Questões de Pedagogia

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Consoante com uma concepção de ensino e de avaliação comprometida com a formação do aluno, mediante o desenvolvimento de aprendizagens significativas, o erro deixa de constituir uma questão desafiadora e primordial para o ensino. Diante dessa reflexão, analise as afirmações abaixo:

1. O erro se traduz em oportunidade didática para que o professor possa organizar o seu ensino, possibilitando situações didáticas compatíveis com a realidade do aluno.

2. O professor precisa ser valorizado pela capacidade que apresenta para constatar o erro no processo de aprendizagem do aluno, tarefa que lhe é inerente no processo de avaliação processual e formativa dos alunos.

3. O erro tanto pode ser visto de forma negativa, ao ser utilizado para punir o aluno; como pode ser compreendido como positivo, ao se traduzir em oportunidade para o aluno refazer o processo de conhecimento.

Está(ão) correta(s)

  • A.

    1 e 3, apenas.

  • B.

    2, e 3, apenas.

  • C.

    2, e 3, apenas.

  • D.

    3, apenas.

  • E.

    1 e 2, apenas.

A qualidade da avaliação reside em sua capacidade de promover o diálogo, por isso o ato de avaliar:

1. busca indagar, investigar, refletir sobre os percursos, processos, procedimentos na produção de conhecimento, contribuindo na criação de meios que auxiliem na superação de limites encontrados.

2. traduz algo a ser medido na busca do que todos devem alcançar, com vistas à construção da homogeneidade no processo de aprendizagem dos alunos.

 3. requer a capacidade de refletir, também, sobre a organização do tempo escolar e suas implicações na produção do conhecimento, providenciando o tempo adequado para todos os alunos aprenderem.

Está(ão) correta(s)

  • A.

    1, 2 e 3.

  • B.

    1 e 3, apenas.

  • C.

    2 e 3, apenas.

  • D.

    1 e 2, apenas.

  • E.

    2 , apenas.

Analise as afirmativas abaixo:

1. A interdisciplinaridade tem como proposta promover uma nova forma de trabalhar o conhecimento, na qual haja interação entre sujeitos-sociedade-conhecimentos na relação professor-aluno, professor-professor e alunoaluno, de maneira que o ambiente escolar seja dinâmico e vivo e os conteúdos e/ou temas geradores sejam problematizados e vislumbrados juntamente com as outras disciplinas.

2. A interdisciplinaridade é o elo entre profissionais do ensino, como forma de reciprocidade, de reflexão mútua, em substituição à concepção fragmentária do conhecimento, fazendo com que estes agentes do ensino tenham uma atitude diferenciada perante os obstáculos educacionais.

3. A interdisciplinaridade exige uma atitude de abertura democrática e de responsabilidade, exigindo que o professor desenvolva uma ação permeada de criticidade e reflexão perante o aluno, o conhecimento, a realidade e o outro, estando disposto a vivenciar a dialogicidade conforme defende Freire (1996).

4. A interdisciplinaridade resgata a importância do “outro”, sem o qual não pode haver a troca mútua da evolução do pensamento e da linguagem, e amplia os horizontes dentro do processo sócio-histórico educacional, resgatando a importância do conhecimento, das potencialidades, dos limites, das diferenças e do processo criativo de cada ciência, respeitando-se, assim, a relatividade entre elas.

Estão corretas:

  • A.

    1, 2, 3 e 4.

  • B.

    1, 2 e 3, apenas.

  • C.

    2 e 3, apenas.

  • D.

    2 e 4, apenas.

  • E.

    2, 3 e 4, apenas.

Com relação à metodologia por projetos pode-se afirmar que ela:

1. contribui para o maior desenvolvimento do senso crítico e reflexivo dos alunos.

2. promove maior interação entre conteúdos, através da Interdisciplinaridade.

3. torna o professor o principal sujeito no processo educativo.

Está(ão) correta(s)

  • A.

    1, 2 e 3.

  • B.

    2 e 3, apenas.

  • C.

    3, apenas.

  • D.

    2, apenas.

  • E.

    1 e 2, apenas.

As formas de intervenção didática de um professor que assume o compromisso com o sucesso da aprendizagem do aluno e de seu desenvolvimento integral visam:

1. ajudar os alunos a se envolverem ativamente na sua educação, descobrindo e utilizando seus estilos de aprendizagem e múltiplas inteligências no processo de construção e reconstrução do conhecimento.

2. garantir uma relação pedagógica unilateral em que o professor exerce a sua condição de sujeito ativo do processo educativo, pela capacidade que ele tem de mobilizar os alunos na construção de seus conhecimentos.

3. estabelecer a mediação entre a aprendizagem e o ensino, mediante ações que permitam fazer ajustes na prática pedagógica para que o aluno aprenda da melhor forma.

4. promover uma investigação contínua sobre os percursos e os processos vividos durante a aprendizagem, por intermédio da elaboração de registros significativos,capazes de apontar todas as possibilidade de provocação e de desafio intelectual necessários ao avanço e à construção do conhecimento.

5. oferecer condições para que o professor avalie a sua prática tendo em vista o cumprimento do programa préestabelecido pela escola, garantindo a eficiência e a eficácia do seu ensino.

Estão corretas as afirmativas:

  • A.

    1, 2, 3.

  • B.

    1, 3, 4.

  • C.

    2, 3, 4.

  • D.

    2, 3, 5.

  • E.

    1, 3, 5.

A investigação, o conhecimento do nível de compreensão dos alunos em relação a um determinado conteúdo e o acompanhamento das hipóteses que o aluno tem em relação a um conceito como uma etapa da construção do conhecimento são algumas das características da avaliação qualitativa. Nesse sentido, pode-se acrescentar, ainda, que uma prática de avaliação mediadora com função diagnóstica pressupõe, também

  • A.

    uma tomada de decisão didático-pedagógica na busca de um caminho que oportunize a construção do conhecimento.

  • B.

    a atribuição de notas às atividades realizadas pelos alunos e a proposição de situações para estudos individuais em casa, pois somente dessa forma poderão aprender.

  • C.

    a identificação dos erros e acertos dos alunos em relação a determinado conteúdo em estudo e a proposição de exercícios para melhor memorização.

  • D.

    a mensuração e a verificação dos conhecimentos apreendidos pelos alunos.

  • E.

    a função exclusiva de medir o conhecimento adquirido pelo aluno no decorrer do período avaliado para a sua promoção.

As principais atribuições/funções que os diretores devem desenvolver em suas unidades escolares são

  • A.

    mediar as demandas do sistema de ensino com a sua realidade escolar; estar atualizado com relação às diretrizes educacionais nos diversos âmbitos: nacional, estadual e municipal; zelar pela organização administrativa da escola em consonância com sua proposta pedagógica; garantir e organizar os registros realizados por sua unidade; motivar a participação da comunidade escolar e dos demais profissionais da escola e mediar os conflitos existentes.

  • B.

    auxiliar os professores no planejamento e registro das atividades realizadas; comandar as equipes de auxiliares escolares no que se refere à limpeza e organização do espaço; contratar profissionais e organizar a carga horária de cada um deles; elaborar a proposta pedagógica da escola; cuidar da parte administrativa/financeira da unidade; discutir temas junto a comunidade escolar que influenciem no trabalho desenvolvido na escola.

  • C.

    adequar a escola às Diretrizes Curriculares Nacionais; captar recursos em editais privados ou públicos para complementar os recursos destinados a sua unidade; vivenciar situações em sala de aula para posteriormente contribuir com a ação e planejamento dos educadores; estabelecer cronograma escolar e principalmente momentos para a participação da comunidade escolar; organizar festas de final de ano para arrecadação de fundos.

  • D.

    elaborar a proposta pedagógica da escola; organizar os momentos de planejamento junto aos professores; controlar as faltas e notas dos alunos; estabelecer parcerias com empresas privadas para a captação de recursos para sua unidade escolar; desenvolver plano administrativo para manter a escola; sistematizar todo o trabalho realizado pela escola e aprová-lo junto à Secretaria Estadual de Educação.

  • E.

    auxiliar na limpeza e organização do espaço escolar; contratar profissionais e organizar a carga horária de cada um deles; vivenciar, junto aos professores, situações de ensino para poder auxiliar no planejamento e desenvolvimento das atividades pedagógicas; organizar festas de final de ano para arrecadação de fundos.

Paulo Freire, em seus estudos, refletiu sobre a educação bancária e a educação problematizadora. Sobre a educação bancária, o autor aponta uma característica da aprendizagem praticada pelo professor. Marque a alternativa que aponta tal característica.

  • A.

    A aprendizagem consiste no recebimento e na memorização dos conteúdos da realidade, selecionados pelo professor, que os expõe aos alunos, ouvintes passivos do ato educativo.

  • B.

    A aprendizagem é vista como um processo que se realiza por meio do contato do sujeito com o mundo vivenciado, considerado dinâmico, sempre em transformação.

  • C.

    A aprendizagem pressupõe a reflexão sobre os conteúdos da realidade, selecionados pelo professor, que os expõe aos alunos, participantes ativos do ato educativo.

  • D.

    A aprendizagem é construída a partir de uma relação dialógica entre educador e educandos no decorrer do processo ensino-aprendizagem.

  • E.

    Para Freire, a Educação Bancária se alicerça nos princípios da troca, tem caráter altamente reflexivo, implica num constante ato de desvelamento e atuação na realidade; o ser humano percebe-se como ser histórico, capaz de fazer as transformações necessárias no mundo.

Especialistas no estudo do Livro Didático, a exemplo de Gérard e Roegiers, pedagogos belgas, lembram que um Livro Didático, seja qual for sua área específica, deve preencher várias funções simultâneas, tanto do ponto de vista do aluno quanto do professor. No que diz respeito ao aluno, um bom Livro Didático deve desempenhar, entre outras, as seguintes funções:

1. Transmissão de conhecimentos, a mais direta e conhecida das funções de um Livro Didático, sem dúvida essencial, mas muitas vezes valorizada em excesso, em detrimento de outras, fundamentais para o desenvolvimento intelectual do aprendiz.

2. Desenvolvimento de capacidades e competências, função essencial para a formação de cidadãos críticos e para o desenvolvimento progressivo da autonomia nos estudos.

3. Avaliação dos conhecimentos especificamente teóricos adquiridos, por meio da qual o Livro Didático pode contribuir tanto para a localização das eventuais dificuldades de aprendizagem relativas às teorias e conceitos trabalhados, quanto para a sua superação.

4. Obra de referência quer nos momentos de estudo individual em casa, quer na solução de dúvidas pontuais, não se prestando ao trabalho coletivo dos alunos.

5. Consolidação de conhecimentos práticos e teóricos adquiridos, fator de grande relevância para que o aluno incorpore o aprendido aos contextos particulares e ao seu cotidiano.

Estão corretas apenas:

  • A.

    1, 2 e 5.

  • B.

    2 e 3.

  • C.

    3, 4 e 5.

  • D.

    2 e 4.

  • E.

    2, 3 e 4.

O Censo Escolar, de âmbito nacional, realiza o levantamento de informações estatístico-educacionais relativas

  • A.

    ao Ensino Fundamental e Ensino Médio.

  • B.

    à Educação Infantil e Educação Especial.

  • C.

    à Educação Básica e suas modalidades.

  • D.

    à Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio.

  • E.

    Educação Básica e Ensino Superior.

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