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[...] À medida que se amplia o conceito de conteúdo escola, o papel do professor em sala de aula torna-se ainda mais fundamental. O professor é a figura-chave no desenvolvimento de nossas atividades e, por esse motivo, é importante discutir alguns pontos relacionados à sua atitude em sala de aula, bastante diferente da do professor que trabalha de forma tradicional: a autonomia do aluno; a cooperação entre os alunos; o papel do erro na construção do conhecimento; a avaliação; e, a interação professoraluno [...]. Então, quando dizemos: no ensino tradicional, as interações em sala de aula se dão quase exclusivamente entre professor e alunos e entre alunos e professor; a interação entre alunos tem uma influência secundária, quando não indesejável ou desagradável..., estamos nos referindo a:
A autonomia do aluno.
A cooperação entre os alunos.
O papel do erro na construção do conhecimento.
A interação professor-aluno.
N.d.a.
Na atualidade, o conceito de educação em saúde, relacionado ao atendimento médico-sanitário, sofreu significativa alteração. O conceito de participação comunitária é discutido como instrumento capaz de ampliar os serviços de saúde. Considera-se que a participação comunitária poderia levar ao desenvolvimento de habilidades e à transformação de pessoas em função de suas próprias necessidades. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens.
Entre os fatores que sustentam a educação comunitária, estão a existência de políticas e normas para trabalhar com a comunidade, as atitudes favoráveis por parte do pessoal da saúde em seus contatos com a comunidade, o apoio de toda uma equipe de saúde trabalhando conjuntamente, a resolução concreta de problemas locais, a manutenção do pessoal de saúde em programas e o respeito pelo sistema organizacional da comunidade tradicional.
De acordo com o texto: [...] Quando os alunos são incitados a contar como resolveram o problema, começam a tomar consciência das coordenações dos eventos, iniciando-se a conceituação. A tomada de consciência está longe de constituir apenas uma simples leitura: ela é uma reconstrução que o aluno faz de suas ações e do que conseguiu observar durante a experiência [...]. Sabendo disso, qual das respostas abaixo tem o melhor significado para o termo conceituação?
É um processo que se inicia com a reconstrução da própria ação e, depois, vai evoluindo para as seqüências exteriores, permitindo uma elaboração gradativa de noções necessárias para a explicação dos fenômenos.
São as relações que, gradualmente, vão sendo desvinculadas das ações da própria criança para as relações entre modificações dos atributos físicos dos objetos e respectivos resultados.
É a etapa que o aluno resolverá o problema quando compreender em ação uma dada situação em grau suficiente para atingir os fins propostos.
São as etapas de reflexão sobre o como a fase da tomada de consciência de suas próprias ações e de procura do porquê fase das explicações casuais que os alunos têm oportunidade de construir sua compreensão dos fenômenos físicos.
N.d.a.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Na atualidade, o conceito de educação em saúde, relacionado ao atendimento médico-sanitário, sofreu significativa alteração. O conceito de participação comunitária é discutido como instrumento capaz de ampliar os serviços de saúde. Considera-se que a participação comunitária poderia levar ao desenvolvimento de habilidades e à transformação de pessoas em função de suas próprias necessidades. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens.
No ano de 2000 foi que os países do continente americano reconheceram o direito e a responsabilidade que os indivíduos têm de planejar e implementar seus próprios serviços de atendimento, afirmando que a educação relacionada a problemas de saúde, assim como as condições para preveni-los ou controlá-los, deveria constituir o primeiro dos oito elementos essenciais na estratégia da assistência primária de saúde.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
A aprendizagem que acontece por meio de um processo dialético, ativo e investigativo que requer a (re) construção de novos conhecimentos como as formas de pensar e de tomar decisão é reconhecida como aprendizagem:
subjetiva.
significativa.
memorativa.
natural.
Quando o adulto fornece informações específicas sobre um texto, elas também são processadas de acordo com o sistema de concepções infantis. Por exemplo, ao apresentarmos uma oração escrita à criança e ao lê-la em voz alta (acompanhados de um assinalar contínuo do texto) cremos que estamos dando informações acerca daquilo que está escrito. Mas para a criança, não é isto que ocorre, porque ela faz uma distinção - que não estamos habituados a fazer - entre o que está escrito e.............
(FERREIRO, E. REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO, 24ª. Ed., 2009, Ed. Cortez, S. Paulo, pág. 47)
Assinale a alternativa que contém a frase que completa corretamente a lacuna acima:
o que se pode saber ;
o que se pode desenhar ;
o que se pode deduzir ;
o que se pode ler ;
N.d.a.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Na atualidade, o conceito de educação em saúde, relacionado ao atendimento médico-sanitário, sofreu significativa alteração. O conceito de participação comunitária é discutido como instrumento capaz de ampliar os serviços de saúde. Considera-se que a participação comunitária poderia levar ao desenvolvimento de habilidades e à transformação de pessoas em função de suas próprias necessidades. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens.
Para ampliar a possibilidade de participação comunitária como componente essencial nos programas de saúde, são indispensáveis políticas de saúde favoráveis à participação popular nos programas de saúde, a coordenação intersetorial (setor formal e setor informal) com os grupos comunitários, a fim de que possam identificar suas necessidades, problemas e soluções, e o fortalecimento do relacionamento entre o sistema formal de saúde e a comunidade.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
O pensamento pedagógico de Freire enfatiza também a importância da comunicação dialógica, considerando-a um elemento vital na produção da realidade social. Para ele é impossível qualquer ação humana sem uma comunicação dialógica. Nessa visão, o termo diálogo é entendido como:
I - Forma concreta em que se dá a comunicação-reflexão-ação.
II - Forma técnica de manter as pessoas informadas sobre o bem viver.
III - A oportunidade e a possibilidade de compreender o pensamento do outro.
IV - A comunicação entre seres sociais por meio de mensagens efêmeras.
V - A aproximação entre as pessoas de forma desarmadas de preconceito.
Estão corretas APENAS as alternativas:
I, II e III.
II, IV e V.
II, III e IV.
I, III e V.
Recusar a identificação da figura do professor com a da tia não significa, de modo algum, diminuir ou menosprezar a figura da tia, da mesma forma como aceitar a identificação não traduz nenhuma valoração à lei. Significa, pelo contrário, retirar algo fundamental, o professor: sua responsabilidade profissional de que faz parte a exigência política por sua formação permanente. A recusa, a meu ver, se deve sobretudo a duas razões principais. De um lado, evitar uma compreensão distorcida da tarefa profissional da professora, de outro, desocultar a sombra ideológica repousando manhosamente na intimidade da falsa identificação. Identificar professora com tia, o que foi e vem sendo ainda enfatizado, sobretudo na rede privada em todo o país, quase como proclamar que professoras, como boas tias:
I- não devem brigar, não devem rebelar-se, não devem fazer greve;
II- devem cuidar, dar carinho, substituir famílias desestruturadas;
III- não devem ensinar e sim cuidar e dar mais carinho;
IV- devem brigar, devem rebelar-se, devem fazer greve.
Assinale a alternativa correta:
(FREIRE, P PROFESSORA SIM, TIA NÃO - ED. OLHO DÁGUA, S. PAULO, 1993)
Apenas o item I está correto;
Apenas os itens II e III estão corretos;
Apenas os itens II, III e IV estão corretos;
Todos os itens estão corretos;
N.d.a.
Na metodologia de projetos, os teóricos da educação apontam determinadas tipologias. Acerca das tipologias dos projetos, é correto afirmar que
projeto de ensino é um planejamento que pode ser desenvolvido na área educacional ou organizacional para promover uma intervenção no foco do problema, alterando a organização e a operação do sistema, com a função de resolver ou atender às necessidades da comunidade escolar.
projetos de desenvolvimento (ou de produto) são aqueles realizados por alunos no âmbito escolar, com a finalidade de operacionalizá-lo em determinados pontos de uma disciplina.
projetos de aprendizagem ou de trabalho são projetos internos de um sistema, buscando-se inovar em seus produtos e atividades.
projeto de intervenção são projetos educacionais que visam promover melhorias no processo de ensino aprendizagem, envolvendo uma ou mais disciplinas.
projetos de pesquisa são aqueles que visam obter conhecimentos acerca de determinado problema, verificando e apurando soluções por meio de experimentações.
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