido desempenho adequado na anterior.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação ao uso das tecnologias da informação (TICs) em educação corporativa, julgue os itens a seguir.
O desenvolvimento das novas TICs, embora tenha favorecido o processo de capacitação da mão de obra, que não precisa mais se deslocar ou se ausentar do trabalho para se qualificar, dificultou a gestão do conhecimento pelas próprias organizações.
De maneira geral, é possível afirmar que os planos de ensino dos professores constituem
a relação oficial e acordada das propostas feitas pelos vários professores para cada disciplina e série.
os norteadores que servem para a elaboração dos planos das aulas e da avaliação da aprendizagem dos alunos.
a sequência lógica de ensino-aprendizagem e as regras básicas de funcionamento da classe.
a definição daquilo que deve mobilizar os professores das disciplinas para implementá-las em suas aulas.
as possibilidades e ajustes, em relação àqueles indicados nas Propostas Curriculares e no Plano Plurianual.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens seguintes, acerca da história da educação.
Após a vinda da família real para o Brasil, foram criadas medidas importantes para a educação brasileira, como a criação de escolas de nível superior para formar oficiais, engenheiros militares e médicos, entre outros profissionais.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação ao uso das tecnologias da informação (TICs) em educação corporativa, julgue os itens a seguir.
A utilização de ambientes virtuais de aprendizagem, embora intensifique a comunicação síncrona e assíncrona entre estudantes e professores, o que torna o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico e personalizado, dificulta o processo de gestão da informação, dada a ausência de recursos nesses ambientes para a organização e consulta das informações armazenadas.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens seguintes, acerca da história da educação.
O movimento Otimismo Pedagógico, que surgiu nos anos 20 do século passado e culminou com o movimento da Escola Nova, teve como bandeira a melhoria das condições didáticas e pedagógicas da rede escolar.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca de educação de jovens e adultos, julgue os itens a seguir.
A proposta pedagógica para a alfabetização de jovens e adultos que se apoia em um método desenvolvido com base na seleção de palavras geradoras extraídas do vocabulário cotidiano do aluno foi concebida por Darcy Ribeiro.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens seguintes, acerca da história da educação.
A reforma pombalina representou um avanço para a educação brasileira, pois consagrou o ensino jesuítico e implantou aulas régias autônomas e isoladas, com professor único.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...