Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens que se seguem, a respeito da avaliação emancipatória.
São pressupostos metodológicos dessa modalidade de avaliação: o antidogmatismo, a autenticidade e o compromisso, a restituição sistemática e o ritmo e equilíbrio da reflexão-ação.
Os objetivos educacionais são de extrema importância no trabalho docente. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
Os objetivos elaborados pelo professor independem de avaliação crítica das referências que utiliza, assim como dos determinantes sociopolíticos da prática educativa.
A prática educacional orienta-se, necessariamente, por meio de uma atuação intencional e sistemática para alcançar determinados objetivos.
Ao elaborar o plano de ensino de seu componente curricular, o professor fica privado de autonomia na escolha dos objetivos, pois todos já estão determinados no projeto pedagógico da escola.
Os objetivos específicos e os objetivos gerais podem estar desvinculados uns dos outros e da realidade concreta da escola e da sala de aula.
Mesmo sendo uma exigência indispensável nos planos de ensino, os objetivos educacionais requerem um posicionamento passivo do professor em sua explicitação.
Julgue os itens que se seguem, a respeito da avaliação emancipatória.
Os conceitos básicos envolvidos nessa proposta são: emancipação, decisão democrática, transformação e crítica educativa.
Para que o professor possa atingir os objetivos educacionais do planejamento, é necessário(a)
I compreensão segura das relações entre a educação escolar e os objetivos sociopolíticos e pedagógicos, ligando-os aos objetivos específicos do componente curricular.
II capacidade de desmembrar o componente curricular em tópicos ou unidades didáticas, a partir de sua estrutura conceitual básica.
III conhecimento dos programas oficiais, para adequá-los às necessidades oficiais da escola ou da turma.
IV domínio de apenas um método de ensino ou procedimento didático que abranja todas as unidades de seu componente curricular.
V formação sólida em boas universidades que torne o exercício da função de docente praticamente independente de consulta a materiais diversos.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
5
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
Uma das principais ideias básicas da obra de Vygotsky diz respeito à mediação, que caracteriza a relação do homem com o mundo e com os outros, tornandose uma característica fundamental no processo de desenvolvimento das funções psicológicas superiores dos indivíduos. Segundo os princípios da teoria vygotskyana, aprender significa:
Construir, reconstruir, interagindo com as pessoas para internalizar novos conhecimentos, transformando-se e transformando a própria realidade.
Assimilar conhecimentos para resolver problemas seguindo a situação ou modelo apresentado, visando a mudanças comportamentais.
Exercitar-se por meio de tarefas adequadas ao esforço das características inatas na espera que os processos maturacionais ocorram.
Adquirir conhecimentos por meio da memorização de um conjunto de conteúdos descontextualizados, privilegiando a interação entre adulto e criança.
Julgue os itens que se seguem, a respeito da avaliação emancipatória.
O processo avaliativo possui quatro momentos: o diagnóstico da realidade, a descrição da realidade, a crítica da realidade e a criação individual.
O multiculturalismo na educação, quando precisa associar-se a esforços de cunho político, por vivenciar a discriminação e o preconceito referentes a grupos culturalmente dominados, como no caso indígena, necessita de clareza, principalmente, para:
diluir os nexos entre saber e poder
identificar os ideais do grupo de poder
não se fixar no jogo imposto pelo grupo dominado
contextualizar a produção das diferenças existentes
reconhecer os atos transgressores dos grupos dominado e dominante
O planejamento é um processo vivo e não se resume ao preenchimento de quadros com planos que, sob o pretexto de serem flexíveis, nunca são praticados como foram concebidos. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
Os momentos dedicados ao planejamento não precisam ser previamente programados. Quando for necessário, as escolas liberam os alunos e utilizam o tempo das aulas para fazer o planejamento coletivo.
No âmbito das redes de ensino, não é preciso ter planejamento; essa necessidade é da escola, e nela o planejamento precisa ser elaborado, executado e constantemente avaliado.
No processo de planejamento, é importante garantir que sejam seguidas no mínimo três etapas: a elaboração, a execução e a avaliação.
Planejamento diz respeito apenas ao que foi imaginado; quando começa a ser colocado em prática, perde suas características.
Nenhuma etapa do planejamento é mais importante que a execução, pois só ela apontará novos caminhos a serem seguidos.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
Segundo os princípios da teoria vygotskyana, entende-se o ser humano como um ser histórico e social, que se desenvolve e se apropria do mundo em que vive por meio:
I - das relações interpessoais e culturais.
II - de atividades individualistas e fragmentadas.
III - da atenção, observação sensitiva.
IV - de atividades interativas e significativas.
Estão corretas APENAS as alternativas:
I e IV.
II e III.
I e II.
III e IV.
Quanto ao momento que se realiza o processo avaliativo, a avaliação pode ser
diagnóstica, quanto realizada antes da ação, isto é, antes da definição ou implementação de uma ação ou política, e pode ter como objetivos tanto a identificação de prioridades e metas, quanto o estabelecimento de parâmetros de comparação para a avaliação a posteriori.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...