Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um mundo em constante transformação, com o conhecimento se ampliando e comunidades se transformando, exige, segundo Hargreaves (2004), que o professor desenvolva e seja ajudado a desenvolver as capacidades de
mergulhar nas situações complexas inerentes à profissão e administrar conflitos de cunho íntimo.
enfrentar pais e alunos e recorrer a novas tecnologias midiáticas para a promoção da aprendizagem.
administrar sua própria formação continuada para organizar e dirigir situações de aprendizagem com eficácia.
trabalhar em equipe, envolver pais e participar da gestão pedagógica e administrativa da escola.
correr riscos, lidar com mudanças e desenvolver investigações quando confrontado por novas demandas e problemas.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação à gestão escolar, julgue os itens de 111 a 115.
A Associação de Pais e Mestres e o Grêmio Estudantil são instituições auxiliares da escola.
Na contemporaneidade, a política educacional tem enfatizado a formação para a empregabilidade, ou seja, a capacidade do indivíduo tornar-se empregável. Assinale a alternativa que expõe uma consequência dessa perspectiva para a educação da maioria pobre e excluída da sociedade brasileira:
Para o bom andamento do trabalho pedagógico, é importante que se considerem diversos aspectos em relação ao planejamento do ensino em seus mais diversos níveis. Acerca desse planejamento e da sua execução, julgue os itens a seguir.
Em um planejamento de ensino, os objetivos do ensino são definidos com base nos assuntos que serão estudados em cada disciplina, selecionados e organizados a partir do acervo cultural da humanidade e traduzidos em linguagem escolar para facilitar sua apropriação pelos estudantes.
A Proposta Pedagógica representa a identidade da escola, na medida em que ela é o documento oficial em que estão
apontados os aspectos a serem contemplados diante da legislação atual.
indicadas as mudanças com a introdução do currículo estadual.
registrados todos os procedimentos, recursos e metas da escola.
salientados os problemas enfrentados no espaço pedagógico com os alunos.
enumerados, para fins de consulta, os deveres e obrigações da atual gestão.
Para Contreras (2002), a autonomia de professores nos remete a uma interpretação dos três aspectos presentes na profissionalidade docente:
a competência técnica, o respeito às normatizações e o compromisso legal.
a responsabilidade partidária, a competência e o compromisso com a aprendizagem.
o compromisso ético, o conhecimento escolar e a competência instrumental.
a obrigação moral, o compromisso com a comunidade e a competência profissional.
a pertença a um coletivo, o saber experiencial e o conhecimento curricular.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação à gestão escolar, julgue os itens de 111 a 115.
Os professores em exercício na escola fazem parte do corpo docente, e os alunos e as associações que os representam fazem parte do corpo discente.
Para o bom andamento do trabalho pedagógico, é importante que se considerem diversos aspectos em relação ao planejamento do ensino em seus mais diversos níveis. Acerca desse planejamento e da sua execução, julgue os itens a seguir.
No planejamento do ensino, utiliza-se como um critério de seleção de procedimentos de ensino a compatibilidade entre as características dos estudantes e os objetivos estabelecidos para o ensino e a aprendizagem.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação à gestão escolar, julgue os itens de 111 a 115.
A presença de tecnologias e a prática de avaliação rigorosa asseguram a qualidade da escola.
Para o bom andamento do trabalho pedagógico, é importante que se considerem diversos aspectos em relação ao planejamento do ensino em seus mais diversos níveis. Acerca desse planejamento e da sua execução, julgue os itens a seguir.
No planejamento de ensino de acordo com a perspectiva andragógica, considera-se a participação dos estudantes nas diversas fases do processo de ensino-aprendizagem, incluindose o diagnóstico das necessidades educativas, a elaboração de planos de trabalho e a definição das formas de avaliação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...