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Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens a seguir, relativos a projeto político-pedagógico, que, nas empresas, pode ser considerado processo de permanente reflexão e discussão a respeito dos problemas da organização, com o propósito de propor soluções que viabilizem a efetivação dos objetivos almejados.
É desnecessário que o projeto pedagógico empresarial e o plano diretor, instrumentos da ação empresarial, com construção e finalidades semelhantes, estejam alinhados ao plano estratégico empresarial.
Com relação à caracterização das metodologias de ensino, julgue os itens que se seguem.
A metodologia centrada na compreensão, reflexão e ação caracteriza a tendência educacional libertadora de Paulo Freire.
Julgue se cada um dos itens abaixo apresenta característica da concepção democrático-participativa.
I Definição explícita de objetivos sociopolíticos e pedagógicos.
II Alto nível de qualificação e competência profissional.
III Acompanhamento e avaliação sistemáticos, com finalidade pedagógica.
IV Ênfase tanto nas tarefas quanto nas relações interpessoais.
V Articulação entre a atividade de direção e a iniciativa de participação das outras pessoas.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
5
De acordo com as teorias de Vygotsky, a aprendizagem sempre inclui relações entre as pessoas. A relação do indivíduo com o mundo é sempre medida pelo outro. Não há como aprender e apreender o mundo se não houver o outro. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
Vygotsky defende a ideia de que não há, dentro do ser humano, um desenvolvimento pronto e previsto que vai se atualizando de acordo com a passagem do tempo ou com a recepção de influências externas.
Na concepção de Vygotsky, a aprendizagem está em função só da comunicação, independendo do nível de desenvolvimento alcançado pelo indivíduo.
O autor não acredita que a aprendizagem aconteça por um processo cognitivo imbuído de afetividade, relação e motivação.
A aprendizagem acontece quando o indivíduo está na faixa etária correta para aquela capacidade de apreensão, afirma Vygotsky.
Para o autor, a aprendizagem é algo que pode ser passado de um indivíduo para outro.
Em cada um dos itens subsecutivos, é apresentada uma situação hipotética acerca de planejamento curricular, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Uma equipe multidisciplinar docente propôs um planejamento curricular com base em ideias filosóficas, sociológicas, psicológicas, axiológicas e nas teorias do ensino para a fundamentação do currículo. As bases legais que orientam o sistema educacional do país não foram levadas em consideração. Nessa situação, as bases legais não foram enfatizadas porque não são necessárias para a formulação de um currículo.
Na concepção sociocrítica, a escola é encarada como um sistema que agrega pessoas, destacando-se o caráter intencional de suas ações. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
A organização escolar é objetiva, intencional e pré-concebida.
Os projetos são realizados pela comunidade escolar, mas sua execução fica a cargo do diretor.
O caráter pedagógico da escola independe de sua organização estrutural.
A concepção sociocrítica valoriza o poder e a autoridade exercidos unilateralmente.
Na escola, tanto a gestão quanto o processo de tomada de decisão dão-se coletivamente.
A discussão do pensamento de Vygotsky na área educacional e psicológica remete a uma reflexão acerca das relações entre ele e Piaget. Esse confronto dá-se uma vez que os autores possuem vários pontos divergentes que separam os seus pensamentos em abordagens ou pontos de vista diferentes. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
Ambos os autores fazem parte das correntes interacionista e construtivista, entretanto Vygotsky enveredou-se pelo marxismo.
Para Piaget, a consciência é o estado supremo do homem, o que, em sua teoria, é chamado de Tomada de Consciência.
Vygotsky não acredita que elementos da consciência vão dar origem aos denominados processos mentais superiores, envolvendo memorização ativa, seguida de pensamento abstrato.
Piaget defende a hipótese de que o ser humano é criado de forma histórica e social e que suas relações com a natureza e com os outros homens, no nível da consciência, dão-se de forma espontânea apenas quando ele não tem percepção da consciência sobre aquilo que está fazendo.
Para Vygotsky, os atos humanos são espontâneos (no sentido biológico do termo), sem relação direta com os atos sociais e históricos que envolvem a psique do indivíduo.
Em cada um dos itens subsecutivos, é apresentada uma situação hipotética acerca de planejamento curricular, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Paula, pedagoga há quinze anos, defende a ideia de que o currículo de um curso deve representar o patrimônio social e cultural do homem, formado pelos conhecimentos científicos e tecnológicos. Paula, ao elaborar o currículo desse curso, procura conciliar todos esses elementos. Nessas condições, o currículo deve ser trabalhado de forma interdisciplinar.
Na contemporaneidade, a maioria dos autores tem adotado o termo organização escolar no lugar de administração escolar. Entende-se que o termo organização tem maior abrangência e, por isso, a administração realiza-se no contexto de uma organização. A respeito desse assunto, é correto afirmar que
o termo organização foi adotado a partir de uma visão econômica da escola, em comparação com uma empresa com fins lucrativos.
organizar é regular tudo, demarcando esferas de responsabilidades e níveis de autoridade nas pessoas congregadas.
o caráter grupal e cooperativo das instituições de ensino não pode ser generalizado no conceito de organização.
as organizações são entendidas como unidades sociais, constituídas por pessoas que trabalham juntas para alcançar determinados objetivos.
uma organização não admite uma sistemática de gerenciamento técnico e administrativo.
Na citação acima, Comenio se referia aos recursos e técnicas que deveriam ser adotadas pelo professor. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Os recursos didáticos formam o conjunto de meios materiais e humanos destinados a organizar, desenvolver e avaliar a ação pedagógica.
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