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A instituição escolar, tradicionalmente, tem organizado o seu tempo como ano escolar, dias letivos, horas/aula, disciplinas escolares, grade curricular, festas para angariar fundos, tempo de alfabetizar, tempo de recuperar, tempo de aprovar, tempo de reprovar, tempo de expulsar... Ao agir desta forma, os educadores não exploram pedagogicamente a riqueza das relações humanas presentes no tempo e no espaço escolar. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Mexer com os espaços e tempos significa ir além do currículo oficial, pois ele não abarca todas as dimensões do processo educativo, dizendo respeito somente a um determinado nível desse processo, ou seja, às questões normativas.
( ) A educação escolar é um dever social conquistado pelos cidadãos. Ela se concretiza não apenas no dever socialmente acumulado, mas no dever a tempos de socialização, de cultura, de vivência digna da infância, adolescência, juventude e vida adulta.
( ) No cotidiano escolar, os tempos de afetividade dos corpos e das identidades são esquecidos, ou até mesmo considerados proibidos, mas eles existem. Deve-se então incluí-los em nossa organização escolar como tempos pedagógicos.
( ) Reorganizar os tempos é lidar com os diferentes ciclos da vida humana. Isso significa desconsiderar que a experiência escolar está inserida no processo contínuo de desenvolvimento do sujeito. Um processo que se iniciou antes da sua entrada na escola.
( ) O tempo escolar, estruturado em horários curtos e fragmentados, e as condições de trabalho inadequadas dificultam a esses profissionais articularem o seu trabalho docente com a vida, a família, o lazer.
A sequência está correta em
V, F, V, F, V
F, V, F, V, V
F, V, V, F, F
V, F, F, V, F
V, F, F, V, V
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Seja qual for a área de ensino, um Livro Didático não pode desconhecer as conquistas propiciadas pelas teorias da aprendizagem, especialmente a partir das grandes sínteses produzidas na década de 1980. Para que a seleção do Livro Didático seja compatível com as novas concepções de ensino e aprendizagem é preciso:
1. Identificar se a seleção de conteúdos se acha compatível com os interesses, necessidades e realidade dos alunos e com a proposta pedagógica da escola.
2. Admitir que a seqüência com que são apresentados os conteúdos não necessariamente obedeça à progressão do processo de aprendizagem do aluno, devendo prevalecer o grau de motivação que possa gerar no mesmo.
3. Detectar se o conjunto dos conteúdos, assim como o tratamento didático dado a eles, é adequado para o aluno e está compatível com o currículo.
4. Saber se as atividades propostas são interessantes, mesmo contendo explicações inacessíveis ao aluno, cabendo ao professor a tarefa de elucidá-las.
5. Observar se a linguagem utilizada é clara e precisa, de acordo com o nível de compreensão dos alunos.
Estão corretas apenas:
2, 3 e 4.
1, 3 e 5.
2, 4 e 5.
1, 3 e 4.
3, 4 e 5.
A produção de dados estatístico-educacionais que retratem a realidade da Educação é fundamental para o estabelecimento de políticas de melhoria da educação brasileira. Por meio dos censos educacionais, busca-se
identificar os níveis e modalidades de ensino, investindo em três pesquisas distintas sobre a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.
alcançar informações que permitam formular, implementar e monitorar as políticas educacionais e avaliar o desempenho dos sistemas de ensino.
verificar como temáticas específicas estão sendo tratadas e avaliadas pelo docentes, notadamente junto ao alunado de baixa renda.
divulgar a fidedignidade e a validade de seus resultados, notadamente em função da necessidade de cumprir os requisitos legais.
apresentar uma sistemática de operacionalização, cuja viabilidade depende do trabalho dos gestores em assegurar a cooperação da comunidade escolar.
Para desenvolver o interesse e o aprendizado real, as crianças necessitam de atividades que passem por simples brincadeiras, nas quais o aprendizado seja associado a atividades prazerosas e saudáveis ao mesmo tempo. Considerando o exposto, todas afirmativas estão corretas, EXCETO:
É importante trabalhar os conhecimentos matemáticos com atividades lúdicas para que as crianças aprendam com prazer.
Jogos e brincadeiras são autossuficientes para a garantia da aprendizagem de conhecimentos matemáticos básicos.
Os jogos e as brincadeiras estimulam a curiosidade e a imaginação, favorecendo para que ocorram aprendizagens significativas.
As atividades lúdicas são adequadas tanto para a Educação Infantil quanto para as crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
A melhor maneira de lidar com a competição nos jogos é fazê-lo de forma natural em relação à vitória e à derrota, até que as crianças tornem-se prontas para eles.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Quanto às principais características das novas tecnologias da informação e da comunicação presentes na elaboração de materiais didáticos e projetos fundamentados na abordagem construtivista, a alternativa incorreta é
Possibilitam a interatividade.
O computador pode simular aspectos da realidade.
As novas tecnologias de comunicação, acopladas com a informática, viabilizam a interação a distância.
A possibilidade de armazenamento e informações organizadas representadas de várias formas: textos, vídeos, gráficos, animações e áudios.
A manipulação dos materiais a cada passo pelo professor.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
O uso e produção de recursos didáticos com recurso a novas tecnologias requer que o educador tenha domínio de alguns programas e dentre eles o Microsoft PowerPoint
Acerca do programa Microsoft PowerPoint 2010, analise as seguintes afirmativas:
1. Podemos adicionar anotações aos slides, quando visualizados no modo de apresentação de slides.
2. A sequência de apresentação de slides segue, obrigatoriamente, a sequência de criação dos mesmos.
3. O alinhamento justificado não está disponível para os textos contidos nos slides.
Está(ão) incorreta(s):
1, apenas.
1 e 2, apenas.
1 e 3, apenas.
2 e 3, apenas.
1, 2 e 3.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Os materiais didáticos são entendidos como:
Elementos do processo ensino-aprendizagem e que inclui além das instalações escolares, materiais didáticopedagógicos, recursos tecnológicos e outros meios auxiliares ao ensino.
Meios que permitem avançar nas formulações teóricometodológicas com vistas à busca da qualidade do processo de ensino aprendizagem.
Elementos imprescindíveis ao processo ensinoaprendizagem sem os quais não se avança na explicitação do currículo, na concepção de saberes e aprendizagens e, portanto na melhoria da qualidade do ensino.
Elemento da cultura escolar depositário de valores, saberes, visões de mundo.
Elementos facilitadores para a apreensão de conceitos.
Ao projetar um curso de educação a distância deve-se levar em conta:
I. Contexto sócio-histórico dos aprendentes.
II. Perfil cognitivo, social e cultural dos aprendentes.
III. Expectativas dos aprendentes em relação ao curso
IV. Infraestrutura tecnológica.
V. Os conteúdos e interfaces de conteúdos e de comunicação.
VI. Estrutura: aula, fase, módulo ou unidade do curso.
Está correto o que se afirma em
I, III, IV e V, apenas.
II, III, IV e VI, apenas.
II, IV, V e VI, apenas.
I, II, III, IV e VI, apenas.
I, II, III, IV, V e VI.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Tomando por base os novos materiais didáticos engendrados a partir do advento da sociedade da informação, considere as afirmações abaixo:
1. O professor deixa de ser o repassador do conhecimento para ser o criador de ambientes de aprendizagem e facilitador do processo pelo qual o aluno adquire conhecimento.
2. Tentando redefinir o papel do professor (cuja função básica não é mais dar aula, pois isso pode ser feito através da televisão ou do microcomputador), apresenta-o como o orientador do processo reconstrutivo do aluno, através da avaliação permanente, do suporte em termos de materiais a serem trabalhados, da motivação constante e da organização sistemática do processo.
3. O ensino com as novas mídias deveria questionar as relações convencionais entre professores e alunos. Para isso, o perfil desse novo professor é ser aberto, humano, valorizar a busca, o estímulo, o apoio e ser capaz de estabelecer formas democráticas de pesquisa e comunicação.
Está(ão) correta(s):
1 e 2, apenas.
1, 2, 3.
1 e 3, apenas.
2 e 3, apenas.
3, apenas.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Ao se referir à observação formativa Perrenoud afirma que ela:
1. permite orientar e otimizar as aprendizagens em curso sem a preocupação de classificar, certificar, selecionar.
2. é sinônimo de avaliação formativa associada à medida, às classificações e aos boletins escolares.
3. pode ser instrumentada ou intuitiva, aprofundada ou superficial, quantitativa ou qualitativa, longa ou curta, pontual ou sistemática.
Está(ão) correta(s)
1 e 2, apenas.
2, apenas
1, 2 e 3.
1, apenas
1 e 3, apenas.
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