Questões de Pedagogia

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Com relação ao processo de planejamento em educação, julgue os itens subsequentes.

Como características essenciais do planejamento educacional brasileiro em diversos momentos históricos, destacam-se a descontinuidade das ações governamentais e a redução das ações de planejamento à elaboração e execução de orçamentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às teorias de desenvolvimento e aprendizagem, julgue os itens seguintes.

Segundo Jean Piaget, o desenvolvimento psíquico, que se inicia no nascimento e se encerra na idade adulta, orienta-se essencialmente para o equilíbrio.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às teorias de desenvolvimento e aprendizagem, julgue os itens seguintes.

Em 1930, Anísio Teixeira lançou o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP).

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às teorias de desenvolvimento e aprendizagem, julgue os itens seguintes.

O conceito de zona de desenvolvimento proximal formulado por Vigotsky diz respeito à necessidade intrínseca que todo adulto tem de realizar, no lugar da criança, as tarefas que considera que ela seja incapaz de desempenhar sozinha.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às teorias de desenvolvimento e aprendizagem, julgue os itens seguintes.

A tese de que desenvolvimento psicológico do indivíduo independe do ambiente social é compatível com a perspectiva histórico-cultural desenvolvida por Vigotsky.

  • C. Certo
  • E. Errado

“Libâneo divide as tendências pedagógicas inseridas na prática escolar brasileira em dois grandes blocos: a tendência liberal e a tendência progressista. A tendência pedagógica descrita por Libâneo, a “progressista”, desponta três modelos significativos. Diante do exposto, NÃO faz parte da tendência progressista

  • A.

    na Tendência Progressista Libertadora, o grande vulto é Paulo Freire, com seu brilhante ideário sobre a Educação Libertadora, o processo dialógico, a problematização do ensino-aprendizagem.

  • B.

    a Tendência Progressista Libertária acentua a conotação política. São comuns as preocupações com a participação grupal, a análise institucional, os processos de mudança, a inserção efetiva da Educação na prática Social.

  • C.

    na Tendência Liberal Tradicional, justificadora do modelo capitalista de produção, a centralidade é dada ao papel do professor, preocupado com os conteúdos do saber sistematizado universal e com a necessidade de adequar o indivíduo à sociedade vigente.

  • D.

    a Tendência Progressista Crítico-Social dos Conteúdos, proposta por Libâneo e outros educadores brasileiros, inclui a valorização dos conteúdos do saber sistematizado, mas não como inertes como na escola tradicional.

  • E.

    na Tendência Progressista Crítico-Social os conteúdos são vivos, inseridos na realidade sócio-política, com significados humanos e social, vindo do confronto entre os saberes erudito e popular.

O Planejamento, plano e projetos pressupõem:

  • A.

    ações distintas e independentes no que diz respeito à organização das atividades.

  • B.

    diferentes formas de burocratização e formalidades para se garantir a implementação de políticas públicas educacionais.

  • C.

    elaboração de projeto político pedagógico, por trazer a ideia de que lançar-se adiante não depende da elaboração de planos e planejamento para a sua execução.

  • D.

    mera formalidade visto que nunca se faz o que se planeja.

  • E.

    a compreensão sobre as relações de aproximação entre eles e traduzem projetos políticos pedagógicos distintos quanto ao lugar e ao papel da educação e da gestão escolar.

Fundamentado na teoria crítica é papel do professor

  • A.

    transmitir os seus conhecimentos às crianças, jovens e adultos para que estes aprendam a viver melhor.

  • B.

    transformar seus saberes em conhecimento sistematizado para os alunos obterem bons resultados nas avaliações institucionais.

  • C.

    criar as possibilidades para a produção ou construção do conhecimento.

  • D.

    desenvolver suas atividades independente do projeto político pedagógico da escola.

  • E.

    não corrigir os alunos no desenvolvimento das atividades, pois o processo de correção inibe sua criatividade.

A respeito da avaliação de programas educacionais organizacionais, julgue os itens seguintes.

Para a elaboração de uma pesquisa de avaliação, deve-se seguir um único método, sob o risco de torná-la pouco objetiva.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da avaliação de programas educacionais organizacionais, julgue os itens seguintes.

A avaliação somativa, focada nos resultados de um programa educacional, não contempla os recursos utilizados para alcançá-los.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

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