Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens a seguir, relativos a projeto político-pedagógico, que, nas empresas, pode ser considerado processo de permanente reflexão e discussão a respeito dos problemas da organização, com o propósito de propor soluções que viabilizem a efetivação dos objetivos almejados.

É desnecessário que o projeto pedagógico empresarial e o plano diretor, instrumentos da ação empresarial, com construção e finalidades semelhantes, estejam alinhados ao plano estratégico empresarial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à caracterização das metodologias de ensino, julgue os itens que se seguem.

A metodologia centrada na compreensão, reflexão e ação caracteriza a tendência educacional libertadora de Paulo Freire.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue se cada um dos itens abaixo apresenta característica da concepção democrático-participativa.

I Definição explícita de objetivos sociopolíticos e pedagógicos.

II Alto nível de qualificação e competência profissional.

III Acompanhamento e avaliação sistemáticos, com finalidade pedagógica.

IV Ênfase tanto nas tarefas quanto nas relações interpessoais.

V Articulação entre a atividade de direção e a iniciativa de participação das outras pessoas.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

  • E.

    5

De acordo com as teorias de Vygotsky, a aprendizagem sempre inclui relações entre as pessoas. A relação do indivíduo com o mundo é sempre medida pelo outro. Não há como aprender e apreender o mundo se não houver o outro. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Vygotsky defende a ideia de que não há, dentro do ser humano, um desenvolvimento pronto e previsto que vai se atualizando de acordo com a passagem do tempo ou com a recepção de influências externas.

  • B.

    Na concepção de Vygotsky, a aprendizagem está em função só da comunicação, independendo do nível de desenvolvimento alcançado pelo indivíduo.

  • C.

    O autor não acredita que a aprendizagem aconteça por um processo cognitivo imbuído de afetividade, relação e motivação.

  • D.

    A aprendizagem acontece quando o indivíduo está na faixa etária correta para aquela capacidade de apreensão, afirma Vygotsky.

  • E.

    Para o autor, a aprendizagem é algo que pode ser passado de um indivíduo para outro.

Em cada um dos itens subsecutivos, é apresentada uma situação hipotética acerca de planejamento curricular, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Uma equipe multidisciplinar docente propôs um planejamento curricular com base em ideias filosóficas, sociológicas, psicológicas, axiológicas e nas teorias do ensino para a fundamentação do currículo. As bases legais que orientam o sistema educacional do país não foram levadas em consideração. Nessa situação, as bases legais não foram enfatizadas porque não são necessárias para a formulação de um currículo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na concepção sociocrítica, a escola é encarada como um sistema que agrega pessoas, destacando-se o caráter intencional de suas ações. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A organização escolar é objetiva, intencional e pré-concebida.

  • B.

    Os projetos são realizados pela comunidade escolar, mas sua execução fica a cargo do diretor.

  • C.

    O caráter pedagógico da escola independe de sua organização estrutural.

  • D.

    A concepção sociocrítica valoriza o poder e a autoridade exercidos unilateralmente.

  • E.

    Na escola, tanto a gestão quanto o processo de tomada de decisão dão-se coletivamente.

A discussão do pensamento de Vygotsky na área educacional e psicológica remete a uma reflexão acerca das relações entre ele e Piaget. Esse confronto dá-se uma vez que os autores possuem vários pontos divergentes que separam os seus pensamentos em abordagens ou pontos de vista diferentes. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Ambos os autores fazem parte das correntes interacionista e construtivista, entretanto Vygotsky enveredou-se pelo marxismo.

  • B.

    Para Piaget, a consciência é o estado supremo do homem, o que, em sua teoria, é chamado de Tomada de Consciência.

  • C.

    Vygotsky não acredita que elementos da consciência vão dar origem aos denominados processos mentais superiores, envolvendo memorização ativa, seguida de pensamento abstrato.

  • D.

    Piaget defende a hipótese de que o ser humano é criado de forma histórica e social e que suas relações com a natureza e com os outros homens, no nível da consciência, dão-se de forma espontânea apenas quando ele não tem percepção da consciência sobre aquilo que está fazendo.

  • E.

    Para Vygotsky, os atos humanos são espontâneos (no sentido biológico do termo), sem relação direta com os atos sociais e históricos que envolvem a psique do indivíduo.

Em cada um dos itens subsecutivos, é apresentada uma situação hipotética acerca de planejamento curricular, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Paula, pedagoga há quinze anos, defende a ideia de que o currículo de um curso deve representar o patrimônio social e cultural do homem, formado pelos conhecimentos científicos e tecnológicos. Paula, ao elaborar o currículo desse curso, procura conciliar todos esses elementos. Nessas condições, o currículo deve ser trabalhado de forma interdisciplinar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na contemporaneidade, a maioria dos autores tem adotado o termo organização escolar no lugar de administração escolar. Entende-se que o termo organização tem maior abrangência e, por isso, a administração realiza-se no contexto de uma organização. A respeito desse assunto, é correto afirmar que

  • A.

    o termo organização foi adotado a partir de uma visão econômica da escola, em comparação com uma empresa com fins lucrativos.

  • B.

    organizar é regular tudo, demarcando esferas de responsabilidades e níveis de autoridade nas pessoas congregadas.

  • C.

    o caráter grupal e cooperativo das instituições de ensino não pode ser generalizado no conceito de organização.

  • D.

    as organizações são entendidas como unidades sociais, constituídas por pessoas que trabalham juntas para alcançar determinados objetivos.

  • E.

    uma organização não admite uma sistemática de gerenciamento técnico e administrativo.

Na citação acima, Comenio se referia aos recursos e técnicas que deveriam ser adotadas pelo professor. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

Os recursos didáticos formam o conjunto de meios materiais e humanos destinados a organizar, desenvolver e avaliar a ação pedagógica.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...