Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pensando o multiculturalismo e a formação de professores em comunidades indígenas, é comum não se ter a preocupação com um trabalho preparativo relacionado às particularidades culturais desses professores, o que pode gerar conflito na relação professor/aluno. Tal situação diz respeito a dificuldades com:
a dialética na construção das identidades com reforço às diferenças
a superação de propostas envolvidas com determinantes de ordem política
a atuação da gerência pedagógica no âmbito cognitivo e afetivo do docente
o projeto menos afinado com as práticas cognitivas envolvidas na formação docente
a compreensão dos objetivos propostos pelo grupo de ação e seus determinantes
Tão importante quanto o quê e como avaliar, são as decisões pedagógicas decorrentes dos resultados da avaliação. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.
Se a avaliação está a serviço do processo de ensino e aprendizagem, a decisão de aprovar ou reprovar deve ser a expressão de um castigo pautada no quanto se aprendeu ou se deixou de aprender dos conteúdos propostos.
A repetência não deve ser um recurso extremo; deve ser estudada caso a caso, ser exercitada sempre que se adequar, estando a serviço da escolaridade com sucesso.
Ao se reprovarem os alunos que não realizam as aprendizagens esperadas, conclui-se que o problema é dos alunos e não do sistema educacional.
Os únicos resultados de avaliações que devem ser levados em consideração para tomadas de decisões administrativas são os das avaliações institucionais externas.
A aprovação ou a reprovação é uma decisão pedagógica que visa garantir as melhores condições de aprendizagem para os alunos. Para tal, requer-se uma análise dos professores a respeito das diferentes capacidades do aluno, que permitirão o aproveitamento do ensino na próxima série ou ciclo.
A dinâmica de grupo pode receber uma abordagem andragógica, tornando-se processo que favorece a aprendizagem de adultos. Nessa perspectiva, analise as afirmações a seguir.
I–A dinâmica de grupo é um campo de estudo que objetiva a leitura, a compreensão e a intervenção dos movimentos do grupo para que seus membros possam entender seu próprio processo, podendo decidir sobre a necessidade de mudança.
II–O grupo é como um dispositivo de aprendizagem coletiva e individual, pelo fato de os processos relacionais funcionarem como um espelho, em que cada membro vê parte de si mesmo projetada nas atitudes do outro.
III–A relação desenvolvida entre os membros oportuniza ao grupo construir objetivamente uma mentalidade grupal que funciona como mecanismo de estímulo ou de resistência às mudanças.
É(São) correta(s) a(s) afirmação(ões)
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
Segundo a teoria de Vygotsky, o homem constitui-se como tal por meio de suas interações sociais. Portanto, é visto como alguém que transforma e é transformado nas relações produzidas em uma determinada realidade cultural. É por isso que seu pensamento costuma ser chamado de:
Sócio-interacionista.
Construtivista.
Sócio-estruturalista.
Espontaneista.
Quanto ao momento que se realiza o processo avaliativo, a avaliação pode ser
processual, quando realizada ao final de implementação ou execução, tendo como objeto tanto o processo de formulação e implementação, como os resultados e as implicações da atividade avaliada.
O multiculturalismo na educação, decorrente da grande pluralidade de culturas, traz a reflexão sobre a educação indígena, mostrando que esta se diferencia da educação para o índio por possuir a seguinte característica:
enfatizar os conteúdos fomentados pelo grupo
definir as atitudes expressas no programa de ação
priorizar as estratégias propostas no projeto pedagógico
fomentar as experiências dirigidas para as questões de exclusão
ser realizada por intelectuais das próprias comunidades indígenas
Muitos sistemas educacionais brasileiros, nos últimos anos, implantaram os ciclos plurianuais de aprendizagem escolar. O maior desafio da nova sistemática está na adesão dos professores às novas exigências dessa prática. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
A condição de sucesso para a aprendizagem em ciclos plurianuais passa pelo desenvolvimento profissional do professor, que deve perceber a pertinência de uma organização diferenciada que não se trata de um fim em si, mas de um meio de tornar a escola mais justa e mais eficaz.
Os sistemas colocam à disposição enormes recursos de pesquisa, de formação ou de controle, que proporcionam a construção dos ciclos plurianuais, e o sucesso dessa ação pedagógica independe do envolvimento dos professores.
Planejar as aprendizagens para vários anos no sistema de ciclos plurianuais é um exercício completamente diferente do de planejar para um ano.
A verdadeira ruptura com os programas anuais consiste em fazer o contrário do que se fazia até agora. Ela consiste antes em afastar-se rapidamente das práticas anteriores, não aproveitando as experiências pedagógicas tradicionais.
A aprendizagem por competência nos ciclos de aprendizagem incorpora uma sistemática de ensino que independe do envolvimento pedagógico do professor no processo escolar, que é individualizado, respeitando o aluno em seu tempo e em seu espaço próprios.
Dentre as descrições abaixo, aquela que corresponde a uma transposição didática que conduza à aprendizagens efetivas e ao desenvolvimento de competências de alto nível, no âmbito das empresas, é a
divisão do currículo em unidades independentes, conferindo a cada uma um tempo demarcado para sensibilização, exercício e controle.
apresentação do conteúdo em treinamento e aplicação de exercícios de fixação a serem realizados pelo profissional, na empresa e fora dela.
aplicação equitativa de instrumentos de avaliação após a exposição e o emprego de conteúdos em situações cotidianas.
proposição de atividades grupais em que os participantes observam fenômenos e pesquisam outros fenômenos correlatos.
adoção de um manual de referência para fundamentar os conhecimentos que fazem parte de um bloco de ensino.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Quanto ao momento que se realiza o processo avaliativo, a avaliação pode ser
global, quando desenvolvida durante o processo de implementação da ação avaliada, muitas vezes confundindo-se com o processo de acompanhamento e controle.
O aspecto sociológico da educação reconhece que os interesses cognitivos também possuem caráter social e princípios próprios constitutivos e autônomos com relação a outros interesses sociais. Assim, a ideia de que uma sociedade do saber carece, nos seus debates, do conhecimento tido como categoria central, conduz à reflexão sobre a produção e transmissão do conhecimento, que deve considerar o seguinte fator:
reducionismo na teoria do conhecimento com qualificações sociais abrangentes
dificuldade na aceitação do reducionismo com interesses sociais definidos
complexidade dos campos intelectuais com relações de poder conflitantes
expansão ampla de redes de conhecimento com enfoque sociológico
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...