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Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação aos princípios da educação comparada, julgue os itens que se seguem.
A educação comparada surgiu, no século XIX, do interesse dos Estados nacionais, que então se organizavam, em comparar sistemas educacionais com o objetivo de buscar subsídios para a estruturação de seus respectivos sistemas de ensino.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação aos princípios da educação comparada, julgue os itens que se seguem.
O componente crítico da educação comparada, cujo foco é a conscientização, confere uma perspectiva emancipadora aos estudos comparativos.
Analise as afirmativas abaixo, considerando o que um projeto colaborativo de organização de aula deve contemplar. Em seguida, assinale a alternativa correta.
I. A flexibilização para permitir uma organização mais suave, passível de ajustes de acordo com as necessidades detectadas.
II. A participação atuante do grupo de professores, a fim de evitar o trabalho isolado de alguns deles.
III. O estabelecimento de relações hierárquicas, com o intuito de determinar equipes de coordenação e de execução.
IV. A utilização sem cautela das formas de trabalho colaborativo da balcanização, da cooperação fácil e da equipe artificial.
V. A diversificação, a fim de contemplar as diferenças de origens dos alunos e às diferenças culturais.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação aos princípios da educação comparada, julgue os itens que se seguem.
Ao defender a existência de mecanismos de controle dos países desenvolvidos sobre aspectos da educação dos países em desenvolvimento, a tradição comparatista em educação incorpora uma forma moderna de colonialismo.
.Os objetivos são formulações que derivam das intenções. São um guia para orientar o processo didático. Devem incluir as seguintes capacidades humanas: cognitivas, afetivas, psicomotoras, de relações interpessoais e de inserção social. Representam uma declaração ou são enunciados explícitos, os efeitos esperados pelos professores e alunos. (VEIGA, 2008, p. 276). Para a definição de objetivos educacionais deve-se, segundo VEIGA, observar alguns critérios.
Assinale a alternativa que expressa esses critérios.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação aos princípios da educação comparada, julgue os itens que se seguem.
De acordo com as abordagens tradicionais dos estudos comparados em educação, os fenômenos educativos e culturais devem ser estudados sob a perspectiva crítica.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca da educação infantil, julgue os próximos itens.
Atualmente, as bases epistemológicas fundamentadoras da pedagogia da infância assentam-se na concepção de que a criança é um sujeito que conhece e cujo desenvolvimento depende de sua iniciativa e capacidade de ação.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Segundo Fierro (In: Coll, Marchesi e Palácios, 2004), quanto maior for o déficit mental do aluno, mais necessária se faz uma metódica intervenção docente voltada ao estabelecimento de comportamentos e hábitos de autonomia desse aluno, relacionados
à aquisicão de conhecimentos, como o cálculo e a leitura incidental, e ao desenvolvimento de capacidades linguísticas.
à independência na vida prática, ao deslocamento por meio de transporte público e à imprescindível aquisição da leitura e da escrita.
à aquisição de conhecimentos que constituem o conteúdo do currículo regular, como a matemática e a alfabetização, e ao desenvolvimento de capacidades adaptativas.
aos cuidados consigo mesmo, com o próprio corpo e com seus pertences; à independência no uso de transporte público e à realização de tarefas externas à sua residência.
à autonomia pessoal, linguagem escrita e habilidades motrizes.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Fierro (In: Coll, Marchesi e Palácios, 2004) afirma que mesmo a pessoa com grave deficiência mental é capaz de aprender e passível de receber atendimento educacional. Sendo assim, as intervenções docentes devem contribuir para incrementar as potencialidades
afetivo-emocionais do aluno, e não apenas as psicomotoras.
motoras e psicomotoras do aluno, e não apenas as linguísticas.
de comunicação básica e afetivas do aluno, e não apenas as motoras.
cognitivas do aluno, e não apenas as linguísticas e psicológicas.
cognitivas do aluno, e não apenas as afetivas e de relações sociais.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Conforme Fierro (In: Coll, Marchesi e Palácios, 2004), as intervenções educacionais e pedagógicas junto ao aluno com deficiência mental, independentemente de estarem fundamentadas em modelos comportamentais ou cognitivistas, devem orientar-se por alguns princípios, como:
prévio conhecimento do nível de competência do aluno; ensino gradual e desafiador, ou seja, de crescente complexidade.
prévio conhecimento do nível de competência do aluno; ensino de mais de uma coisa ao mesmo tempo; não variação das formas/estratégias de ensino.
prévio conhecimento do nível de competência do aluno nos diferentes âmbitos das tarefas; consolidação das aprendizagens por meio da pura repetição de tarefas simples.
ensino sem variação de exemplos; introdução de variações na consecução das tarefas; ênfase na memorização das tarefas.
ensino de mais de uma coisa ao mesmo tempo; ensino de diferentes formas; não variação na consecução das tarefas.
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