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Segundo o Plano Nacional de Educação (PNE), a qualificação do pessoal docente apresenta-se como um dos maiores desafios educacionais; por isso, deverá ser realizada por meio de formação continuada permanente. A respeito da atuação do supervisor educacional na formação continuada, assinale a alternativa correta.
A educação escolar é reduzida à sala de aula, dispensando a articulação entre os agentes educativos.
De acordo com o PNE, a ação do supervisor educacional deve estar voltada ao atendimento do educando.
O supervisor atuará no processo de formação continuada dos professores e, em certos momentos, de toda a equipe escolar.
A formação continuada dos professores deve ser realizada fora do ambiente de trabalho e apenas com cursos de pós-graduação.
Ao supervisor educacional não cabe a responsabilidade de formação continuada, pois sua função é técnica e restrita.
O educador social tem a Pedagogia Social como referência, distinguindo-se do trabalhador social pelo caráter de sua intervenção. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
Ao educador social, compete a assistência social.
Ao trabalhador social, compete a intervenção socioeducativa.
A análise sistemática da realidade deve ser realizada pelo educador social.
O campo de atuação do educador social é a intervenção socioeducativa.
A coleta de dados e de informações da realidade social deve ser realizada pelo educador social.
A respeito do projeto político-pedagógico escolar, é correto afirmar que
é a expressão da cultura da escola.
é um documento que cumpre as exigências legais, mas não interfere na ação pedagógica.
deve ser elaborado exclusivamente pelo corpo docente.
é caracterizado por uma imposição do sistema de ensino público, mas é optativo para as escolas particulares.
sua consolidação independe de avaliações internas e externas.
Na citação acima, Comenio se referia aos recursos e técnicas que deveriam ser adotadas pelo professor. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Dada a política de educação para todos, diretriz educacional do Estado brasileiro, os conteúdos de ensino devem ser rigorosamente seguidos, sem adaptações, em todas as escolas públicas brasileiras.
Educação como reprodutora da sociedade implica entendê-la como um elemento da própria sociedade, determinada por seus condicionantes econômicos, sociais e políticos. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
Para Althusser, é possível manter a produção dos bens materiais, sem que haja a reprodução cultural da sociedade.
Para essa concepção, a escola é o instrumento criado para formar pessoas críticas e conscientes da situação de exploração imposta pela sociedade capitalista.
Entre os diversos estudiosos dessa concepção, é comum entenderem a escola como aparelho ideológico do Estado.
A reprodução dos valores sociais, como a ideologia estatal, não ocorre com as crianças, mas apenas com adolescentes e adultos.
A reprodução de valores da sociedade dominante ocorre exclusivamente na escola.
Na citação acima, Comenio se referia aos recursos e técnicas que deveriam ser adotadas pelo professor. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Constitui indicador de adequada utilização dos recursos didáticos o fato de os conteúdos do livro didático serem todos trabalhados dentro do prazo estabelecido no cronograma escolar.
A educação pode ser compreendida como mediação de um projeto social, na perspectiva da democratização. Assim, podem-se considerar as possibilidades de ação a partir dos próprios condicionantes históricos. Acerca dessa concepção, assinale a alternativa correta.
Ela é otimista em relação ao poder da educação sobre a sociedade.
Ela afirma que a educação é uma instância de reprodução do modelo de sociedade à qual se serve.
Para ela, a educação corrige os desvios do modelo social.
Para seus teóricos, a educação tem papel ativo na sociedade.
Ela é denominada crítica porque não reforça o ilusório otimismo e percebe os condicionantes sociais.
Na citação acima, Comenio se referia aos recursos e técnicas que deveriam ser adotadas pelo professor. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Professores e alunos podem elaborar os seus próprios recursos didáticos; no entanto, estes serão menos eficientes na ação didática.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Estudiosos e formuladores de políticas públicas mencionam a necessidade de revisão do currículo escolar para o melhor atendimento das peculiaridades de alunos com necessidades educacionais especiais incluídos em classes comuns do ensino regular. Considerando as perspectivas atuais relativas a currículo e educação inclusiva, assinale a opção correta.
As adaptações curriculares devem ser realizadas em três níveis: no projeto pedagógico (currículo escolar), relativas ao currículo da classe e individualizadas do currículo.
O conceito de adaptação curricular pressupõe transformações de acessibilidade curricular, mas não modificações no planejamento pedagógico, visto que é preciso considerar que, nas classes comuns, não há apenas alunos com necessidades educacionais especiais, sendo dever da escola atender a todos.
No processo de adaptação curricular, deve-se prever a oferta de um conteúdo mínimo comum a todos os alunos.
A adaptação curricular traduz-se no esforço de eliminar totalmente as barreiras físicas das instituições de ensino que recebem crianças com necessidades educacionais especiais.
Na citação acima, Comenio se referia aos recursos e técnicas que deveriam ser adotadas pelo professor. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
A utilização de recursos didáticos visa despertar o interesse dos alunos e provocar discussões e debates, desencadeando perguntas e gerando novas ideias.
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