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Acerca da construção de projetos pedagógicos, assinale a alternativa incorreta.
O projeto político-pedagógico da escola deve ser construído e vivenciado por todos os envolvidos no processo educativo da escola. É uma ação intencional e um compromisso definido coletivamente.
O projeto pedagógico visa reorganizar formalmente a escola e dar certa qualidade a todo processo vivido. Relaciona-se com organização social, devido ao fato de a escola ser uma instituição social.
Considera-se o projeto pedagógico como um processo permanente de reflexão e discussão de problemas escolares, na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade, propiciando a vivência democrática necessária para a participação de todos os membros da comunidade escolar e o exercício da cidadania.
A abordagem do projeto político-pedagógico fundamenta-se em princípios que norteiam a escola democrática e exclui a ampla participação dos representantes dos diferentes segmentos da escola nas decisões/ações administrativo-pedagógicas ali desenvolvidas.
Para que o projeto seja possível, devem-se propiciar situações que permitam que os professores, a equipe escolar e os funcionários aprendam a pensar e a realizar o fazer pedagógico de modo coerente. Assim, a construção do projeto é a própria organização do trabalho pedagógico da escola.
A educação inclusiva vem sendo objeto dos esforços de muitos educadores brasileiros, que visam ao atendimento especializado de pessoas com deficiência. Com base na legislação que dispõe sobre o atendimento educacional especializado, é reconhecido que se deve
promover classes específicas para pessoas deficientes, incentivar a formulação de métodos de aprendizagem próprios e combater a intolerância.
garantir a transversalidade das ações da educação especial no ensino especializado e fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos que ampliem barreiras.
prover condições de acesso e aprendizagem em instituições de ensino especiais, implantar ambientes com tecnologia de ponta para tratamento e oferecer treinamento a docentes.
assegurar condições para a continuidade de estudos nos demais níveis de ensino, estabelecer medidas punitivas para comportamentos desviantes e usar recursos multifuncionais.
integrar a proposta pedagógica da escola, envolver a participação da família e ser realizado em articulação com as demais políticas públicas.
Equipes de alto desempenho são raramente encontradas, pois elas ultrapassam todas as expectativas que garantam resultados elevados, por ser difícil realizar e manter o compromisso interpessoal.
PORQUE
Nas equipes de alto desempenho, o líder assume uma função protocolar, em função de a liderança ser compartilhada.
Analisando as afirmações, conclui-se que
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
as duas afirmações são falsas.
É requisito do planejamento educacional a
apreciação das possibilidades de recursos humanos e financeiros, a fim de assegurar a eficácia das soluções propostas.
Ao se pretender o engajamento do profissional da educação em equipes multidisciplinares para cuidar da saúde e do saneamento junto a grupos indígenas, no sentido de orientar e formar agentes indígenas, será necessário, sobretudo, que esse profissional faça o reconhecimento da:
superação de preconceitos com a esfera econômica
manifestação múltipla das identidades culturais
associação de elementos pedagógicos na prática diária
problematização de conteúdos das práticas formais de ensino
A expressão projeto vem do latim projectu, que significa aquilo que é lançado para diante; ideia que se forma de executar ou realizar algo, no futuro: plano, intento, desígnio; empreendimento a ser realizado dentro de determinado esquema. A respeito da construção de projetos pedagógicos na escola, é correto afirmar que
o projeto político-pedagógico é a sistematização definitiva de um planejamento.
toda ação pedagógica é, também, uma ação política, não no sentido de uma doutrina ou partido, mas no sentido da busca do bem comum e coletivo.
os projetos escolares são documentos oficiais que devem ser executados pelos docentes pelo fato de terem sido elaborados pelos representantes legais da instituição.
cabe a cada professor, isoladamente, elaborar projetos de ação para execução em sua sala de aula.
os planos de aula, planos de ensino e planos de curso não podem ser considerados projetos pedagógicos.
A imagem abaixo se refere a uma máquina de ensinar ortografia e aritmética, na qual o aluno apresenta respostas para o que aparece na abertura retangular. Se forem corretas, uma nova questão aparece no quadro.
Experimentos como esse correspondem aos princípios gerais da aprendizagem, segundo a ótica comportamentalista. Uma vez associados à educação escolar, têm como uma de suas propostas e premissas teóricas a
atenção ao modelo e à percepção dos traços mais significativos do comportamento, a fim de que o aluno possa formar um quadro perceptivo que o conduza à aprendizagem por insights ou saltos qualitativos.
imitação de condutas com base no comportamento mimético, que é constitutivo do ser humano, sem o qual não haveria desenvolvimento e, tampouco, identificação com a figura materna, que vem a ser a primeira instância educadora.
resolução de problemas por meio de pesquisa e experimentação, conduzindo ao levantamento de hipóteses, à nova experimentação e à definição do comportamento final do objeto de estudo.
utilização de máquinas de ensinar, que permitem a construção do conhecimento e do comportamento, em função de mecanismos de equilibração e desequilibração, favorecidos, na atualidade, pelo uso de microcomputadores na educação.
necessidade de programar de maneira mais eficiente os reforços oferecidos ao aluno para manter a intensidade de seu comportamento, dividindo a matéria de aprendizagem em passos pequenos para respostas constantes.
Um fator que influencia a formação de um grupo é o próprio grupo.
PORQUE
O tamanho, a idade, a ideologia peculiar, o tipo de missão e o efeito sinérgico que o conjunto de indivíduos produz afetam cada grupo.
Analisando as afirmações, conclui-se que
duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
as duas afirmações são falsas.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
Um supervisor diz estar tranquilo em relação às suas funções, pois já tem preparado vários projetos relacionados à educação para o trânsito, o que facilita resolver as situações problemas que surgem nas comunidades. Quanto a isso não precisa mais se preocupar. Tal atitude OPÕE-SE a qual das afirmações abaixo:
Todo projeto deve ser original e adequado às características próprias de uma realidade específica.
Todo projeto pode ser usado em diversas realidades sem considerar as características de cada uma.
Os projetos de trabalho são transferíveis a qualquer realidade que apresenta algum tipo de problema.
Tanto os projetos simples de pouca duração quanto os mais complexos são planos aplicáveis em qualquer situação semelhante.
É requisito do planejamento educacional a
avaliação bianual do plano, para a adaptação do mesmo às novas necessidades e circunstâncias.
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