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Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
O conceito de necessidades educativas especiais, conforme Fierro (In: Coll, Marchesi e Palácios, 2004), tem grande potencial teórico, prático e educativo, pois
refere-se a categorias classificatórias, sendo, portanto, uma noção discriminatória.
enfatiza as limitações e dificuldades de aprender dos alunos com deficiência mental.
centra-se nos aspectos positivos dos programas, das práticas, das estratégias didáticas e da educação a ser oferecida ao aluno com deficiência mental.
enfatiza a relação aluno-deficiência, ou seja, a deficiência mental em si, e as consequentes demandas do aluno por treinamentos específicos.
centra-se no diagnóstico da deficiência mental e nas consequentes demandas educacionais do aluno, em função do grau de deficiência avaliado.
Planejamento Participativo pressupõe:
I. Colaboração dos participantes na discussão da organização institucional; porém, não interferindo nas definições de estratégias que é função de especialistas.
II. Descentralização e caminho para a democratização da gestão institucional.
III. Participação de todos envolvidos num debate democrático, incorporação dos significados das diferentes práticas sociais, individuais e coletivas, nas decisões.
IV. Procedimentos, estratégias e conteúdos organizados e sistematizados por um coordenador.
V. Planejamento, acompanhamento e avaliação das proposições e ações planejadas e replanejamento.
VI. Elaboração de projetos somente pela comunidade escolar, em especial, pelos alunos e pais.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, IV e VI.
II, III, IV e VI.
II, III e V.
I, II e III.
IV, V e VI.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Segundo Francine Ferland, quando brinca com outros, a criança vivencia a partilha, a rivalidade, a colaboração, o afrontamento, aprende a encontrar o seu lugar e se constitui com ser social. Entre os resultados de pesquisa sobre o brincar de crianças com deficiência física que a autora apresenta, qual item evidencia que os educadores precisariam assumir um papel de mediação para promover a interação entre as crianças nas escola inclusiva?
A criança com deficiência física é mais dependente dos parceiros adultos para brincar.
A criança com deficiência física brinca menos que outras crianças porque seu tempo é monopolizado por terapias.
A criança com deficiência física gosta de brincadeiras na água.
Os obstáculos arquitetônicos no parque limitam as oportunidades de acesso da criança com deficiência física.
A sequência de desenvolvimento nos comportamentos do brincar na criança com deficiência física é a mesma do esperado para qualquer criança.
A tecnologia educacional, sob a ótica do processo, está presente como forma de entender e ver a cultura, o meio, a realidade social e o crescimento político e estrutural a que as pessoas se auto-submetem nos processos de ensinar e aprender.
Tais processos incidem diretamente na
escolha de habilidades.
articulação dos currículos.
determinação de conteúdos.
opção por técnicas inovadoras.
definição de informações básicas.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Com base em Brasil (2006), Saberes e Práticas da Inclusão, além da língua de sinais, meio privilegiado de interação simbólica, diferentes formas de comunicação que utilizam outros códigos visuais deverão estar presentes na sala de aula, beneficiando a relação entre professor/aluno surdo e demais alunos. São eles:
I. alfabeto manual, mímica e dramatização.
II. desenhos/ilustrações/fotografia e recursos tecnológicos.
III. língua portuguesa escrita.
IV. língua portuguesa oral/leitura labial.
Está correto o apresentado em
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Uma proposta de tecnologia na educação que crie impacto na aprendizagem e no ensino, no sentido de tornar-se libertadora e não opressora, tem que ser fundamentada em uma compreensão da aprendizagem humana e em uma concepção de educação também libertadora.
Dessa forma, não se trata de uma educação contra a tecnologia, mas uma educação em que os alunos possam
refletir sobre sua condição no mundo frente aos desafios postos pela tecnologia.
assimilar os conhecimentos tecnológicos, exigência atual de sucesso nos estudos.
incorporar o saber científico voltado à criação do conhecimento tecnológico.
aceitar novos valores, incorporando as novas tecnologias em seu dia a dia.
refletir sobre as diferenças existentes entre o ensino tradicional e o ensino moderno.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Segundo Goes (1999), no contexto de uso da língua de sinais, a pessoa com surdez NÃO é considerada
incapaz.
deficiente.
desequilibrada.
inteligente.
diferente.
Os elementos que um educando adulto pode construir porque sua experiência de vida assim o permitiu naquele momento, não necessariamente são os mesmos para outro que possivelmente teve outra experiência com outros elementos.
Logo, desenvolver a formação continuada por meio de propostas previamente definidas e organizadas pelo referencial dos conhecimentos e da lógica de quem ensina
possibilita estruturar um trabalho preciso, sem cair nas armadilhas da subjetividade dos conhecimentos dos alunos.
exige a preparação de conteúdos voltados para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao mundo do trabalho.
favorece a organização curricular voltada especificamente para as lacunas existentes na formação dos educandos.
pode significar invalidar ou não fazer sentido às experiências vividas pelos educandos e a seus conhecimentos construídos.
permite o desenvolvimento de um processo mais organizado de aquisição do conhecimento, habilidades e competências.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Conforme Goes (1999), a corrente de Comunicação Total propõe o uso de múltiplos meios comunicativos, através de recursos linguísticos e não linguísticos, combinando sinais, oralização, leitura orofacial, gestos, escrita, datilologia, entre outros. É recomendado que esses recursos sejam ajustados às necessidades e possibilidades
do professor.
da direção.
do aluno.
dos pais.
da coordenação.
A consciência ingênua é fértil em atitudes referentes ao analfabetismo. Algumas delas se referem às causas, outras ao significado do analfabetismo (...). No que diz respeito às causas, refere sempre o analfabetismo a um vício de formação individual, pelo qual é responsável o próprio analfabeto ou sua família, jamais a sociedade como um todo. E quando menciona a sociedade, a entende como um simples meio ambiente, como uma realidade puramente física, sem conseqüências existenciais.
Com isso, o adulto analfabeto ou com pouca escolarização
desconhece os conhecimentos necessários à sua sobrevivência.
ignora as causas de sua condição de atraso de estudo e de pobreza.
precisa se esforçar para vencer suas dificuldades cognitivas nos estudos.
carece aprender os conhecimentos fundamentais ao mercado de trabalho.
necessita aprender a aprender para assim conseguir adquirir habilidades profissionais.
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