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Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito da avaliação de programas educacionais organizacionais, julgue os itens seguintes.
A essência da avaliação colaborativa consiste na reunião de colaboradores que comunguem das mesmas convicções.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito da avaliação de programas educacionais organizacionais, julgue os itens seguintes.
Na avaliação de programas, os avaliadores formam um grupo distinto do grupo dos colaboradores.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando as influências, na educação, dos sistemas taylorista e fordista de organização do trabalho, julgue os itens a seguir.
A organização curricular caracteriza-se pela segmentação do conhecimento em áreas e disciplinas autônomas e pela divisão entre tomada de consciência e ação.
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Considerando as influências, na educação, dos sistemas taylorista e fordista de organização do trabalho, julgue os itens a seguir.
Sob as referidas influências, instituiu-se a dualidade estrutural, com base na qual se definem os diferentes tipos de escola, a partir da classe social de origem do educando e do papel a ela destinado na divisão social e técnica do trabalho.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando as influências, na educação, dos sistemas taylorista e fordista de organização do trabalho, julgue os itens a seguir.
A pedagogia influenciada por esses sistemas de produção caracteriza-se pela defesa de rígido controle externo sobre o aluno e pela indissociabilidade entre o tempo de aprender a teoria e o de repetir procedimentos práticos.
Para que a democratização do acesso à educação tenha uma função realmente inclusiva é indispensável universalizar
a articulação teoria e prática no magistério.
a cultura local em seus aspectos pitorescos.
o acesso ao divertimento e ao lazer variado.
a relevância das aprendizagens escolares.
a constante reflexão sobre a prática individual.
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Considerando as influências, na educação, dos sistemas taylorista e fordista de organização do trabalho, julgue os itens a seguir.
O atendimento das necessidades de mão de obra altamente capacitada verificadas no mercado de trabalho é o princípio que orienta a formação dos educandos, uma vez que, de acordo com os referidos modelos, os futuros trabalhadores devem estar aptos à execução de uma tarefa específica da etapa de produção, o que requer a aquisição, na fase escolar, de capacitações aprofundadas.
A qualidade da educação oferecida nas escolas públicas vem se tornando tema central, pois essas escolas estão sendo procuradas por um número cada vez mais expressivo de
jovens e adultos que não tinham, anteriormente, direito efetivo de estudar nessas instituições formais de ensino.
crianças com deficiência cognitiva, para quem as aprendizagens escolares são pouco decisivas no mundo globalizado.
alunos das camadas mais pobres da sociedade brasileira, que antes não tinham acesso a essas instituições.
pessoas das comunidades em que se situam as próprias escolas, a quem o acesso democrático agora permite sua frequência.
estudantes da classe média empobrecida, que antes podia pagar escolas privadas para seus filhos.
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Considerando as influências, na educação, dos sistemas taylorista e fordista de organização do trabalho, julgue os itens a seguir.
Medidas de incentivo à produtividade, como a instituição de décimo quarto salário para os professores cujos alunos apresentem bom desempenho escolar, originam-se de práticas produtivas tipicamente fordistas e tayloristas.
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Considerando as influências, na educação, dos sistemas taylorista e fordista de organização do trabalho, julgue os itens a seguir.
Os professores devem especializar-se em temas ou disciplinas, para serem, posteriormente, agrupados conforme as suas especialidades, de modo que se tornem capazes de discutir e compreender o trabalho pedagógico integralmente, a partir do local onde ele é realizado, a escola.
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