Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Os jesuítas, os primeiros educadores que vieram para o Brasil, praticavam uma pedagogia da contrarreforma, atendendo aos ideais da eloquência latina do século XVI, segundo os quais o objetivo da gramática era a expressão clara e correta, o das humanidades, a expressão bela e elegante, e o da retórica, a expressão enérgica e convincente. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Uma das atuações mais importantes dos jesuítas era a catequese, que consistia em um esforço para acentuar a semelhança e apagar as diferenças entre os homens, tornando o não cristão, ou seja, o indígena, o infiel ou o herege, cristão.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens a seguir, relativos a projeto político-pedagógico, que, nas empresas, pode ser considerado processo de permanente reflexão e discussão a respeito dos problemas da organização, com o propósito de propor soluções que viabilizem a efetivação dos objetivos almejados.
Um projeto político-pedagógico coerente com a visão transformadora da educação empresarial deve representar um pacto de ações coletivas.
Para que uma instituição de ensino seja credenciada para o oferecimento de cursos na modalidade a distância, deverá cumprir vários requisitos legais, dentre os quais, apresentar
histórico obrigatório de funcionamento da instituição de ensino.
descrição detalhada dos serviços de suporte relativos às instalações físicas e de infraestrutura.
curriculum vitae de professores e tutores para comprovação de qualificação e habilitação.
especificações dos suportes pedagógicos e de capacidade técnica de atendimento à demanda.
plano de desenvolvimento institucional no caso de instituições que oferecem cursos livres e de organizações profissionais.
Julgue os itens a seguir, relativos a diferentes concepções de avaliação da aprendizagem.
Em uma avaliação mediadora, é função do professor interpretar o resultado das provas e, com base nessa interpretação, estabelecer estratégias pedagógicas que intervenham de forma positiva no processo de aprendizagem de seus alunos.
Os jesuítas, os primeiros educadores que vieram para o Brasil, praticavam uma pedagogia da contrarreforma, atendendo aos ideais da eloquência latina do século XVI, segundo os quais o objetivo da gramática era a expressão clara e correta, o das humanidades, a expressão bela e elegante, e o da retórica, a expressão enérgica e convincente. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
De acordo com os críticos do ensino jesuítico, este promoveu a separação entre a escola e a vida, visto que, por meio dele, não se transmitiam aos alunos as inovações da época.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens a seguir, relativos a projeto político-pedagógico, que, nas empresas, pode ser considerado processo de permanente reflexão e discussão a respeito dos problemas da organização, com o propósito de propor soluções que viabilizem a efetivação dos objetivos almejados.
A proposição de um projeto político-pedagógico para uma universidade corporativa implica o compartilhamento e comprometimento dos envolvidos em sua construção e implementação.
No que diz respeito à educação a distância, o tutor, diferentemente do professor, tem atribuições específicas, dentre as várias que realiza, destacando-se a
organização do conteúdo que será usado no processo instrucional, sendo, por isso, chamado também de conteudista.
instrução em aulas que se utilizem de procedimentos didáticos para tornar os conteúdos palatáveis aos educandos.
consideração do tempo, da oportunidade e dos riscos para intervir, em função dos níveis de retenção do aluno na modalidade.
possibilidade de trabalhar com as dúvidas dos alunos com margem de tempo suficiente para conduzi-los a uma mudança conceitual.
elaboração do material que será usado pelos educandos para obter um domínio completo do processo educacional.
Com relação à caracterização das metodologias de ensino, julgue os itens que se seguem.
Ao propor uma metodologia com foco em estímulos externos e reforços ou em estímulos de situações esperadas, Skinner promoveu o tecnicismo na educação.
A tentativa de equacionar o desempenho de estudantes a padrões de qualidade vem levando os sistemas de ensino a buscar indicadores, por meio de exames. Os resultados constituem uma base de decisão para a adoção de políticas públicas. Entretanto, o entusiasmo por essa visão de qualidade pode IMPEDIR a percepção de seus limites, dentre os quais se destaca(m)
desenvolvimento duradouro de competências de alto nível, em detrimento da memorização de conhecimentos pontuais.
mobilização de esforços sem precedentes para desenvolver competências de orientação e regulação dos modos de gestão educacional.
adoção de medidas precipitadas, mais espetaculares do que eficazes, tratando mais os sintomas do que as causas, quando os indicadores são insatisfatórios.
concorrência entre instituições de ensino, o que eleva os níveis de desempenho de estudantes e gera profissionais qualificados ao mercado.
identificação e interpretação regular de problemas emergentes para o encontro de soluções apropriadas em processos de aprendizagem coletiva.
Os jesuítas, os primeiros educadores que vieram para o Brasil, praticavam uma pedagogia da contrarreforma, atendendo aos ideais da eloquência latina do século XVI, segundo os quais o objetivo da gramática era a expressão clara e correta, o das humanidades, a expressão bela e elegante, e o da retórica, a expressão enérgica e convincente. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Na Ratio Studiorum, previam-se castigos e admoestações, como as punições físicas que deveriam ser aplicadas pelos mestres.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...