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Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação ao processo de planejamento em educação, julgue os itens subsequentes.
Como características essenciais do planejamento educacional brasileiro em diversos momentos históricos, destacam-se a descontinuidade das ações governamentais e a redução das ações de planejamento à elaboração e execução de orçamentos.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação às teorias de desenvolvimento e aprendizagem, julgue os itens seguintes.
Segundo Jean Piaget, o desenvolvimento psíquico, que se inicia no nascimento e se encerra na idade adulta, orienta-se essencialmente para o equilíbrio.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação às teorias de desenvolvimento e aprendizagem, julgue os itens seguintes.
Em 1930, Anísio Teixeira lançou o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP).
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação às teorias de desenvolvimento e aprendizagem, julgue os itens seguintes.
O conceito de zona de desenvolvimento proximal formulado por Vigotsky diz respeito à necessidade intrínseca que todo adulto tem de realizar, no lugar da criança, as tarefas que considera que ela seja incapaz de desempenhar sozinha.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação às teorias de desenvolvimento e aprendizagem, julgue os itens seguintes.
A tese de que desenvolvimento psicológico do indivíduo independe do ambiente social é compatível com a perspectiva histórico-cultural desenvolvida por Vigotsky.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
Libâneo divide as tendências pedagógicas inseridas na prática escolar brasileira em dois grandes blocos: a tendência liberal e a tendência progressista. A tendência pedagógica descrita por Libâneo, a progressista, desponta três modelos significativos. Diante do exposto, NÃO faz parte da tendência progressista
na Tendência Progressista Libertadora, o grande vulto é Paulo Freire, com seu brilhante ideário sobre a Educação Libertadora, o processo dialógico, a problematização do ensino-aprendizagem.
a Tendência Progressista Libertária acentua a conotação política. São comuns as preocupações com a participação grupal, a análise institucional, os processos de mudança, a inserção efetiva da Educação na prática Social.
na Tendência Liberal Tradicional, justificadora do modelo capitalista de produção, a centralidade é dada ao papel do professor, preocupado com os conteúdos do saber sistematizado universal e com a necessidade de adequar o indivíduo à sociedade vigente.
a Tendência Progressista Crítico-Social dos Conteúdos, proposta por Libâneo e outros educadores brasileiros, inclui a valorização dos conteúdos do saber sistematizado, mas não como inertes como na escola tradicional.
na Tendência Progressista Crítico-Social os conteúdos são vivos, inseridos na realidade sócio-política, com significados humanos e social, vindo do confronto entre os saberes erudito e popular.
O Planejamento, plano e projetos pressupõem:
ações distintas e independentes no que diz respeito à organização das atividades.
diferentes formas de burocratização e formalidades para se garantir a implementação de políticas públicas educacionais.
elaboração de projeto político pedagógico, por trazer a ideia de que lançar-se adiante não depende da elaboração de planos e planejamento para a sua execução.
mera formalidade visto que nunca se faz o que se planeja.
a compreensão sobre as relações de aproximação entre eles e traduzem projetos políticos pedagógicos distintos quanto ao lugar e ao papel da educação e da gestão escolar.
Fundamentado na teoria crítica é papel do professor
transmitir os seus conhecimentos às crianças, jovens e adultos para que estes aprendam a viver melhor.
transformar seus saberes em conhecimento sistematizado para os alunos obterem bons resultados nas avaliações institucionais.
criar as possibilidades para a produção ou construção do conhecimento.
desenvolver suas atividades independente do projeto político pedagógico da escola.
não corrigir os alunos no desenvolvimento das atividades, pois o processo de correção inibe sua criatividade.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito da avaliação de programas educacionais organizacionais, julgue os itens seguintes.
Para a elaboração de uma pesquisa de avaliação, deve-se seguir um único método, sob o risco de torná-la pouco objetiva.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito da avaliação de programas educacionais organizacionais, julgue os itens seguintes.
A avaliação somativa, focada nos resultados de um programa educacional, não contempla os recursos utilizados para alcançá-los.
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